Caros Boardgamers
Na verdade os board games acabam sendo para 4 jogadores, salvo engano, porque inicialmente esse era o tamaho das famílias alemãs, ou seja, pai, mãe, filho, filha. Até porque depois da segunda guerra houve uma grande desconfiança entre os europeus em relação à possibilidade de uma nova guerra mundial, especialmente durante a guerra fria, o que reduziu drasticamente o tamanho das famílias. Isso inclusive é um sério problema de envelhecimento da população europeia.
Com isso por uma questão de tradição os board games acabam sendo pensados para 4 jogadores que é o padrão. Além disso há sempre a questão da demora do retorno da sua vez de jogar. Alguns jogos são um suplício, porque você acaba jogando a cada 45 minutos, em partidas com 6 jogadores.
Também é preciso considerar que os jogos são feitos pensando em 4 jogadores, para que possa ser vendida a expansão para que a pessoa possa conseguir jogar com mais jogadores.
Portanto, a princípio, os jogos são balanceados para 4 jogadores, que é o máximo padrão da maioria dos jogos. Isso pode ser um problema para um público brasileiro, que é comum ter grupos de jogo com mais pessoas, como parece ser a questão que motivou o tópico.
Assim sendo, considerando que jogos como o Azul são balanceados para 4 jogadores, acho que não é apenas uma questão de aumentar a quantidade de peças ou cartas, com a utilização de duas caixas de jogo. Muito provavelmente isso não deve dar muito certo, portanto o mais indicado deve ser mesmo utilizar duas mesas separadas para grupos maiores, no caso do Azul.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio