Post original: https://www.boardseyeview.net/post/meeples-monsters
A colaboração de Ole Steiness, designer do jogo
Campeões de Midgard com a AEG, dá vida a um mundo de fantasia cheio de Meeples e Monstros em um jogo de construção de bolsas e colocação de trabalhadores.
Em
Meeples & Monsters, cada um dos 2-4 jogadores controla um elenco de personagens básicos que podem ser desenvolvidos para combater hordas de monstros malignos de 'Moredraw' que atacam implacavelmente o reino de Rowan. O jogador que destruir mais monstruosidades do reino de Peepul e completar mais missões durante o jogo será declarado o novo Earl Marshal. O tema brincalhão é complementado pela arte, da Gong Studios.
A estrutura de turnos para cada jogador é dividida em três fases: Desenvolvimento, Principal e Comprar. Durante a fase de Desenvolvimento, um jogador pode construir edifícios e/ou atualizar personagens. Embora a atualização do personagem seja sem dúvida o melhor aspecto do jogo, colocar novos edifícios que fornecem espaços de ação adicionais parece subdesenvolvido, pois apenas um total de oito pode ser construído durante o jogo. Na fase Principal, os jogadores podem colocar meeples nos espaços de ação disponíveis e/ou lutar contra monstros que atacam a cidade. Parece uma mecânica de alocação de trabalhadores, mas sem a interação e o bloqueio usuais que esperamos com esse mecanismo. A terceira e última fase de sorteio vê cada jogador atualizando e comprando mais meeples.

Rowan é retratado no tabuleiro principal com quatro distritos e quatro ações básicas, os oito espaços adicionais para edifícios, quatro espaços para a primeira expansão e três espaços de monstros para cada distrito. Cada jogador também tem seu próprio tabuleiro pessoal com os diferentes personagens, como o camponês, o guerreiro, o clérigo, etc… e duas áreas principais: a taverna, para onde os meeples vão quando sorteados e antes de serem designados, e os alojamentos onde eles esperam até que a bolsa esteja vazia. Isso garante que, ao contrário de outros construtores de bolsas, os jogadores sempre comprem todos os meeples.

Mecanicamente, o jogo é bastante simples, o que o torna uma boa introdução para jogadores mais jovens para jogos de construção, bem como para jogadores que preferem manter a complexidade baixa. Este jogo teria se beneficiado muito se incluísse uma variante de jogabilidade mais avançada que se baseasse nos melhores aspectos do jogo, como atualizar meeples, mas com uma abordagem mais profunda da jogabilidade; por exemplo, alocação de trabalhadores com bloqueio, ou usar a colocação de edifícios como algo que tem um custo e pode fornecer pontos de vitória e não apenas um novo espaço de ação. Com os edifícios, gostaríamos de ter visto um benefício extra para o jogador que os constrói, seja quando eles ou outros jogadores os usam, e a possibilidade de lutar contra monstros com outros jogadores como um exercício cooperativo que pode beneficiar ou prejudicar todos aqueles envolvidos. Talvez essas sejam ideias que possam ser consideradas para qualquer sequência ou expansão.

Se você gosta do tema lúdico e gosta de jogos mais leves, fáceis de ensinar e jogar, vale a pena conferir
Meeples & Monsters. No entanto, não é indicado para jogadores experientes que procuram um jogo mais complexo de construtores de bolsas.
Review by Rui Marques
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.