kleber::Grumer::Rodrigo Avelino::Vocês estão esperando algo mais na pegada do dominion, com caixas como “jogo base” ou algo como Legend of the Five Rings, Starr wars ou key forge, que precisam estar se renovando a cada 4 meses??
Grumer::No bgg o autor comentou que ja tem varias ttaducoes planejadas para o primeiro semestre de 2023, mas pt nao está entre elas. Mas disse tambem que outras linguas virão no segundo semestre de 2023. Então deve vir la pro fim do ano que vem. O jogo esta sendo bem avaliado nos previews americanos. Tomara que venha mesmo, ele parece ser uma versão condensada do war of the ring.
Bom dia Rodrigo, tudo bem? Dei uma lida no FAQ do desenvolvedor, ele disse que o jogo será completo já no lançamento, não é lcg nem ccg, serão 120 cartas cobrindo os povos e eventos da trilogia do anel, 14 campos de batalha e 27 caminhos da história do anel. Ele disse que já existe 1 expansão planejada para 2023, para adicionar o 5 e 6 jogador, além de incluir os povos e eventos das guerras do norte (selvagens, os haradrin, homens do norte, etc).
Mas é bem diferente de LCG e CCG?
Detesto LCG e CCG porque são muito complicados, então queria que fosse algo realmente diferente.
É bem diferente sim Kleber! Nesse jogo os baralhos já vem completos, com 30 cartas cada (caso jogue em 2 jogadores, são 2 baralhos de 60 cartas cada). Você sempre usa esses mesmos baralhos, não há construção de baralho.
Na expansão que virá, eles pretendem incluir cartas de novos povos, os povos das guerras do norte, que constam nos apêndices dos livros. No jogo base vêm os povos: Dunedain, Rohan, Elfos, Anões (só o Gimli e seu machado), Hobbits, Magos, Mordor, Saruman, Monstros, Exércitos do Sul.
Os baralhos serão 2 dos povos livres com 30 cartas cada (Aragorn - Dunedain + Elfos, e Frodo - Hobbits + Rohan + Magos + Anões), e 2 das forças das sombras (Saruman - Saruman + Monstros + Exércitos do Sul, e Sauron - Mordor).
Além disso os 2 lados recebem 7 cartas de campos de batalha (que entrarão em jogo 1 por vez de forma alternada), e existe um baralho com o caminho do anel que será de 27 cartas, mas numerado de 1 a 9, sendo que serão 3 cartas para cada número, entram em jogo apenas 1 carta de cada número, representando a jornada do anel do condado até Mordor (as 3 cartas por número são para aumentar a rejogabilidade do jogo).
Durante o jogo, para se jogar uma carta é preciso reciclar outra (separar em uma pilha que será reembaralhada no baralho de compra quando esse zerar), e as cartas derrotadas serão excluídas do jogo. Esse processo fará com que o baralho cicle, dando a chance de jogar cartas nos momentos certos. Também faz com que o jogo fique mais apertado a cada rodada, já que as cartas usadas vão sendo excluídas do jogo.
Esse é só um resumo para dar uma ideia geral, o jogo ainda incluirá outras mecânicas e modos de jogo.