Post original: https://www.boardseyeview.net/post/mini-express
A Moaideas parece ter criado um nicho na publicação de jogos com regras fáceis de entender, mas com profundidade na forma como os jogos são executados e como as ações dos jogadores interagem.
Mini Rails foi um ótimo exemplo, e
Mini Express, do mesmo designer Mark Gerrits, trás de volta outro jogo de tema ferroviário inteligentemente projetado.
Você pode considerar
Mini Express vagamente como uma sequência do Mini Rails, mas é um jogo bastante distinto e separado: certamente não mais do mesmo. Na superfície, Mini Express tem a aparência de um jogo ferroviário de 18XX, pois há quatro empresas ferroviárias e os jogadores coletarão ações dessas empresas, mas, ao contrário da maioria dos jogos do gênero 18XX, Mini Express simplificou regras que o tornam super fácil de jogar.

O jogo vem com um tabuleiro de dupla face representando os Estados Unidos de um lado e a Europa do outro. Existem algumas regras opcionais que você pode incorporar que são específicas para cada um desses mapas, mas as regras para ambos os mapas são as mesmas. Existem quatro companhias ferroviárias, cada uma correspondendo a um tipo específico de frete (marrom - madeira; cinza - ferro; laranja - peles; branco - algodão). Na preparação, as fichas são retiradas de uma sacola e dispostas para determinar quais duas mercadorias estão em demanda em cada uma das cidades do tabuleiro. Cada uma das empresas começa com quatro trens, que representam a capacidade daquela empresa.

O jogo dificilmente poderia ser mais simples: no seu turno, você pode realizar uma de duas ações. Você pode colocar trilhos para conectar a cidade de origem de uma empresa ou trilhos já colocados a qualquer outra cidade dentro do alcance (ou seja: que pode ser alcançada sem exceder o número de trens na oferta dessa empresa). Você move o marcador dessa empresa pelo número de trilhos colocados, contando apenas os hexágonos entre as cidades (não as próprias cidades). Você também move seu próprio marcador para cima na trilha de influência para cada uma das mercadorias em demanda na cidade à qual você acabou de se conectar; então, se a demanda da cidade fosse por madeira e algodão, você moveria seu marcador um espaço nos trilhos de influência para as empresas ferroviárias marrom e branca, independentemente de qual trilho da empresa foi colocado.

A ação alternativa que você pode fazer em vez de colocar o trilho é coletar um certificado de ações de qualquer empresa. Você paga a parte reduzindo sua influência em um espaço para cada trem que essa empresa ainda tem em seu tabuleiro. Isso significa que se um jogador anterior reduziu o número de trens para zero, você pode usar sua vez para pegar uma parte dessa empresa de graça! Sempre que um jogador recebe uma parte, mais três trens são adicionados ao estoque da empresa.

Há uma incompatibilidade temática, é claro, entre adquirir ações de uma empresa e reduzir a influência - você pode esperar mais naturalmente que a propriedade aumentaria sua influência - mas como mecânica de jogo isso funciona excepcionalmente bem. Os jogadores estão sempre tentando maximizar seu progresso nas trilhas de influência porque a posição na trilha afetará o valor de suas ações no cálculo final: você multiplica o número de ações que possui em uma empresa pelo valor de pontos que corresponde a sua posição relativa na trilha de influência. Você obviamente vai querer coletar o máximo de ações que puder, porque chegar ao topo da trilha de influência de uma empresa não será útil se você não tiver ações dessa empresa!

O resultado líquido, então, é um ato de equilíbrio inteligente, semelhante a um jogo abstrato de otimização de quebra-cabeças, em vez da maioria dos outros jogos de trem, com uma jogabilidade altamente interativa. Os jogadores não estão vinculados a nenhuma empresa ferroviária - eles podem, na sua vez, traçar o caminho de qualquer empresa e podem pegar as ações de qualquer empresa. Jogadores astutos rapidamente aproveitam as oportunidades abertas por seus oponentes para ganhar uma parte com pouco ou nenhum custo de influência.
Mini Express é essencialmente um jogo de 3 a 5 jogadores, mas as regras oferecem algumas maneiras alternativas de jogar com apenas dois jogadores, bem como as regras e componentes adicionais para jogar solo. E, surpreendentemente, a Moaideas ainda conseguiu encaixar todo o pacote em uma caixa compacta.
E se você gostar de
Mini Express tanto quanto nós gostamos, ficará querendo mais. É um apelo ao qual Moaideas está respondendo. Há um Kickstarter que adicionará mais dois mapas para jogar: Taiwan e Reino Unido. E essas expansões não são apenas grades esteticamente alternativas; cada uma delas tem um cenário histórico e vem com regras adicionais que alteram tanto a preparação quanto a maneira como as empresas Mini Express operam. Isso significa que você pode esperar que os novos pacotes de mapas sejam um passo incremental em relação ao jogo principal, adicionando opções de jogabilidade tematicamente apropriadas para Taiwan durante o período de colonização japonesa e para o Reino Unido após a Primeira Guerra Mundial. O Kickstarter foi lançado em 5 de julho, mas você pode
clicar aqui agora para registrar interesse e receber uma notificação do Late Pledge.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.