marioho::1. Sim. O enunciado das regras é deliberado: dano extra, é aplicado em cima do que rolar nos dados. Rolou zero, então 0+1=1
2. Não, os danos dos dados são aplicados por guerreiros. Se não existem guerreiros da outra facção, ela não aplica o dano rolado no dado. Mas emboscadas ainda podem ser jogadas pelo defensor de uma clareira indefesa, vale lembrar
3. Não. Foi uma batalha normal, não uma batalha em clareira desprotegida/indefesa. Dano adicional só acontece em batalhas em clareiras indefesas. Batalhas são instantâneas e simultâneas, salvo para aplicação de efeito específico de alguma carta ou de alguma facção – que não é o caso, então não dá para fracionar a fase num "blz, agora você não tem mais guerreiro, então a clareira ficou desprotegida durante o porradão".
A questão das emboscadas é bacana e encaixa muito bem no lore do jogo. Tematicamente, todas as cartas são interações entre as facções e as criaturas da floresta. Daí que as emboscadas são feitas como a arte mesmo sugere: pelas criaturas que vivem naquela clareira.
Outra questão que encaixa bem nesse cenário: o defensor pode destruir construções do agressor também. Se, por qualquer motivo, o defensor tiver dano suficiente a aplicar para destruir todos os guerreiros do agressor e ainda contemplar alguma construção, a construção vai pro saco.
Jogador novo de root aqui e tenho a mesma dúvida haha
Só pra ver se entendi então.. O dano extra independe do resultado do dado e da quantidade de guerreiros na clareira.. isso?
Ou seja, sempre que tiver um dano extra, é um dano limpo.
Se for isso mesmo, esses cenários estão corretos?:
2 guerreiros e 3 no dado = 2 de dano pelos guerreiros + 1 de dano extra
3 guerreiros e 1 no dado = 1 de dano pelos guerreiros + 1 de dano extra
Fiquei muito na dúvida na primeira gameplay e não achei tão claro assim no manual.. (ou eu que não entendi mesmo kkkkk)