Post original: https://www.boardseyeview.net/post/versa
Projetado por Richard Wolfrik Galland,
Versa é um jogo de reconhecimento de padrões com rolamento de dados da Sabrewolf que usa um conjunto de 25 dados personalizados de seis lados e um baralho de 25 cartas mostrando vários padrões dos diferentes símbolos nos dados. A maioria dos jogadores distinguirá as diferentes faces dos dados por cor (vermelho, amarelo, verde, azul, roxo e branco), mas as cores também usam símbolos diferentes para que o jogo seja acessível a jogadores daltônicos.
Neste jogo para dois jogadores, os dados são organizados em uma grade de 5 x 5. Eles começam mostrando sua face em branco. Cada jogador começa com uma mão de cinco cartas. Cada um deles mostra um padrão de símbolos em uma única cor. Você pode descartar uma carta quando fizer esse padrão na grade de dados. O vencedor é o jogador que primeiro descartar todas as suas cartas.

Na sua vez, você escolhe qualquer linha ou coluna de dados e rola todos os dados dessa linha ou coluna que estiverem em branco. Obviamente, isso significa que no início do jogo você jogará cinco dados. Você substitui os dados que rola nos espaços deixados na grade. Feito isso, você escolhe um dado (de qualquer lugar na grade) e o troca para corresponder ao de um dado adjacente. Você então pode trocar a posição de quaisquer dois dados adjacentes. Se após essas etapas você tiver feito um padrão que corresponda a uma ou mais cartas da sua mão, você descarta essas cartas. Os dados usados para fazer os padrões na(s) carta(s) são virados para seus lados em branco. Você também muda para branco qualquer linha ou coluna onde todos os dados são da mesma cor.
A menos que tenha ganho o jogo, você termina seu turno comprando outra carta de padrão e descartando uma de sua mão. Isso significa que você não está preso com as mesmas cartas ao longo da partida.
Embora as regras sejam simples e
VERSA seja fácil de aprender e jogar, pode ser bastante desafiador, a menos que você tenha boas habilidades de reconhecimento de padrões. Há estratégia em pensar e planejar com antecedência para aumentar a perspectiva de alcançar os padrões em suas cartas. Como você está rolando dados, obviamente há sorte envolvida, mas você pode usar as ações de troca para mitigar essa sorte. Jogadores espertos tentarão usar as ações de um oponente para deduzir a cor e o padrão que estão tentando alcançar, para que possam atrapalhar seus planos. E você também pode tentar blefar ou fingir com seu posicionamento e ações para desviar seu oponente do seu rastro para que ele não manipule os dados que sabotarão seu padrão.
Como você está reduzindo o tamanho da sua mão a cada sucesso em criar um padrão, o jogo tem uma mecânica de recuperação integrada: um jogador que está ficando para trás tem mais cartas/padrões para escolher.
Nós gostamos das nossas partidas de
VERSA e notamos que nossas habilidades de reconhecimento de padrões melhoram quanto mais jogamos! Com a maioria das partidas durando cerca de 20 minutos, VERSA joga rapidamente. Nossa única reclamação é a complicação em manter a grade de dados de 5 x 5 quando você está constantemente pegando, substituindo e manipulando dados. A Sabrewolf está atualmente embalando o jogo em uma bolsa de lona útil, mas gostaríamos de vê-lo encaixotado com uma grade moldada na qual os dados poderiam caber; possivelmente até na base da caixa, com a tampa da caixa utilizável como bandeja de dados para aqueles que são rolados.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.