Oi pessoal, segue umas dicas baratas que tenho utilizado a algum tempo e agora desejo compartilhar com vocês. Pretendo ser direto e breve em cada item.
*Apenas um adendo de que as dicas não são direcionadas para colecionadores (no uso literal da palavra), pois algumas podem descaracterizar os produtos colecionados. E como todo diy, hacking, customização etc... faça por sua conta e risco.*
1. Evitando mofo e deterioração das caixas
Matando o mofo viajante
Ao receber jogos "novos", sejam novos de uma loja ou usado via leilão, após conferir as peças e organizar em ziplocks, é interessante que você borrife Sanol 1x na parte interna das duas partes da caixa (tampa e base). Isto evita que fungos que possam ter vindo nessa caixa, mas ainda imperceptíveis, se proliferem e se espalhem para outros jogos.
Removendo a umidade do ar perto da prateleira
A melhor forma de evitar o mofo na origem é removendo a umidade do ar com desumidificador. Isto ajuda a evitar que as tampas das caixas arregacem também. Abaixo, após uns 40 dias o reservatório estava cheio, mesmo o local sendo seco e com luminosidade.
2. Conservando boards, manuais e peças
Existem algumas formas de conservar boards, manuais e peças. Vou dar alguns exemplos, pois se aplica a cada tipo de material, como é usado durante o jogo (se arrasta peças por ele ou fica muito tempo na mão etc) e na qualidade que é produzido (tipo os boards do Castles of Burgundy que é uma folhinha kkkk).
Para boards onde se arrasta muitas peças ou com muito brilho
3 coberturas de "Verniz Fixador Fosco" em spray. Dependo do jogo uso para remover o brilho dos boards e algumas peças para ficar com acabamento melhor e sem reflexo que dificulta a visualização dependendo do local. Ex: nos tiles do Castle of Burgundy, que brilham muito e são muito manipuláveis. Abaixo dá para ver que passei só na face (não nas "costas") onde ficou sem brilho e com uma camadinha extra de proteção.
Para boards de baixíssima qualidade
Alô Great Western Trail! Tô falando com você! Para boards onde qualquer “unhadinha” ou “arrastadinha de peça” já causa estrago, o melhor jeito de proteger é com "Verniz Acrílico Fosco" aplicado com rolinho de esponja, mas é preciso saber o que está fazendo e nem todo tipo de papel é recomendado, pesquise por ai e faça testes antes de se aventurar. Mas protege que é uma beleza, cria uma película resistente a unhas e objetos pontiagudos, coisa que o Verniz em Spray não possibilita. Eu também passei na caixa do GWT, pois estava se arranhando só de pôr e tirar da estante! Abaixo a foto do verniz é brilhante pois acabou o meu então peguei uma imagem do Google, mas é este tipo de verniz.
Para manuais
Para uso na jogatina a melhor dica é ler o manual bem para não ter dúvidas durante o jogo e ter uma impressão de algum Player Aid resumido para o pessoal usar durante o jogo. Para guardar dentro da caixa sem grandes surpresas, use saquinhos de folhas A4.
Para evitar que os boards arranhem quando guardados
Use os mesmos saquinhos de A4 ou crie o seu próprio protetor com folhas A4 e cola, fiz alguns, protegem inclusive as quinas.
Pastinha em L para A4
A maior sacada que tive e que se encaixou muito bem para os boards de jogadores do Castles of Burgundy, além de tirar o brilho protege que é uma beleza! Pode ser usado para manuais onde a última página é o Player Aid, como Survive e Destemidos, aí o manual pode ficar sem medo na mesa. Cortei as sobras com ajuda de uma régua e estilete.
Protegendo as quinas frágeis de boards
Jeito barato e eficaz e passar umas 3 demãos de cola branca com pincel pequeno nas quinas, ou em todas as bordas, o que cria uma camada rígida e ajuda a prevenir a entrada de umidade que incha o papelão dos boards, principalmente os de baixa qualidade.
-------------
3. Mantendo as caixas fechadas
Caixas que insistem em se abrir
Usar borrachinhas, podendo ser apenas uma no topo, ou até três, dependendo do tamanho da caixa. O segredo está em esgarçar beeeem a borrachinha para evitar que ela pressione muito a caixa, evitando marcas. Já uso há meses e com este cuidado nunca tive problemas. Compre borrachinhas de qualidade, estas são de latex, tendem a ressecar e se partir com o tempo, o que é bom. Outra forma mais tranquila e segura, segundo mebros da comunidade, pode ser usando "elásticos de costura", por serem mais largos e você ajustando o tamanho, só é preciso dar uma amarradinha no tamanho certo e deixar o nó para trás. Eu acabei fazendo isto, sai uns 12 reais 10 metros. Pode ser "Elástico de Poliéster" destes mais finos como o da foto ou mais largos.
------------------
4. Agilizando o setup com sleeves e sacos de algodão
Aproveitando os sleeves que sobraram
Um bom jeito de separar pequenas quantidade de peças e acelerar o setup é já separando tudo em sleeves ao invés de ziplocks. É só encaixar um dentro do outro em lados opostos, parece complicado, mas depois que pegou a manha é mais rápido que abrir e fechar ziplock, ocupa menos espaço e reaproveita as sobras.
Evitando ter que empilhar peças de compra secreta
"Sacos de Algodão Cru" são a melhor pedida, aceleram e muito, ficam muito mais bonitos no jogo e ainda servem como “ziplock”na hora de guardar. Recomendo tamanhos próximos de 11x15cm. E ainda tem a dica de colocar um papelão redondo no fundo para ficarem em pé.
-------------------
5. Transportando vários jogos sem risco
Como viajo muito, isto mudou tudo, agora carrego uns 8 jogos (incluso jogos que são puro papelão e madeira tipo Caverna kkkk) para tudo que é lado sem medo.
Proteja as caixas não as levando
Como diria Julius, “sai mais barato se não comprar”. Aqui no caso é se não levar. Para isto vamos usar “Embalagens de PVC com Ziper”, idealmente com tamanho 28x34x05cm. É só mover tudo para cá (somente no número de jogadores que for jogar, no meu caso quase sempre em 2 ou 3 pessoas e sem manuais.) Uma dica é separar em sleeves as peças pelo número de jogadores que costuma jogar, principalmente se for só 2, eu faço isso com jogos de setup chatinho, tipo Barenpark e Caverna (jogos pequenos ou grandes se aplicam).
Tudo dentro de uma única caixa dentro de uma sacola retornável
Depois é só colocar as embalagens dentro de uma caixa de papelão de tamanho próximo a 35x35x18cm. Neste tamanho cabe muito bem dentro da sacola e abaixo das minhas pernas no ônibus ou mesmo em cima no bagageiro de mão do ônibus, para carros então pode ser uma caixa até maior. No geral consigo levar uns 2 jogos grandes (tipo Caverna) e mais uns 2 médios (tipo La Granja) e uns 3 pequenos (dos tinys ou Kingdomino). Os boards grande como do GWT coloco dentro de saquinhos de folha A4 adaptados e fora das embalagens de PVC, geralmente acima da pilha que após ao ficar em pé fica do lado da tampa onde abro a caixa, com isto não gera peso que possa marcar, entortar ou danificar os boards.
Bom, era isso. Até!