frankhiromi::No meu caso tive o Dead of winter e me desfiz dele porque achei muito anticlimático. Esse negócio de ter mais de um personagem e às vezes valer a pena perder o personagem, - - afinal, quem se importa? - me mata.
Nemesis, por outro lado, eu gostei de todas as partidas que eu joguei. Acho genial o negócio de você poder escolher ser sacana ou não, acho bem mais legal que o negócio de ter um ou nenhum traidor do DoW. No Dow se você expulsa o traidor acaba a tensão. Por outro lado em uma jogada o traidor consegue destruir a colônia comendo todas as rações e GG para o resto do grupo. No Nemesis tem muito mais margem para correção.
Uma coisa que amo no Nemesis é ver os planos irem por água abaixo. No último jogo eu estava ileso, com objetivos quase cumpridos, só faltava hibernar. Aí me aparece um Alien e depois de gastar toda munição eu sou obrigado a atacar ele no corpo a corpo com o cientista. Demos muita risada de imaginar o cientista tentando matar o alien atropelado com a cadeira de rodas enquanto o capitão saía correndo (para ser emboscado em outra sala e morrer, enfim: justiça poética). No fim os sobreviventes escaparam mas eu acabei morrendo por ter sido contaminado durante o combate corpo a corpo. Mas a pilota e o soldado se casaram e deram o nome do cientista para o primeiro filho deles (kkkkkk, meu grupo viaja).
Mas entendo suas críticas, gosto é gosto. É bom ouvir outras opiniões.
Concordo demais!
Achei o Dead of Winter mais burocrático que temático, e com um final um tanto broxante.
Já o Nemesis, joguei só uma vez, mas foi a maior experiência imersiva que tive em um jogo de tabuleiro (ao lado, talvez, de algumas poucas partidas de Mansions of Madness). Curiosamente, joguei pela primeira vez o Azul logo antes do Nemesis: que joguinho gostoso! São experiências totalmente diferentes. Enquanto Azul é um leve quebra cabeças competitivo que deixa o cérebro todo alegrinho com a serotonina, o Nemesis é uma experiência cinematográfica de Imax completa, com 3d, suspense, sustos e pipoca. Quero jogar os dois muitas vezes mais!