Post original: https://www.boardseyeview.net/post/bitoku
Bitoku da Devir foi um dos jogos mais quentes a aparecer no Spiel (Essen) do ano passado e também provou ser um sucesso na UK Games Expo deste ano, onde ganhou o prêmio de Melhor Jogo de Tabuleiro no estilo euro. Você encontrará espíritos japoneses em vários outros jogos, incluindo
Yōkai e
Kodama: The Tree Spirits, e eles aparecem aqui, pois o tema de Bitoku envolve trabalhar com os espíritos da floresta para alcançar a transcendência. Não se preocupe, você não precisa entender o folclore ou mitologia japonesa para jogar este jogo: o tema é apenas uma fina camada sobre o que é essencialmente um jogo abstrato euro onde os jogadores procuram marcar mais pontos.
A primeira coisa que chama a atenção em
Bitoku é que é um jogo pesado. Literalmente. Há muita madeira e plástico nesta caixa bem embalada, por isso pesa visivelmente mais do que praticamente qualquer outro jogo de caixa quadrada de 30 cm que você já encontrou. Há muita coisa acontecendo no jogo também, então inicialmente pode parecer tão pesado no sentido metafórico. Existem muitas partes móveis e uma infinidade de componentes para entender, mas depois que os jogadores descobrirem o que cada token representa e o que ele faz, o jogo não é tão complicado quanto parece. Figurativamente então, Bitoku é um jogo de peso médio.

Sem começar a tentar delinear as regras, o design de Germán P Millán para Bitoku pegou toda a gama de mecânicas de jogo euro e as colocaram juntas. Os 1-4 jogadores têm os seus próprios tabuleiros de jogadores individuais nos quais alojarão os seus 'peregrinos'. Eles estarão acordados ou adormecidos e, por razões que você não precisa entender, são fichas de cristal que despertam (ativam) os peregrinos, que você pode colocar em uma trilha de peregrinação ou alocar com fichas de pedra em seu tabuleiro individual para pontuar. Você tem cartas para representar os espíritos Yokai; baralhos inicialmente idênticos, mas uma mecânica de construção de deck permite que você desenvolva seu baralho com cartas mais poderosas e, a menos que você já tenha reduzido seu baralho ao tamanho mínimo, a cada rodada você pode retirar uma carta trocando seus pontos, enquanto ainda é capaz de incluí-la na pontuação final do jogo.

Na sua vez, você compra quatro cartas e escolhe três delas para jogar no seu tabuleiro de jogador individual (você descarta a outra). Você fará isso para as ações que as cartas lhe dão, enquanto também desbloqueia os dados em seu tabuleiro para que você possa enviá-los, estilo alocação de trabalhadores, para o grande tabuleiro principal. Dependendo de onde você os coloca, os dados ganham recursos, ajudam você a construir edifícios, coletar cristais, rochas, definir a coleção de espíritos Mitama e Libélulas, e geralmente marcam mais pontos, mas você pode ser limitado quanto a onde colocá-los porque você só pode obter o benefício de colocar um dado onde ele tenha um valor que corresponda ou seja maior do que os dados já naquele local. Os dados podem 'atravessar o rio' para realizar outra ação, mas isso reduz o valor do dado, inclusive para quando ele retornar ao seu tabuleiro de jogador. Para aumentar os valores dos dados, você precisa gastar fichas específicas coletadas. Novamente, você vai querer aumentar os valores dos dados sempre que puder, porque valores de dados mais altos obtêm maiores benefícios dos locais em que são colocados, eles geralmente lhe darão mais opções sobre quais ações extras você pode realizar ativando edifícios colocados por qualquer dos jogadores, e eles podem efetivamente bloquear o uso de um local por outros jogadores.

Existem cartas objetivas e oportunidades para coleção de conjuntos, então este é um jogo em que pode não haver um milhão de maneiras de marcar pontos, mas às vezes pode parecer que são muitas. Em cada uma das quatro rodadas, você fará um máximo de nove ações, então isso é um máximo de 36 ações no total - e pode haver algumas rodadas em que os valores dos dados e os dados de outros jogadores, ou uma decisão de não 'atravessar o rio' para obstruir outros jogadores, impedir que você faça mais de 6 ou 7 ações. No entanto, você geralmente tem muitas opções para escolher, então este não é um jogo para jogadores propensos a AP (Paralisia de Análise). Com até nove ações, as partidas aqui no Board's Eye View parecem mais confortáveis com dois ou três jogadores do que com o complemento máximo de quatro. Dito isto, você descobrirá que pode planejar sua próxima ação enquanto outros jogadores estão jogando.

Mesmo quando você aprendeu todos os termos mitológicos japoneses, a infinidade de peças e lugares no tabuleiro, e as diferentes maneiras pelas quais cada peça é ativada e/ou usada em combinação para marcar pontos, pode ser esmagadora. Este é um jogo com o qual você pode ter dificuldades em sua primeira partida, mas deve achar mais acessível quando retornar a ele. A ordem de turno antecipada oferece uma vantagem mensurável. Você pode usar um de seus dados para pegar o primeiro jogador na próxima rodada, mas isso é caro, pois você está sacrificando duas ações em potencial para fazer isso. Em outros jogos em que há uma vantagem em ser o primeiro, geralmente há alguma compensação para os outros jogadores; por exemplo, um recurso extra. Gostaríamos de ter visto algo semelhante em Bitoku, pelo menos na primeira rodada. Ao discutir essa sugestão, no entanto, o designer Germán P Millán defendeu o caso de jogadores fazendo maior uso da zona que afeta a ordem do turno, apontando que pode ser uma maneira especialmente útil de utilizar dados de valor 1.

Eu disse que o peso físico da caixa foi o que primeiro chama a atenção no jogo, mas a segunda e mais memorável coisa é a beleza dos tabuleiros e componentes, graças em grande parte à arte de Edu Valls. Há um único grande tabuleiro central de jogo, mas é modificado com sobreposições que o alteram ligeiramente para diferentes contagens de jogadores. O tabuleiro pode parecer assustadoramente ocupado à primeira vista, mas logo você se familiarizará com seus vários locais e trilhas. Também ajuda que o Bitoku se beneficie de um livro de regras bem escrito e claro.
Com o seu tabuleiro grande e cheio de componentes, algumas pessoas de nosso grupo iniciaram este jogo com apreensão. No entanto, todos que jogaram Bitoku, ganhando ou perdendo, saíram da mesa com uma experiência positiva. Vários passaram a encomendar uma cópia para si mesmos. Haveria uma recomendação melhor?
Review by Selwyn Ward
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.