gabrielmarcussi::Tenho grande dificuldade para escolher um game de horror, temos mil arkham... carta ou normal, mansion of madness etc, qual vcs acham melhor ?
Caro gabrielmarcussi
O J.MARQUES já respondeu a todas as suas perguntas muito melhor e com mais propriedade do que eu faria, portanto, vou dar minha opinião, apenas em relação à questão dos jogos de horror.
Como foi dito anteriormente, antes de qualquer outra coisa, é fundamental assistir aos vídeos de gameplay, muito mais do que aos vídeos de review. Só no gameplay você vai poder avaliar corretamente, se aquele jogo é para você, porque no vídeo de review todo jogo é maravilhoso, perfeito e você tem de ter na coleção, o que claramente não é verdade.
De todo modo, segue abaixo a minha opinião a respeito de alguns jogos de horror mais comuns. Sempre lembrando que essa é a minha opinião pessoal, e que possivelmente pode divergir da sua e de mais uma quantidade enorme de outros usuários aqui do Ludopedia.
ARKHAM HORROR e ELDRICH HORROR - são jogos bons, as histórias são muito sólidas e costumam gerar partidas épicas, onde o destino do mundo, às vezes se resolve no rolamento de um dado. Porém estes jogos dependem muito dos jogadores entrarem no clima, e encarnarem os personagens. Infelizmente todos os dois têm um longo tempo de partida, demorando bem mais que o necessário, especialmente o Arkham Horror.
ELDER SIGN - Esse é outro bom jogo de horror, e é bem mais simples, rápido e direto do que os irmão mais velhos aí de cima. As partidas duram muito menos, porém ele tem o sério problema de oferecer um grau de dificuldade baixo. Para resolver isso, e tornar o jogo uma experiência muito melhor, a expansão Unseen Forces é obrigatória, porque o jogo fica muito mais difícil. Infelizmente essa expansão não foi e muito provavelmente jamais será, lançada por aqui. Fora isso, existem diversas "regras da casa" nos tópicos aqui do Ludopedia tornando o jogo mais difícil, como por exemplo limitar a quantidade de personagens, que os jogadores podem pegar após morrerem. Outro problema é que o jogo envolve muito rolamento de dados, e a dependência do fator sorte é muito predominante. Se isso não é do seu agrado, é quase certo desse jogo não te agradar.
ARKHAM HORROR - HORA FINAL - Esse jogo foi uma tentativa de passar um pouco da experiência do Arkham Horror, sem ter de gastar horas em uma partida. O resultado foi bem mediano, e o jogo ficou mais curto, mas também mais chato, na minha opinião. Depois de algumas partidas comecei a achar o jogo muito repetitivo e enjoativo.
ARKHAM HORROR: THE CARD GAME - Esse é o "superstar" da vez, e o jogo tem um verdadeiro exército de admiradores, que o consideram o melhor jogo já feito até hoje, e que trás a melhor experiência no gênero. O jogador tem de resolver uma série de cenários (são 3 cenários na caixa base, cada um com 3 ou 4 finais diferentes, o que resulta em 12 finais possíveis), usando um conjunto de cartas, que geram uma quantidade enorme de permutações possíveis. Se você é daqueles que são mais focados em resolver o cenário, talvez você ache o jogo com pouca rejogabilidade, porém se você é daqueles que gosta de experimentar estratégias e combinações diferentes aí o jogo terá uma rejogabilidade altíssima. Infelizmente um impeditivo é o alto preço do jogo e das expansões que você vai precisar comprar para aumentar a quantidade de cenários.
ZOMBICIDE e DEAD OF WINTER - Esses são os jogos de zumbi, mas apesar disso, não sei se eles se encaixam no tema horror, e na minha opinião estão mais para o gênero ação e aventura (Zombicide) e drama com gestão de conflitos (Dead of Winter). Tirando isso, são bons jogos.
CHTULHU: DEATH MAY DIE - Esse é outro ótimo jogo dentro do universo "lovecraftiano", não tem um tempo de partida muito longo, e as miniaturas são um show à parte. O único problema é que o jogo é muito caro, e na minha opinião particular, por melhor que o jogo seja, não se justifica pagar tanto por um board game. Mas se dinheiro não for problema é uma ótima pedida.
INSONDÁVEL - Esse é outro que esteve em destaque esse ano, por ser uma adaptação do famoso e lendário Battlestar Galática, considerado o melhor jogo envolvendo o jogador/traidor. O jogo é muito sólido e se passa nos anos 20/30, em um barco SS Atlantica, em que os jogadores querem sobreviver ao ataque de seres das profundezas, e chegarem sãos e salvos ao seu destino, enquanto que um dos jogadores na verdade é um agente infiltrado cujo objetivo é sabotar a viagem e fazer com que os jogadores percam. Esse jogo já esteve mais caro, mas o preço está baixando. Outro problema é que as partidas também são muito longas.
THE THING: THE BOARD GAME - Esse jogo é uma adaptação do clássico de horror de 1982 "O Enigma de Outro Mundo" dirigido pelo fantástico James Carpenter, e estrelado pelo Kurt Russell e muitos outros. É um jogo mais ou menos no esquema do Insondável, em que os personagens tentam sobreviver e escapar da "Coisa", uma entidade alienígena, que infectou um dos personagens. O jogo está com um preço um pouco mais em conta do que o Insondável, e o tempo de partida é menor, mas não se deixe levar pelo que consta na ficha do jogo, porque as partidas costumam durar muito mais do que os 90 minutos indicados. Apesar disso a adaptação ficou muito boa e o jogo é muito bom também.
BETRAYAL AT HOUSE ON THE HILL - Esse jogo é excelente e muito recomendado, e eu gosto muito dele. Os personagens têm de explorar um mansão mal-assombrada, e em dado momento, um deles se transforma no vilão que deve ser derrotado. Infelizmente, o jogo não foi lançado no Brasil, e a dependência de domínio do inglês é alta, porque há muito texto a ser lido, e o texto do traidor só ele é quem pode ler. Portanto se o seu grupo de jogo não estiver com o CCAA em dia, jogar fica complicado, apesar de boa parte do material já ter sido traduzido pelos jogadores aqui do Ludopedia, mas isso envolve algum esforço e boa vontade. No entanto está saindo uma nova edição internacional do jogo para esse ano, e até onde eu sei, até novembro de 2022, nenhuma editora nacional anunciou um eventualmente lançamento nacional. Mas é bem possível que isso ocorra, porque o jogo é realmente muito bom.
MANSIONS OF MADNESS - Eu deixei o melhor de todos (minha opinião) para o final. O Mansions of Madness tem uma pegada de exploração de uma mansão, bem parecida com o Betrayal at House on the Hill, mas sem a parte do traidor vira-casaca. Pessoalmente, apesar de gostar bastante do Betrayal at House on the Hill, aindaassim eu prefiro o Mansion of Madness porque acho um jogo mais sólido e com melhores cenários. O único (e mínimo) porém é que para jogar em 3 pessoas o jogo fica muito difícil, e um dos jogadores fatalmente acabará morrendo, e jogar com 4 pessoas, facilita um pouco as coisas, mas as partidas acabam ficando mais longas. Outra coisa boa é que o jogo tem versão nacional e até mesmo algumas expansões já foram lançadas, aliás a Ruas de Arkham é muito boa e acrescenta muito ao jogo. O Mansions of Madness também conta com uma comunidade muito ativa na Internet que está sempre produzindo suas próprias aventuras através do aplicativo Valkyrie, e boa parte delas depende da expansão Ruas de Arkham.
Para terminar, espero que essa informações te ajudem a escolher o jogo de horror que seja mais do seu agrado.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio