Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Novidades
  3. WAR: 50 Anos
  4. War 50 anos, a oportunidade perdida de modernizar...

War 50 anos, a oportunidade perdida de modernizar...

WAR: 50 Anos
  • avatar
    djleotec31/10/22 23:44
    avatar
    djleotec
    31/10/22 23:44
    229 mensagens MD

    A Grow lançou o War 50 anos. Esse jogo, embora não seja mais jogado por alguns de nós, para muitos tem um lugar no coração. 
    Então percebo que a Grow perdeu uma grande oportunidade de atualizar este jogo, deixando-o mais competitivo com os atuais.
    Sim, colocaram a regra para jogo em equipe. Mas sério, apenas isso?
    Pelo que vi (posso estar errado), nem tentaram criar novos objetivos, parecem os mesmos:

    Seria tão fácil fazer algo como:
    Criar regras oficiais para jogo solo e em dois.
    Regra para que a partida dure menos (nas informações diz que dura em média 4 horas).
    Já que colocaram peças diferentes (3 peças), as mesmas poderiam ter forças e defesas diferentes.
    Ou até mesmo, como foi dito em uma revista que li nos anos 1990, lançarem o tal do War III, no qual teria navios.

    O que seria isso, medo de criar regras mais complexas? (lembrando que assim como o Risk ainda seria possível jogar da forma mais fácil)
    Comodismo?
    Falta de visão?

    É muito decepcionante, ver que lá fora por exemplo com o Risk há muitas idéias diferentes. Mas aqui... 

    5
    0
    10
  • Compre agora o jogo WAR: 50 Anos na LUDOSTORE
    R$ 299,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • iuribuscacio
    3202 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio01/11/22 00:34
    iuribuscacio » 01/11/22 00:34

    djleotec::A Grow lançou o War 50 anos. Esse jogo, embora não seja mais jogado por alguns de nós, para muitos tem um lugar no coração. 
    Então percebo que a Grow perdeu uma grande oportunidade de atualizar este jogo, deixando-o mais competitivo com os atuais.
    Sim, colocaram a regra para jogo em equipe. Mas sério, apenas isso?
    Pelo que vi (posso estar errado), nem tentaram criar novos objetivos, parecem os mesmos:

    Caro djleotec

    Eu também acho que seria ótimo se o o WAR se modernizasse, porque talvez essa fosse uma forma de divulgar o hobby, ou seja, as pessoas começariam a jogar essa versão melhorada e modernizada do WAR, e isso talvez levasse a um interesse por outros jogos mais modernos. Porém, com todo respeito à sua opinião, do ponto de vista da Grow, a empresa não tem o menor motivo para pensar assim. 

    Nós temos sempre de lembrar que a comunidade boardgamer é mínima, em termos de tamanho. O nosso maior evento de board game não reuniu nem 20.000 pessoas, em uma cidade de 15 milhões. E o nosso mercado continuará sendo assim, ou seja, tendo um crescimento pífio enquanto o pensamento das editoras continuar sendo "produza menos e venda mais caro". Isso faz com que os jogos de tabuleiro por aqui continuem custando cada vez mais caros, o que afasta o grande público.

    Enquanto isso, o WAR mesmo sendo um jogo com mais de 50 anos, continua vendendo na casa de dezenas de milhares de cópias por ano. Não dá para ter certeza, porque nenhuma empresa de jogos divulga o número real de cópias vendidas de seus produtos, mas é muito provável que o WAR sozinho venda mais, em um ano, que todos os board games de todas as editoras do setor. Basta pensar que, na média, os jogos modernos têm uma tiragem total em torno de 1.000 a 2.500 unidades, e que esse número é vendido ao longo de anos, até que seja feito um novo reprint.

    Portanto, tanto Grow quanto Estrela trabalham em um mundo, e em uma escala, totalmente diferentes de Galápagos, Devir, MeepleBR, Grok e Conclave, só para ficar apenas nas mais tradicionais. Enquanto Grow e Estrela vendem no atacado, as editoras de board game, não conseguem nem vender no varejo, estando mais perto do artesanato. Certamente o produto é melhor, mas é muito mais caro, e atende a uma clientela infinitamente menor.

    Dessa maneira, mesmo sendo uma boa ideia, não vejo o menor sentido na Grow fazer qualquer mudança em um produto que vende horrores e que tem uma base de fãs tão grande quanto o WAR, só para atender aos critérios de uma meia dúzia de excêntricos que curtem jogos que custam mais da metade de um salário mínimo. É triste mas muito provavelmente é assim que a Grow nos enxerga, tanto que ela durante algum tempo até tentou atuar no setor de board games, mas logo desistiu da empreitada, e não parece interessada em repetir a dose, a não ser em condições muitíssimo favoráveis (jogos de designers nacionais, que não tenham o custo de licenciamento, que possam ser produzidos em suas próprias fábricas, e dentro dos seus padrões de componentes).
     
    Isso sem considerar que certamente nós boardgamers definitivamente não somos o público alvo da Grow, e portanto, também não faz sentido, modificar o WAR, para atender a consumidores, que não são o foco do jogo, ainda mais que as pessoas às quais ele se destina estão muito satisfeitas com o jogo do jeito que ele é. Pelo menos é assim que eu penso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Não custa nunca lembrar aquele ditado popular, que diz que não se mexe, em time que está ganhando!
     

    17
  • Ludusprimus
    43 mensagens MD
    avatar
    Ludusprimus01/11/22 05:34
    Ludusprimus » 01/11/22 05:34

    De fato, é uma pena que a Grow não tenha aproveitado a oportunidade para modernizar um pouco o jogo, como fez, há algum tempo, lançando o War Vikings, que acrescentou novidades interessantes, inclusive reduzindo o tempo das partidas.

    4
  • djleotec
    229 mensagens MD
    avatar
    djleotec01/11/22 05:58
    djleotec » 01/11/22 05:58

    iuribuscacio::
    djleotec::A Grow lançou o War 50 anos. Esse jogo, embora não seja mais jogado por alguns de nós, para muitos tem um lugar no coração. 
    Então percebo que a Grow perdeu uma grande oportunidade de atualizar este jogo, deixando-o mais competitivo com os atuais.
    Sim, colocaram a regra para jogo em equipe. Mas sério, apenas isso?
    Pelo que vi (posso estar errado), nem tentaram criar novos objetivos, parecem os mesmos:

    Caro djleotec

    Eu também acho que seria ótimo se o o WAR se modernizasse, porque talvez essa fosse uma forma de divulgar o hobby, ou seja, as pessoas começariam a jogar essa versão melhorada e modernizada do WAR, e isso talvez levasse a um interesse a outros jogos mais modernos. Porém, com todo respeito à sua opinião, do ponto de vista da Grow, a empresa não tem o menor motivo para pensar isso. 

    Nós temos sempre de lembrar que a comunidade boardgamer é mínima, em termos de tamanho. O nosso maior evento de board game não reuniu nem 20.000 pessoas, em uma cidade de 15 milhões de pessoas. E o nosso mercado continuará sendo assim, ou seja tendo um crescimento pífio enquanto o pensamento das editoras continuar sendo "produza menos e venda mais caro". Isso faz com que os jogos de tabuleiro por aqui continuem custando cada vez mais caros, o que afasta o grande público.

    Enquanto isso, o WAR mesmo sendo um jogo com mais de 50 anos, continua vendendo na casa de dezenas de milhares de cópias por ano. Não dá para ter certeza, porque nenhuma empresa de jogos divulga o número real de cópias vendidas de seus produtos, mas é muito provável que o WAR sozinho venda mais, em um ano, que todos os board games de todas as editoras do setor. Basta pensar que a na média dos jogos têm uma tiragem total em torno de 1.000 a 2.500 unidades, e que esse número é vendido ao longo de anos, até que seja feito um novo reprint.

    Portanto, tanto Grow quanto Estrela trabalham em um mundo e em uma escala totalmente diferente de Galápagos, Devir, MeepleBR, Grok e Conclave, só para ficar apenas nas mais tradicionais. Enquanto Grow e Estrela vendem no atacado, as editoras de board game, não conseguem nem vender no varejo, estando mais perto do artesanato. Muito provavelmente o produto é melhor, mas é muito mais caro, e atende a uma clientela infinitamente menor.

    Dessa maneira, mesmo sendo uma boa ideia, não vejo o menor sentido na Grow fazer qualquer mudança em um produto que vende horrores e que tem uma base de fãs tão grande quanto o WAR, só para a tender aos critérios de uma meia dúzia de excêntricos que curtem jogos que custam mais da metade de um salário mínimo. É triste mas muito provavelmente é assim que a Grow nos enxerga, tanto que ela durante algum tempo até tentou atuar no setor de board games, mas logo desistiu da empreitada, e não parece interessada em repetir a empreitada, a não ser em condições muitíssimo favoráveis (jogos de designers nacionais, que não tenha o custo do licenciamento, que possam ser produzidos em suas próprias fábricas, e dentro dos seus padrões de componentes).
     
    Isso sem considerar que certamente nós boardgamers definitivamente não somos o público alvo da Grow, e portanto, também não faz sentido, modificar o WAR, para atender a consumidores, que não são o foco do jogo, ainda mais que as pessoas às queais eele se destina estão muito satisfeitos com o jogo do jeito que ele é. Pelo menos é assim que eu penso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Não custa nunca lembrar aquele ditado popular, que diz que não se mexe, em time que está ganhando!
     

    Entendo e concordo com oque você disse, mas veja que tirando a sugestão da criação do War III que li em uma revista que iria sair nos anos 1990 e nunca saiu, nenhuma outra das sugestões tem a necessidade de colocar mais componentes, veja que nesta versão eles já colocaram 3 peças diferentes, ou seja, apenas usar a criatividade de criar novas regras (mantendo a regra clássica) e alterando alguns objetivos. Algo como eles fizeram com War Viking e War Game of Thrones.

    3
  • djleotec
    229 mensagens MD
    avatar
    djleotec01/11/22 06:02
    djleotec » 01/11/22 06:02

    Ludusprimus::De fato, é uma pena que a Grow não tenha aproveitado a oportunidade para modernizar um pouco o jogo, como fez, há algum tempo, lançando o War Vikings, que acrescentou novidades interessantes, inclusive reduzindo o tempo das partidas.

    Exatamente isso e também o War Game of Thrones. Eles poderiam mudar algumas coisas além de regras de equipe. Era só usar a criatividade mesmo.
    Eu quando jogo War, eu misturo o War 2 com Risk e ainda uso navios para combates costeiros.

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436101/11/22 09:35
    excluido_74361 » 01/11/22 09:35

    iuribuscacio::
    Eu também acho que seria ótimo se o o WAR se modernizasse, porque talvez essa fosse uma forma de divulgar o hobby, ou seja, as pessoas começariam a jogar essa versão melhorada e modernizada do WAR, e isso talvez levasse a um interesse a outros jogos mais modernos. Porém, com todo respeito à sua opinião, do ponto de vista da Grow, a empresa não tem o menor motivo para pensar isso. 

    Nós temos sempre de lembrar que a comunidade boardgamer é mínima, em termos de tamanho. O nosso maior evento de board game não reuniu nem 20.000 pessoas, em uma cidade de 15 milhões de pessoas. E o nosso mercado continuará sendo assim, ou seja tendo um crescimento pífio enquanto o pensamento das editoras continuar sendo "produza menos e venda mais caro". Isso faz com que os jogos de tabuleiro por aqui continuem custando cada vez mais caros, o que afasta o grande público.

    Enquanto isso, o WAR mesmo sendo um jogo com mais de 50 anos, continua vendendo na casa de dezenas de milhares de cópias por ano. Não dá para ter certeza, porque nenhuma empresa de jogos divulga o número real de cópias vendidas de seus produtos, mas é muito provável que o WAR sozinho venda mais, em um ano, que todos os board games de todas as editoras do setor. Basta pensar que a na média dos jogos têm uma tiragem total em torno de 1.000 a 2.500 unidades, e que esse número é vendido ao longo de anos, até que seja feito um novo reprint.

    Portanto, tanto Grow quanto Estrela trabalham em um mundo e em uma escala totalmente diferente de Galápagos, Devir, MeepleBR, Grok e Conclave, só para ficar apenas nas mais tradicionais. Enquanto Grow e Estrela vendem no atacado, as editoras de board game, não conseguem nem vender no varejo, estando mais perto do artesanato. Muito provavelmente o produto é melhor, mas é muito mais caro, e atende a uma clientela infinitamente menor.

    Dessa maneira, mesmo sendo uma boa ideia, não vejo o menor sentido na Grow fazer qualquer mudança em um produto que vende horrores e que tem uma base de fãs tão grande quanto o WAR, só para a tender aos critérios de uma meia dúzia de excêntricos que curtem jogos que custam mais da metade de um salário mínimo. É triste mas muito provavelmente é assim que a Grow nos enxerga, tanto que ela durante algum tempo até tentou atuar no setor de board games, mas logo desistiu da empreitada, e não parece interessada em repetir a empreitada, a não ser em condições muitíssimo favoráveis (jogos de designers nacionais, que não tenha o custo do licenciamento, que possam ser produzidos em suas próprias fábricas, e dentro dos seus padrões de componentes).
     
    Isso sem considerar que certamente nós boardgamers definitivamente não somos o público alvo da Grow, e portanto, também não faz sentido, modificar o WAR, para atender a consumidores, que não são o foco do jogo, ainda mais que as pessoas às queais eele se destina estão muito satisfeitos com o jogo do jeito que ele é. Pelo menos é assim que eu penso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Não custa nunca lembrar aquele ditado popular, que diz que não se mexe, em time que está ganhando!
     

    Fala grande Iuri. Voce ta sumido.
    Acho q vc bateu no ponto certo. O povo desse site nao e o publico alvo do War. 
    Mas pensei sobre a questao de volume de vendas, ai achei no 247Wallst um artigo que listava o volume de vendas dos jogos no USA. O Risk nao estava nem la lista. So o Catan vendeu mais de 32M de copias. O Candyland mais de 50M (sim, o candyland!!!!). Pelo que vi no wikipedia, no lancamento o Risk vendeu em torno de 100K copias, o que e bastante impressionante, mas realmente longe dos numeros dos jogos no topo da lista. https://247wallst.com/special-report/2022/09/04/the-best-selling-board-games-in-america/
    Mas voltando as variacoes, e uma pena que o que julgo a melhor versao do risk nunca veio para o Brasil: Risk 2210. Nele arrumaram a assimetria da Australia q facilitava dominar o mundo, botaram colonias submersar, bombas nuclear, a Lua, jogo curto e cenarios competitivos (sendo o melhor as amebas de marte atacando em territorios aleatorios num mapa de marte). O jogo ate dava vontade de jogar mesmo tendo varias opcoes mais interessantes para jogo de combate (sendo o Nexus Ops o 1o dessa lista IMHO).
    De qq forma, um grande abraco.

    3
  • Zargon
    87 mensagens MD
    avatar
    Zargon01/11/22 10:56
    Zargon » 01/11/22 10:56

    Só para lembrar: Risk e War são jogos diferentes e a Grow já teve alguns problemas com isso. Mas bem que eles podiam ver o que funciona nas versões de seu primo americano e adaptar para o War.

    Meu problema com War sempre foi tempo de jogo... Mas acho que seria bem interessante ver uma versão bem revitalizada do jogo.

    Ou até uma edição de luxo com tiragem limitada, para os fãs.

    2
  • iuribuscacio
    3202 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio01/11/22 13:11
    iuribuscacio » 01/11/22 13:11

    metelo:: 
    Fala grande Iuri. Voce ta sumido.
    Acho q vc bateu no ponto certo. O povo desse site nao e o publico alvo do War. 
    Mas pensei sobre a questao de volume de vendas, ai achei no 247Wallst um artigo que listava o volume de vendas dos jogos no USA. O Risk nao estava nem la lista. So o Catan vendeu mais de 32M de copias. O Candyland mais de 50M (sim, o candyland!!!!). Pelo que vi no wikipedia, no lancamento o Risk vendeu em torno de 100K copias, o que e bastante impressionante, mas realmente longe dos numeros dos jogos no topo da lista. https://247wallst.com/special-report/2022/09/04/the-best-selling-board-games-in-america/
    Mas voltando as variacoes, e uma pena que o que julgo a melhor versao do risk nunca veio para o Brasil: Risk 2210. Nele arrumaram a assimetria da Australia q facilitava dominar o mundo, botaram colonias submersar, bombas nuclear, a Lua, jogo curto e cenarios competitivos (sendo o melhor as amebas de marte atacando em territorios aleatorios num mapa de marte). O jogo ate dava vontade de jogar mesmo tendo varias opcoes mais interessantes para jogo de combate (sendo o Nexus Ops o 1o dessa lista IMHO).
    De qq forma, um grande abraco.


    Caro Metelo

    Meu amigo, eu tive um problema no olho direito, porque de repente eu comecei a ficar com a visão dupla. Mas já fiz uma série de exames, está tudo bem e só agora eu comecei a me recuperar, podendo escrever um pouquinho aqui no Ludopedia sem exagerar. É rapaz, passar dos 50 não é fácil.

    No mais, acontece nos USA, o mesmo que aqui, no sentido de que jogos direcionados ao grande público, que já se tornaram verdadeiros fenômenos culturais como o Candyland, que você citou vendem muito mais do que os board games modernos. E olha que no 247Wallst o Candyland está distante dos pesos pesados Clue e Scrabble (150 milhões de cópias vendidas), e do TOP1 Monopoly, que vendeu impressionantes 275 milhões de cópias. Claro que o fato deles serem bem mais antigos (Candyland 1949, Clue 1949, Scrabble 1948, Monopoly 1935), e de terem surgido em uma época em que não havia tanta variedade, em termos de jogos, contribui e muito para seus altos números de vendas. Mas mesmo assim, a distância de volume de vendas desses clássicos e dos board games é tão grande, que demonstra claramente que se tratam de dois universos totalmente distintos. No Brasil ocorre a mesma coisa em menor escala, mas me parece que a distância entre o WAR e os board games, em volume de vendas é muito maior, tornando esses dois setores econômicos (jogos clássicos X jogos modernos) muito mais distantes.

    Como eu disse antes, eu também gostaria muito que o WAR fosse modernizado, principalmente no quesito tempo de partida. A base de fãs do jogo é enorme e ele já está muito bem estabelecido no mercado há anos, por isso, uma eventual modernização talvez funcionasse para divulgar os jogos modernos. Eu só não vejo porque a Grow teria interesse nisso, se mesmo com as regras clássicas e um tempo de partida de algumas horas, ainda assim o jogo vende que é uma maravilha, sendo um dos carros-chefes da empresa, juntamente com o Perfil e o Imagem & Ação.

    Portanto, eu não creio que vá ocorrer uma modernização e atualização, nem mesmo das regras do jogo clássico, mas apenas eventuais versões temáticas com novas regras como foi o WAR Vikings e o WAR Império Romano, porque até onde se sabe, essas versões alternativas, nem de longe vendem tanto quanto o WAR clássico. Porém, o dia em que essa situação se inverter, aí é outra história...            
    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    1
  • Odanan
    1025 mensagens MD
    avatar
    Odanan01/11/22 13:17
    Odanan » 01/11/22 13:17

    Zargon::Só para lembrar: Risk e War são jogos diferentes e a Grow já teve alguns problemas com isso. Mas bem que eles podiam ver o que funciona nas versões de seu primo americano e adaptar para o War.

    Meu problema com War sempre foi tempo de jogo... Mas acho que seria bem interessante ver uma versão bem revitalizada do jogo.

    Ou até uma edição de luxo com tiragem limitada, para os fãs.

    Você foi muito caridoso... o War é basicamente uma versão pirata do Risk.
    Joguei muito o War II na década de 80 e comecinho da década de 90 (o War I já era ultrapassado na época). E sim, dava pra modernizar ele facilmente, sem mesmo adicionar complexidade. Esse é um jogo que não poderia durar mais que 1h30m.
    A realidade atual é diferente. Antes as pessoas QUERIAM jogos longos para passar tempo. Hoje em dia a molecada tem centenas de programas de streaming, youtube, redes sociais, celular e video games concorrendo pelas suas limitadas 24 horas do dia. Pior, agora eles têm uma faixa de atenção de 15 minutos, logo querendo passar para outra coisa. 
    Sinto que as (supostamente altas) vendas desses jogos toscos só acontecem por causa de adultos preguiçosos ou mal informados que querem dar um presente barato e vão no que é seguro. Chegando em casa, esses jogos vão lá pro fundo do armário do presenteado, muitas vezes sem nunca ver mesa. É cada vez mais difícil encontrar quem queira gastar de 4 a 7 horas numa partida, ainda mais de um jogo ruim.

    5
  • iuribuscacio
    3202 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio01/11/22 14:45
    iuribuscacio » 01/11/22 14:45

    Odanan::
    Zargon::Só para lembrar: Risk e War são jogos diferentes e a Grow já teve alguns problemas com isso. Mas bem que eles podiam ver o que funciona nas versões de seu primo americano e adaptar para o War.

    Meu problema com War sempre foi tempo de jogo... Mas acho que seria bem interessante ver uma versão bem revitalizada do jogo.

    Ou até uma edição de luxo com tiragem limitada, para os fãs.

    Você foi muito caridoso... o War é basicamente uma versão pirata do Risk.
    Joguei muito o War II na década de 80 e comecinho da década de 90 (o War I já era ultrapassado na época). E sim, dava pra modernizar ele facilmente, sem mesmo adicionar complexidade. Esse é um jogo que não poderia durar mais que 1h30m.
    A realidade atual é diferente. Antes as pessoas QUERIAM jogos longos para passar tempo. Hoje em dia a molecada tem centenas de programas de streaming, youtube, redes sociais, celular e video games concorrendo pelas suas limitadas 24 horas do dia. Pior, agora eles têm uma faixa de atenção de 15 minutos, logo querendo passar para outra coisa. 
    Sinto que as (supostamente altas) vendas desses jogos toscos só acontecem por causa de adultos preguiçosos ou mal informados que querem dar um presente barato e vão no que é seguro. Chegando em casa, esses jogos vão lá pro fundo do armário do presenteado, muitas vezes sem nunca ver mesa. É cada vez mais difícil encontrar quem queira gastar de 4 a 7 horas numa partida, ainda mais de um jogo ruim.

    Caro Odanan

    Você tem toda a razão, mas há algumas considerações que gostaria de fazer em cima do seu comentário, com todo o respeito.

    Muito provavelmente as altas vendas do WAR podem ser atribuídas, em parte, a uma certa nostalgia de pais e avós que curtiam o jogo na juventude, e apresentam a seus filhos e netos. O mesmo se aplica ao Detetive e ao Banco Imobiliário. Certamente a alta duração de partida, em especial do WAR e do Banco Imobiliário (o Detetive é muito mais rápido) é incompatível com o perfil da garotada de hoje em dia. Porém, é preciso considerar que mesmo não sendo totalmente adequado à garotada de hoje, os jogos clássicos já têm uma base de fãs gigantesca, que compram os jogos não apenas para apresentar a seus filhos, mas também para eles mesmos jogarem. Outra questão fundamental é que esses jogos clássicos têm regras muito mais simples, o que facilita a explicação para quem nunca jogou, e que ainda não tinham "entrado em cena" nos anos 80.

    Mas apesar disso, não dá para negar que WAR, Banco Imobiliário, Detetive, Perfil e Imagem & Ação, mesmo ultrapassados e muito mais simples, ainda assim vendem dezenas de milhares de cópias por ano, enquanto que os board games vendem apenas algumas centenas, e apenas alguns conseguem atingir o patamar de 1.000 cópias vendidas por ano. Assim sendo, não existe no Brasil município de pequeno para médio em que ninguém nunca tenha ouvido falar nos jogos clássicos. Só para ter uma noção, enquanto os jogos modernos são vendidos em meia dúzia de lojas especializadas, os jogos clássicos são vendidos em grandes rede de varejo como Lojas Americanas, Hi-Happy, Casas Bahia, Magazine Luiza, e assemelhados. Isso faz uma diferença enorme, porque em qualquer esquina, se encontra uma loja vendendo os jogos clássicos. Já os jogos modernos são vendidos em pouquíssimas lojas, e que estão presentes em apenas algumas capitais, principalmente nas regiões sul e sudeste.   

    Existe ainda outra questão fundamental relacionada ao tempo de partida. Mesmo não levando as 5 ou 6 horas do WAR, muitos board games modernos, de peso médio, levam em média de 01:30h para cima. E olhe que não estou nem citando os 4x, os Dungeons Crawlers com miniaturas, os Arkham Files, ou os Axis & Allies da vida que demoram quase tanto quanto o WAR, ou mais. Desse modo, seguindo oseu raciocínio, boa parte dos board games modernos de peso médio, também tem uma duração de partida incompatível com os jovens desse início de século XXI.

    Como eu disse antes são mundos completamente diferentes em termos de produção, distribuição, divulgação e de volume de vendas.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  

    1
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
WAR: 50 Anos - War 50 anos, a oportunidade perdida de modernizar...
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.