Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Gloomhaven: Presas do Leão
  4. Deck da Guardiã do Vazio

Deck da Guardiã do Vazio

Gloomhaven: Presas do Leão
  • avatar
    Gil Pinheiro13/09/22 17:42
    avatar
    Gil Pinheiro
    13/09/22 17:42
    8 mensagens MD

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/bb83e_k9z7ua.jpg

    Olá a todos, estou na dúvida sobre o deck da Guardiã do Vazio.
    A dúvida não é sobre o uso cruzado das cartas mas sim sobre os textos e habilidades:

    Nesses quadrados vermelhos (desenhados nas cartas) a Guardiã tem duas opções: ela pode dar o ataque 4 (carta da esquerda - superior) e ataque 6 (carta direita - inferior) OU ela é obrigada a atacar EXCLUSIVAMENTE através de um aliado?

    O quadrado azul (carta direita - superior) tem duas habilidades (divididas pela linha tracejada), posso usar DESARMAR em um inimigo e o MOVER em mim, OU em um aliado OU inimigo?

    5
    0
    1
  • Compre agora o jogo Gloomhaven: Presas do Leão na LUDOSTORE
    R$ 553,05 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • naldo81
    24 mensagens MD
    avatar
    naldo8113/09/22 18:10
    naldo81 » 13/09/22 18:10

    Os texto são bem claros, quadrados vermelhos, um aliado(é o outro personagem, dentro do alcance dela que faz o ataque, e não ela.) quadrado azul,o alvo e forçado a mover 2, o alvo é o monstro.e vc pode inclusive joga-lo numa armadilha. Acredito estar certo minha interpretação, é assim que estou usando essas cartas de habilidades

    6
  • Gil Pinheiro
    8 mensagens MD
    avatar
    Gil Pinheiro13/09/22 18:34
    Gil Pinheiro » 13/09/22 18:34

    undefined:
    naldo81::Os texto são bem claros, quadrados vermelhos, um aliado(é o outro personagem, dentro do alcance dela que faz o ataque, e não ela.) quadrado azul,o alvo e forçado a mover 2, o alvo é o monstro.e vc pode inclusive joga-lo numa armadilha. Acredito estar certo minha interpretação, é assim que estou usando essas cartas de habilidades

    Boa noite Naldo, 
    O que notei nas cartas do jogo é que o nome maior e em negrito é a habilidade em si e o texto menor alguma outra informação. Por exemplo um ATAQUE 2 com 3 de alcance. Vc pode realizar esse ataque com até 3 de alcance e inclusive Corpo a corpo (com zero de alcance) (com desvantagem). 
    Então esse texto pequeno nas cartas seriam opções para o ataque? Já que a habilidade em si é o ATAQUE X? 
    Outra observação é que no texto pequeno existe a palavra "Pode realizar" quando se refere a um aliado e a palavra "Deve" ou "Force" quando não se tem opção.
    Por isso a minha dúvida. 

    Por exemplo: a carta direita (vermelho inferior na imagem acima) Tem um aliado "PODE REALIZAR" e em baixo depois do valor do ataque em negrito (Ataque 6), tem: 

    "Se fizer isso, o aliado sofre 2 de dano".

    Ou seja, se não optar por atacar pelo aliado não existirá dano a ser distribuído.

    "SE" é condicional, vem de uma opção. Caso fosse obrigatório seria "AO fazer isso, o aliado sofre 2 de dano".

    0
  • smsnick
    720 mensagens MD
    avatar
    smsnick13/09/22 18:49
    smsnick » 13/09/22 18:49

    Gil Pinheiro::
    Boa noite Naldo, 
    O que notei nas cartas do jogo é que o nome maior e em negrito é a habilidade em si e o texto menor alguma outra informação. Por exemplo um ATAQUE 2 com 3 de alcance. Vc pode realizar esse ataque com até 3 de alcance e inclusive Corpo a corpo (com zero de alcance) (com desvantagem). 
    Então esse texto pequeno nas cartas seriam opções para o ataque? Já que a habilidade em si é o ATAQUE X? 
    Outra observação é que no texto pequeno existe a palavra "Pode realizar" quando se refere a um aliado e a palavra "Deve" ou "Force" quando não se tem opção.
    Por isso a minha dúvida. 

    Boa dúvida.. não me recordo de ter visto uma carta assim no primeiro Gloomhaven. De fato a habilidade é a maior, porém na interpretação da carta, o "PODE" é opcional. Não joguei essa versão ainda mas fiquei com essa dúvida, se obrigatoriamente, deve executar a primeira parte da carta.

    1
  • Gil Pinheiro
    8 mensagens MD
    avatar
    Gil Pinheiro13/09/22 18:55
    Gil Pinheiro » 13/09/22 18:55

    Pensem comigo, se por acaso (num jogo de duas pessoas) o aliado ficou exausto no meio do cenário. Sobrou apenas ela em jogo, ela ficará apenas nas ações básicas o jogo todo (ações básicas são aquelas no meio da carta - anda 2 e ataca 2)?

    0
  • smsnick
    720 mensagens MD
    avatar
    smsnick13/09/22 19:26
    smsnick » 13/09/22 19:26

    Gil Pinheiro::Pensem comigo, se por acaso (num jogo de duas pessoas) o aliado ficou exausto no meio do cenário. Sobrou apenas ela em jogo, ela ficará apenas nas ações básicas o jogo todo (ações básicas são aquelas no meio da carta - anda 2 e ataca 2)?

    Exatamente. Filosoficamente analisando, se vc tem nessas cartas a obrigatoriedade de executar as frases pequenas, vc não tem nelas cartas de ataques, vc passa a ter cartas Suporte de ataques. A diferença é justamente essa que vc citou; não tendo ninguém em quem aplica-las, elas se tornam inúteis. 
    .
    Lembro que no Gloomhaven 1 as palavras pequenas eram opcionais e vinham sempre após a habilidade, mas como mudou algumas regras nessa nova versão, eu não sei como está.

    2
  • naldo81
    24 mensagens MD
    avatar
    naldo8113/09/22 19:55
    naldo81 » 13/09/22 19:55

    Agora a dúvida pairou no ar!!kkkkk
    Deve ter algo no BGG será sobre essa dúvida?

    1
  • marioho
    138 mensagens MD
    avatar
    marioho13/09/22 20:24
    marioho » 13/09/22 20:24

    Apesar da diferença de tamanho, o texto ainda é lido de cima para baixo e as linhas separam ações ou efeitos distintos. Essas habilidades têm como alvo um aliado e, por definição expressa do jogo, não podem ter como alvo o próprio personagem (ver Aliado no Glossário, p. 2).
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b8f26_7111m9.png

    Também vale conferir o apêndice de Anatomia das Cartas, p. 23 do Glossário. Tanto o Mover quanto o Destrua um obstáculo adjacente são consideradas habilidades diferentes, apesar da diferença no tamanho do texto. No seu exemplo, a única diferença é que a habilidade em texto menor aparece antes.
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d5ad3_7111m9.png

    Para não ter dúvidas, o primeiro texto das suas cartas constitui a habilidade Conceder uma Ação, prevista na lista da p. 11 do Glossário (verbete Habilidades) e definida na p. 5 dele. Ou seja, você não pode usar as habilidades dos quadros vermelhos na própria personagem não. 
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a5ecf_7111m9.png

    Sim, se vocês não jogarem bem, existe o risco de a Voidwarden ficar bem limitada mesmo! Faz parte do puzzle e equilíbrio dos personagens.

    ---
    Edit: Tenho o jogo em inglês, daí fico meio perdido com as traduções. Resolvi dar uma olhadinha no BGG de novo, até porque lembro de já ter topado com algumas discussões assim. Só jogar voidwarden herself attack que acha um tanto de resultado. Alguns exemplos:

    • Can Voidwarden pick herself for attacks?
    • Questions about Voidwarden's interactions with some basic mechanics
    • Voidwarden question – nesse aqui o sujeito até fez a mesma pergunta, e se os aliados forem pro beleléu?

    6
  • naldo81
    24 mensagens MD
    avatar
    naldo8114/09/22 07:31
    naldo81 » 14/09/22 07:31

    Gil Pinheiro::https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/bb83e_k9z7ua.jpg

    Olá a todos, estou na dúvida sobre o deck da Guardiã do Vazio.
    A dúvida não é sobre o uso cruzado das cartas mas sim sobre os textos e habilidades:

    Nesses quadrados vermelhos (desenhados nas cartas) a Guardiã tem duas opções: ela pode dar o ataque 4 (carta da esquerda - superior) e ataque 6 (carta direita - inferior) OU ela é obrigada a atacar EXCLUSIVAMENTE através de um aliado?


    Lendo o Glossário P2 e o livro aprenda a jogar P7 tira essa dúvida: P2 Ação (de Cima, de Baixo) Uma ação é TODA a metade de uma carta de habilidade de personagem, REALIZADA COMO UM TODO. Geralmente, um personagem realiza duas ações no seu turno. P7 Uma ação (TODA A METADE de uma carta) deve ser realizada NA ORDEM DESCRITA.
     para mim não resta mais dúvidas. Ou vc faz ação concedendo um ataque a um aliado que não é vc, ou usa a habilidade pra mover um alvo que é o inimigo,(no caso destas cartas da guardiã) ou faz ação básica da carta, que é atacar 2 ou mover 2.


    2
  • Gil Pinheiro
    8 mensagens MD
    avatar
    Gil Pinheiro14/09/22 10:43
    Gil Pinheiro » 14/09/22 10:43

    Bom dia meus amigos, a dúvida foi esclarecida. Muito obrigado Naldo81 e Marioho pelo apoio e explicações.
    Boas jogatinas à todos. 

    2
Responder
  • 1(current)
  • 2
Gloomhaven: Presas do Leão - Deck da Guardiã do Vazio
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.