Por Dane Trimble
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1524109/everythingboardgamescom-lost-woods-review
Lost Woods é um jogo de exploração de mapa, onde aventureiros perdidos derrotam inimigos com armas poderosas e magias para ganhar ouro. Você consegue escapar?
Os jogadores começam num acampamento no meio da Lost Woods, equipados com apenas itens domésticos aleatórios. Em cada turno, movem-se ao longo do mapa e exploram novas áreas, colocando uma carta que representa um lugar no mapa. A exploração leva a novas armas, inimigos, ouro, magias, e por vezes á um gnomo sorrateiro que rouba seu ouro.
Os inimigos são combatidos com uma mecânica simples de dados. Cada arma e inimigo rola um único dado, e seu poder varia de acordo com o número de lados dos dados, a partir de d4 até d20. Cada vitória é recompensada com certo número de peças de ouro.
Quando alguém se aproxima de deixar a Lost Woods, o Guardião bloqueia o caminho, e fornece uma grande quantidade de ouro para qualquer um que vencê-lo.
O jogo termina quando alguém encontra uma saída. O vencedor é o jogador com mais ouro. Se os jogadores estão empatados, devem lutar entre si.
Configurar e jogar:
Para configurar
Lost Woods cada jogador deve escolher um personagem - compra a carta e ficha do personagem associado - colocando a carta à sua frente e o marcador de personagem correspondente no tabuleiro, e o tile inicial é colocado no centro do jogo. Cada jogador, em seguida, pega uma ficha de ouro para sua reserva.
Os jogadores embaralham e criam pilhas de tiles para sorteio, separando em norte, leste, oeste e sul e as colocando no "fundo do baralho" na parte inferior de seus respectivos montes. Estes montes são colocados fora do caminho, na mesa. Cada jogador então pega uma arma D6, um item de partida e um marcador de monstro. A arma é adicionada ao seu inventário em sua carta de personagem. O item e o monstro são então adicionados ao saco de sorteio que é deixado ao lado. Fichas de ouro, magias e guardiões são colocados de lado também. Os dados são colocados ao alcance de todos. Agora estão prontos para começar.
Note que o mapa fica muito grande ao longo do jogo... deixe bastante espaço para expandir.
Depois que o jogador inicial é escolhido, cada turno é dividido em três etapas:
- Mover. Um jogador pode mover seu personagem até três espaços, seguindo as regras básicas de movimento.
- Explorar. O jogador pode adicionar um tile no mapa ao lado da sua localização atual. O tile adicionado deve coincidir com a direção que o jogador está explorando. Por exemplo, se um jogador está explorando/indo para o Norte deve retirar a pilha do monte Norte. Ao colocar o tile sua direção deve coincidir com a direção do tile já existente. Por exemplo, se explorar indo para o Norte, o jogador deve colocar o novo tile com o lado sul ligando com o lado norte do tile existente.
Uma vez que um tile é comprado e colocado o jogador seguinte compra um item / monstro do saco de sorteio e resolve-o. Se a ficha é um item, o jogador pode adicioná-lo ao seu inventário em sua carta de personagem, se houver espaço. Se não, o jogador pode escolher soltar o item no tile em que se encontra atualmente. Se o jogador encontrou um marcador de monstro durante esta fase, ele deve lutar contra ele. Veja o "ataque" abaixo.
- Atacar. A luta é resolvida rolando os dados correspondentes para a arma que você está carregando e rolando os dados correspondentes para o monstro! Se o jogador perder, deve deixar tanto um ouro como um item onde está e, em seguida, retornar a ficha de personagem para o centro do tabuleiro. Se o jogador ganhar ele é recompensado com a quantidade de ouro indicada na ficha de monstro. Se empatar o jogador deverá esperar pacientemente até que seu próximo turno chegue para atacar novamente.
O jogo termina quando um jogador encontrar um tile de saída e mover-se por ele. O jogador tem que derrotar o Guardião e movimentar / explorar para além daquele tabuleiro. Guardiões são como monstros, exceto que muito mais poderosos e precisam receber três ataques para serem derrotados. O jogo também termina se o mapa se fechar e não houver outras maneiras de explorar.
Neste ponto, o vencedor é o jogador com mais ouro!
Análise:
Como pai de três jovens jogadores e uma longa experiência em ser gamer eu estava animado para jogar
Lost Woods. Embora este jogo não seja pesado na questão de estratégia, ele é muito divertido. Explorar e lutar com armas não tão típicas contra monstros neste jogo será atraente para muitos jogadores.
Tema:
Estou um pouco perdido (trocadilho possivelmente intencional), se tratando do tema de
Lost Woods. Embora existam muitos elementos da configuração típica de fantasia também há toques modernos que me jogam em um círculo. Num minuto você pode estar lutando contra um esqueleto com uma espada e no próximo você pode estar em combate mortal com um peixe de ouro assassino usando uma chave inglesa. Quem diria? Vamos chamar o tema de fantasia peculiar, porque é bem... peculiar. Quando você explorar o mapa certifique-se de ter tempo de olhar ao redor, já que você pode encontrar um esconderijo de um monstro em um anexo ou o caminho de volta para casa, saindo de Nárnia.
Mecânica:
A mecânica de
Lost Woods é simples, direta e típica para um jogo de masmorra. Mover, explorar e rolar dados para resolver as batalhas. Isto não é ruim já que funciona bem e deixa o jogo bastante agradável. As mecânicas são rápidas para ensinar e acessíveis para todas as idades.
Componentes:
Os componentes e obras de arte são maravilhosos! Todas as cartas e fichas são da mais alta qualidade. Há também um grande insert funcional na caixa para organizar os componentes. A obra de arte é excelente e realmente se encaixa na natureza caprichosa do jogo. Como mencionei antes, você pode gastar muito tempo apenas olhando atentamente para os tiles de mapas para ver coisas escondidas.
O Bom:
Lost Woods não pretende ser um jogo estratégico profundo e ele não é, e isso é uma coisa boa. Eu amo a natureza alegre do jogo, com suas referências divertidas para outras obras semelhantes, como Nárnia. Ele joga bem e é fácil para os jogadores mais jovens, eu mesmo coloquei meu filho de 3 anos jogando com a gente. A obra de arte, como mencionado acima é maravilhosa e funciona bem com o tema e o jogo em geral.
O Ruim:
Eu não tenho quaisquer comentários negativos a fazer sobre
Lost Woods. Os jogadores podem querer mais conteúdo, mas estou certo de que as expansões podem curar isso.
Total:
Lost Woods é um grande jogo para grupos familiares, ou para aqueles que procuram um jogo de masmorra suave. Ainda não tive a oportunidade de jogar as variantes, mas estou ansioso para ver o que mais elas adicionarão ao jogo. Ele é um recurso valioso na prateleira e verá muito tempo na minha mesa. Estou dando à
Lost Woods uma nota 4 de 5!
Traduzido por mgstavale