flmartins23::Bom dia renato_cec,
Tendo em vista o manual do jogo estou com algumas dúvidas e preciso da sua ajuda.
O duelo
Caso queira, o jogador atacante pode, como sua segunda ação, acrescentar uma segunda carta de Canhão ao seu ataque, também virada para baixo;
Dúvida: Se o duelo já for a 2ª ação do jogador ele só poderá colocar no máximo uma carta de canhão na mesa e mais 2 piratas se quiser?Você mencionou que o papagaio vale como uma ação, então se o jogador duelar como 2ª ação não pode usar o papagaio em hipótese alguma?
O jogador defensor posiciona até duas cartas de canhão, viradas para baixo, à sua frente na mesa;
Dúvida: O defensor pode colocar 2 canhões e 1 papagaio ou apenas 1 canhão e 1 papagaio?
O jogador derrotado no duelo descarta os seus Piratas;
Dúvida: Essa parte peguei do site e não do manual em pdf. A regra atualizada diz também que ambos os jogadores descartam canhões, papagaios e timoneiros usados no combate. Minha dúvida é: Tenho que descartar todas as cartas mesmo se o defensor fugir ou não colocar nenhuma carta? Não seria mais justo baixar uma carta de cada vez no duelo, com o atacante começando? Assim ele colocaria por exemplo um canhão de 2 tiros e o defensor se não colocar nada ele nem colocaria um outro canhão sabendo que vai perdê-lo. Entendo que se o defensor nem usou nada para a defesa, um único tiro já é vitorioso, nem precisei usar o outro canhão. Sei lá se fui claro...rs
Olá, Fernando. Tudo bem?
Obrigado por mandar suas dúvidas.
Então, vamos aos tópicos.
1 - O Duelo
É bem por aí, sim. Quando o atacante declara um duelo como sua segunda ação no turno, ele não pode baixar uma segunda carta de canhão. Para realizar um ataque com duas cartas de canhão, o jogador deve realizar apenas aquele duelo em seu turno, não podendo comprar cartas e/ou fazer outras ações.
Piratas NÃO podem ser jogados DURANTE um duelo. O Pirata é uma carta que entra em jogo como uma carta normal, como Saque, Luneta, etc, mas não possui efeito imediato. Ele fica em seu "navio" e seu efeito só é aplicado em duelos. Descer um Pirata conta como uma ação.
O Papagaio só pode ser jogado para copiar uma carta jogada anteriormente no turno, e também conta como uma ação, portanto, Papagaios só podem ser jogados como segunda ação. Para que um Papagaio participe de um Duelo, tem que ser como uma das seguintes maneiras:
1 - Em um Duelo de duas ações, em que o ATACANTE coloca duas cartas suas em duelos, o Papagaio pode entrar como a segunda carta, copiando o Canhão que o acompanha. Ou seja, o atacante pode posicionar uma carta de Canhão - 3 Tiros e um Papagaio, fazendo um ataque de 6 tiros, no total.
2 - Caso a primeira ação do jogador tenha sido um Duelo de 1 ação, utilizando-se de um Canhão, como segunda ação do turno, o Papagaio pode ser usado para iniciar outro duelo, copiando o Canhão utilizado na primeira ação. Ele também é disposto de virado para baixo e segue o mesmo "ritual" de um duelo normal.
3 - O Papagaio pode ser utilizado como uma segunda carta da DEFESA, para copiar o primeiro canhão. Ou seja, o defensor pode posicionar, por exemplo, um Canhão - 3 Tiros em sua mesa e um Papagaio, fazendo uma defesa com 6 Tiros.
Segunda dúvida: O Papagaio sempre conta como uma carta do Duelo, então ele pode posicionar apenas 1 Canhão e 1 Papagaio.
Terceira dúvida: Sim, todas as cartas que estiveram em um duelo são descartadas. Pense como se fosse o seguinte: Você deu tiros, o defensor fez uma manobra com o seu Timoneiro e escapou daqueles tiros. A tentativa de ataque foi frustrada e você desperdiçou seus Canhões, enquanto o Timoneiro do adversário ficou exausto.
Sobre jogar uma carta, esperar a defesa e depois jogar outra carta, é uma opção, mas muda muito a característica engraçada do jogo de se colocar muita artilharia em um Duelo e acabar sendo frustrado, além de a forma atual forçar sempre a maior interação entre os jogadores, permitindo blefe, conversa fiada, esse tipo de coisa, que sempre acrescenta à experiência do jogo.
De qualquer forma, se seu grupo preferir dessa forma, não se sinta preso ao manual, aplique-a e experimente-a.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Renato Simões