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  4. O Antigo e o Cibernético.

O Antigo e o Cibernético.

Terracotta Army
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    Bombardium28/10/22 12:00
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    Bombardium
    28/10/22 12:00
    1143 mensagens MD

    Quando o imperador Qin Shi Huang faleceu, foram convocados vários artesãos para construir um exército em forma de estátuas de barro pra ficar de guarda em sua tumba.
    Em Terracotta Army, um dos jogos que estão previstos pra chegar mês que vem no Brasil, os jogadores utilizam seus trabalhadores em um rondel no estilo Tzolk'in: O Calendário Maia da vida pra fazer as ações que estão selecionadas naquele espaço.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/7a53e_194210_m.png

    Todos os componentes do jogo. Note que as estátuas militares tem uma caixa específica pra guarda-las.


    O jogo rola em 5 turnos, cada um deles com um esquema Terra Mystica: todos os turnos pontuam bônus exclusivos que são sorteados no início do jogo. E ganha mais pontos quem tem a chamada dominação (maioria daqueles componentes ou controle de estátuas em uma determinada posição/tipo), e todos os outros, se tiverem pelo menos 1, ganham os pontos de presença.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b6af8_mjgs97.png

    Pontuação dos 5 turnos: Quadrante noroeste, linha central, soldiers, quem tem mais moedas, e officers.


    Também durante os turnos, os fiscais pontuam as fileiras. Se você tem estátuas no mausoléu naquela fileira ou coluna, tu pontua todo turno. Então fique sempre ligado onde você tá construindo e onde vai construir. Você sempre vai querer otimizar em cima dos objetivos de turno/estátuas que geram pontos/fiscais.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/468a0_194209_m.png

    As fileiras e colunas são parte importantíssima do jogo.


    O jogo é relativamente simples de se explicar, pois as ações que estão no rondel são de fácil absorção, e envolvem a construção de estátuas, enviar um aprendiz para um dos mestres disponíveis (o que garante algumas coisas nas fases de manutenção e ações muito úteis), e sinceramente?

    Eu acho que o jogo é feio. Mas ele é divertido, e funciona.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d1029_mjgs97.png

    O inner ring roda pra esquerda, o middle ring pra direita e a ponta é fixa. Antes de alocar seu trabalhador, você pode rodar alguma das duas pagando 2 moedas.


    As miniaturas salvam aqui. Os outros componentes pra mim são bem abaixo delas. Tanto a paleta de cores do tabuleiro, componentes e a engrenagem me incomodam, mas tendo a acreditar que elas batem com o tema e ideia que o jogo quer passar.

    Uma coisa que realmente me incomodou foi a fonte utilizada para os números no tabuleiro. Eu achei bem, bem ruim, provavelmente a coisa que mais me incomodou nesse jogo. Aqui dá pra confundir 7 com 5, e o 3 é só estranho.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8e4ba_mjgs97.png

    Todo turno os fiscais pontuam as linhas e colunas. Quem tá dominando ganha 7. Ok. Quem tá com presença ganha quanto? Traduz o número aí.


    Curti bastante o esquema de “faça uma estátua, e se você utilizar a arma que ela porta você ganha efeito x”. É uma forma interessante de se melhorar uma ação, visto que o que o designer fez acaba encaixando com o tema do jogo.

    Mais importante que o posicionamento das suas estátuas, são a das estátuas neutras; elas podem te gerar muitos pontos, então é interessante você ficar de olho nelas, principalmente a do Footman (homem sentado) e as de Musician (alaúde na mão).

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/7e979_194212_m.png

    Estátuas neutras são mega importantes no jogo.


    Quero salientar que o manual do jogo é muito bom, e a duração dele na caixa faz sentido. Mas eu digo pra você, jogador de primeira partida. Se você não está acostumado com jogos com complexidade um pouquinho maior, pelo amor de Deus, terminantemente, não faça o scoring do fim do tabuleiro.

    Tem dois empecilhos aí: Só explicar a pontuação de grupos do fim do jogo, é confuso o suficiente pra jogadores perderem o fio da meada e ficarem perdidos no meio da partida.


    undefinedhttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/042ca_mjgs97.png

    O manual explicando como pontua grupos não faz feio, mas adiciona uma complexidade a mais que pode sim ser ruim de se lidar em primeira partida.


    Só de você ter um rondel onde uma engrenagem roda pra um lado, e a outra roda pra outro, é complexidade suficiente pra alguns na primeira partida (pelo menos aqui foi), então julgue apropriadamente visto quem joga contigo: vale a pena explicar essa pontuação bônus no final? Ou vale a pena jogar a primeira partida sem e depois explicar?

    Eu fiquei com a segunda opção. E funcionou bem.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ef752_mjgs97.png

    Você pode enviar seus aprendizes pros mestres pra assim liberar as habilidades e eles também geram moedas pra você na manutenção, ou deixam sua argila molhada.


    Recomendo Terracotta Army pra qualquer grupo que queira pular aquele degrau de um monte de euro médio pra pegar um que dá um passo pros pesados. Acho que ele encaixa tranquilo nesse meio termo. Não joguei pra 2, mas pra 3 e 4 achei bem legal.


     
    Lords of Hellas é um controle de área que fez bastante burburinho quando foi lançado. É um jogo que retrata a mitologia grega de outra forma. Num esquema Horizon Zero Dawn, as miniaturas aqui, tanto de soldados, quanto heróis, monstros e estátuas são todas cibernéticas.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/48614_111982_m.jpg

    Medusa sci-fi petrificando um guerreirinho no estilo.


    Então como um vento de ar fresco, nós conseguimos ver de forma bem feita um Hércules, Medusa, Quimera, e todos os bichos que nós crescemos lendo, assistindo, e acompanhando com uma releitura bem diferentona e maneiríssima.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/72676_146771_m.jpg

    Aquiles afrontando um soldadin verde.


    O jogo é simples, você pode fazer 6 ações, e quando você faz uma delas, você coloca um quadradinho com X em cima dela pra dizer que você a fez. No próximo turno que for seu, você escolhe uma das 5 que estão desbloqueadas, e assim segue até um jogador forçar a manutenção.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/5d4ae_125243_m.jpg

    Tabuleiro do jogador mostra tudo, suas habilidades, ações e o nível de seus atributos.


    Quem fizer isso força a manutenção de todos, e isso gera alguns recursos, evolui uma das estátuas, e libera todas as ações de todos os jogadores.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/4646d_111983_m.jpg

    Cada estátua tem 5 estágios. O jogo começa só com a base. Todo o resto é encaixável. Quanto maior a estátua estiver na mesa, mais poderes aquele deus oferece pra quem rezar pra ele.


    É uma decisão estratégica para se pensar: às vezes vale a pena enrolar pra caralh0 pra ser o cara que não passou, às vezes você quer que o jogo rushe e um dos critérios pra finalizar com o jogo é literalmente ter uma estátua completa na mesa.

    Ainda falando sobre critérios de fim de jogo, como citado acima:

    - Quando uma estátua for completada; esse é considerado o último turno, e quem completar a região dela ao fim do turno inteiro vence.
    - Quem derrotar 3 bestas mitológicas; vence.
    - Quem controlar 2 regiões completamente; vence.
    - Quem controlar 5 territórios que tenham templos; vence.

    Todas as condições de vitória são imediatas. E não preciso dizer que cada herói tem forças e vantagens diferentes no jogo né.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/88605_84421_m.jpg

    O bagulho ocupa bem a mesa, fica ligado.


    Hércules, por exemplo é muito forte em enfrentar monstros. Aquiles é um típico senhor da guerra, vai pra porr4da franca tranquilo. Perseus é um aproveitador: ele consegue se mover pelo mapa com muita facilidade, e Helena começa com um artefato enquanto os outros não começam com nenhum.

    Eu queria falar desse jogo pra vocês porque ele foge daquela clássica de “jogo de controle de área só é bom com 4/5”.

    Esse aqui funciona bem de qualquer jeito, ouso dizer até solo (eu não joguei, vocês me conhecem, mas muitos amigos elogiaram).

    https://preview.redd.it/mfdk86t9x4861.jpg?auto=webp&s=41939371a7d3c5fd6a49158aa7458e82631804e2

    Modo solo do Hellas é o verso do tabuleiro multiplayer. Dizem que é bastante difícil, porém, compensador.


    Tudo aqui é maravilhoso; a produção, o manual, as miniaturas, tabuleiro (grande pra carai diga-se de passagem), o jogo realmente cumpre o que se propõe a fazer.
    E mesmo que você não tenha acesso aquela car4lhada de coisa que vem no KS, fica tranquilo que o jogo base é suficiente (o problema é só que ele te instiga e tu fica com vontade de comprar a porr4 toda depois).

    Recomendo Lords of Hellas pra você que quer um jogo de controle de área com complexidade média e que rode bem em qualquer número de jogadores. Inclusive, dá pra ser o primeiro jogo de controle de área de um grupo tranquilamente.


    https://i.imgur.com/s57JHnm.jpg

    Heróis pintados no esquema.


    Seja você um artesão ou um herói mitológico, você tem que ficar ligado e marcar os espaços certos: às vezes pode ser um fiscal que tá passando ou alguém que pode bater tomando o território X, a verdade é que você tem que marcar todo mundo.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Errei algum fato? Manda PM.


    Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.


    Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.


    Considere seguir o #canalversus!


    Tudo nessa vida é equilíbrio, meus amigos.


    #Sextou

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    Comentários:

  • Rodrigo Deus
    2300 mensagens MD
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    Rodrigo Deus28/10/22 12:25
    Rodrigo Deus » 28/10/22 12:25

    Li. Não sei o que comentar, mas queria comentar algo: eis aqui meu comentário.

    Desses 2, qual que você acha melhor pra 2 jogadores? Se nenhum, alguma recomendação pessoal?

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium28/10/22 13:18
    Bombardium » 28/10/22 13:18

    Rodrigo Deus::Li. Não sei o que comentar, mas queria comentar algo: eis aqui meu comentário.

    Desses 2, qual que você acha melhor pra 2 jogadores? Se nenhum, alguma recomendação pessoal?

    Acho os dois bem diferentes, mas eu não joguei terracotta pra 2.
    Mas eu diria que Hellas deve ser melhor. Fica bem interessante o skirmish; você tentando bater de várias formas diferentes e tomando block, até a hora que rola o cheque mate.
    O jogo entrega muito no sentido de "caralh0, eu tava muito perto".

    1
  • Seeker
    598 mensagens MD
    avatar
    Seeker28/10/22 13:32
    Seeker » 28/10/22 13:32

    Peguei o Lord of Hellas despretensiosamente em uma promoção (soh por ser promoção rs) pra jogar em 2 players e não me arrependo em nada!

    Soh tinha o Cry Havoc de "wargame/controle de área" pra jogar em 2, mas como ele adiciona uma nova raça que já começa no tabuleiro ("simulando" um 3° jogador) acaba acrescentando uma camada estratégica a mais antes da treta. Curti, pois achei q rodou legal em 2!

    Agora o LoH me surpreendeu (d++!!) positivamente no quesito jogar em 2 jogadores. Ele não "acrescenta outro jogador"(ou simulador de 3°player) mas pelo fato de termos outras opções de objetivos para vencer (e não somente o controle de área para pontuar) fez com que agradasse mto meu imenso grupo(de 2). 

    Esse eh queima mufa hein, minha nossa senhora, vc tem q ficar atento a mtaaa coisa principalmente do adversário, tem ainda os monstros/quest dos herois, as construções, o controle de área, virge Maria... Jogaço! E que beleza meu querido, QUE BELEZA!!!

    Por fim, imagino que já saiba rs ainda não sei o pq disse isso rs

    Acho q foi a emoção, pq esse jogo EH emocionante demais!!!!! Eu fico emocionado com esse igual fico com Tigris&Euphrates (inexplicável). Esse jogo te pega pelo pé!!!!

    No mais, ótima (msm) postagem como sempre!!!

    " Eu queria falar desse jogo pra vocês porque ele foge daquela clássica de “jogo de controle de área só é bom com 4/5”.

    Esse aqui funciona bem de qualquer jeito, ouso dizer até solo (eu não joguei, vocês me conhecem, mas muitos amigos elogiaram). "



    2
  • Pes Soberbos
    1074 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos28/10/22 17:12
    Pes Soberbos » 28/10/22 17:12

    Valeu pela postagem!
    Lords of Hellas tá na minha wishlist há um bom tempo, mas possivelmente nunca o terei, pois o preço extrapola o que me disponho a pagar por um boardgame, não importa qual seja.

    2
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium29/10/22 10:56
    Bombardium » 29/10/22 10:56

    Seeker::Peguei o Lord of Hellas despretensiosamente em uma promoção (soh por ser promoção rs) pra jogar em 2 players e não me arrependo em nada!

    Soh tinha o Cry Havoc de "wargame/controle de área" pra jogar em 2, mas como ele adiciona uma nova raça que já começa no tabuleiro ("simulando" um 3° jogador) acaba acrescentando uma camada estratégica a mais antes da treta. Curti, pois achei q rodou legal em 2!

    Agora o LoH me surpreendeu (d++!!) positivamente no quesito jogar em 2 jogadores. Ele não "acrescenta outro jogador"(ou simulador de 3°player) mas pelo fato de termos outras opções de objetivos para vencer (e não somente o controle de área para pontuar) fez com que agradasse mto meu imenso grupo(de 2). 

    Esse eh queima mufa hein, minha nossa senhora, vc tem q ficar atento a mtaaa coisa principalmente do adversário, tem ainda os monstros/quest dos herois, as construções, o controle de área, virge Maria... Jogaço! E que beleza meu querido, QUE BELEZA!!!

    Por fim, imagino que já saiba rs ainda não sei o pq disse isso rs

    Acho q foi a emoção, pq esse jogo EH emocionante demais!!!!! Eu fico emocionado com esse igual fico com Tigris&Euphrates (inexplicável). Esse jogo te pega pelo pé!!!!

    No mais, ótima (msm) postagem como sempre!!!

    " Eu queria falar desse jogo pra vocês porque ele foge daquela clássica de “jogo de controle de área só é bom com 4/5”.

    Esse aqui funciona bem de qualquer jeito, ouso dizer até solo (eu não joguei, vocês me conhecem, mas muitos amigos elogiaram). "

    Que isso irmão, eu adoro conversar com vocês e ler os comentários, fale sempre!
    Hellas realmente vira xadrez pra 2, ele é um jogo muito bem feito e redondinho no jogo base apesar dos 500 addons que podem ser adicionados.

    1
  • geow
    11 mensagens MD
    avatar
    geow29/10/22 13:48
    geow » 29/10/22 13:48

    Eu adoro o hellas. O jogo é muito divertido. Da pra planejar bem pro longo prazo e tem que ficar sempre esperto com o que os adversário estão fazendo

    Meu unico porém são as bênçãos que a gente recebe ao longo do jogo. No fim cada um tem 5 bênçãos e as vezes é dificil de lembrar até das suas, imagine a dos adversários. E são mudanças bem significativas que elas trazem. Mas isso não tira o brilho do jogo

    2
  • Seeker
    598 mensagens MD
    avatar
    Seeker29/10/22 15:51
    Seeker » 29/10/22 15:51

    Bombardium::(...) fale sempre! (...)

    Melhor não dar esse incentivo pra mim não, pq senão vai vir eh mto mais groselha ainda da minha parte huahuahuahauha
    (Brincadeira rs)

    1
  • DennysPatrick
    39 mensagens MD
    avatar
    DennysPatrick29/10/22 16:42
    DennysPatrick » 29/10/22 16:42

    Pra quem já tem Blood Rage, tem espaço na coleção para o Hellas? Pela mecânica dos dois serem de controle de área 

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium29/10/22 17:48
    Bombardium » 29/10/22 17:48

    DennysPatrick::Pra quem já tem Blood Rage, tem espaço na coleção para o Hellas? Pela mecânica dos dois serem de controle de área 

    Extremamente diferentes irmão.

    2
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