iuribuscacio::
Caro metelo
Salve meu camarada!
Eu entendo o seu ponto de vista, porém, eu gostaria de pontuar que, assim como toda atividade econômica, o setor de board games também é todo interligado. Um determinado mercado só cresce se as pessoas consumirem aquilo que o mercado produz, e o marcado de board games é predominantemente de bens e não de serviços. Portanto, se as pessoas apenas jogarem, ao invés de comprar board games o mercado nunca vai crescer, a produção de jogos não vai aumentar e os preços não vão baixar.
Outro fator a se levar em consideração, é que com um mercado brasileiro de jogos pequeno, muitos lançamentos bons, como também muitas expansões fundamentais, jamais serão lançadas aqui. E isso afeta inclusive as pessoas que costumam importar os jogos como é o seu caso. Basta ver a quantidade de lançamentos internacionais que não enviam para o Brasil. Como o nosso país já tem sérios problemas estruturais, como um quase-monopólio dos Correios para lá de ineficiente, como temos um sistema de tributação absurdo, e ainda como acontece corriqueiramente o sumiço ou avario de encomendas internacionais, nós não podemos nos dar ao luxo de ainda por cima sermos um mercado pequeno. Simplesmente não compensa para as editoras gringas sequer considerarem o Brasil como um mercado atraente, para o envio de jogos.
Por isso, na minha opinião, o principal motivo para o mercado nacional de board games não crescer é o alto preço dos jogos, mais do que qualquer outra coisa, e isso acaba afetando até mesmo as pessoas na sua situação, que costumam importar jogos, tanto quanto compram os lançamentos nacionais.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio
Fala Iuri. Por isso que gosto de trocar posts com voce. Sempre bom argumentos, sempre educados independentemente de concordarmos ou nao. Nota 10 mesmo.
Eu concordo com o que voce falou, so que acho que temos um problema dos elementos medianos que atuam no mercado de BG daqui. O consumidor de BG no Brasil, topa receber qualquer servico ou produto, independentemente ou nao da qualidade entregue e ainda defende as empresas. E isso para mim e um erro, nao aceito dar meu dinheiro para produtos e servicos de ma qualidade sob a desculpa false de que temos apenas 1 opcao para obter dado servico/produto. Por outro lado as empresas operam com medo (e com bastante razao) de ir a falencia por nao vendedr uma tiragem completa, entao oferecem produtos incompletos preficicado para nao acontecer a importacao pelos correios. E se encalhar desova apos 9 meses em media.
Como um addendum: por isso entendo o modelo da Mosaico, que vende KS na amazon e catarse, e so traz o que foi vendido, mais uma quantidade pequena para reparos/trocas. Dessa forma, eles minimizam muito o risco. Sim, existem outros problemas na execucao da Mosaico - principalmente a falta de comunicacao.
Independente de estar certo ou errado, esse é um modelo de precificacao que nao visa, e sem volume e dificil voce crescer o mercado.
So como dois exemplos desse comportamento interessante dos elementos, temos o lado doa consumidores de BG no Brasil (eu nao me coloco nesse grupo, pq realmente nao compro nada no Brasil) terem expectativas nao realisticas. Basta ver o rolo do Kahns da Estrela ano passado e o Foundations of Rome esse ano. A grande conclusao que um empresario chega e que o consumidor esta querendo coisas q nao sao possivel - o Foundations com o preco do Kahns encalhado. No outro lado, tem a questao das FLGS (as lojas de jogo), que sao cortadas pelas editoras toda hora, e tem uma base de cliente que pede um modelo de negocio nao viavel. Um "causo" que eu passei aqui em niteroi. Por volta de 2017/2018, as lojas todas estavam fechando, os eventos acabando, a cidade passou de poder jogar todos os dias, p voce ter sorte de jogar 1x por semana. Na epoca, eu estava com uma casa disponivel que podia abrir uma luderia. Fiz uma pesquisa de mercado para identificar qual modelo de negocio a comunidade queria.
Recebi bastante respostas, e de forma avassaladora, todos indicavam que queriam um restaurante, com acervo de boardgame para irem jogar e lanchar. Resultado, hj a casa e um restaurante com um mercado de vinho. Infelizmente o modelo de restaurante nao e compativel com o ter espaco para os clientes jogarem. O Restaurante quer rodar as mesas multiplas vezes por note, ja um espaco de jogos voce vai ter a mesa presa por horas (se nao a noite toda). Desse modo, nenhum restaurante vai conseguir maximizar as vendas com mesas que so pegam 1 ou 2 grupos por noite.
E se formos honesto, o que nos como jogadores querem e ter jogatinas com frequencia para jogarmos os jogos que gostamos. Mas isso acaba as vezes sendo dificil por nao termos a infraestrutura que proporciona encontrar grupos de jogos. E, na verdade, a propria Ludopedia faz um desfavor a comunidade por conta do medo das vendas perdidas ao bloquear trocas de informacao dos usuarios para marcar jogos. Em 6 anos por aqui, nao encontrei nenhuma pessoa para jogar por aqui.
TLDR: As empresas nao trabalham com um modelo de crescer o mercado, os consumidores querem achar produtos q sao inviaveis comercialmente e desencorajam investimentos para o mercado crescer. Ai, fica muito difcil a situacao melhorar.
my 3cents. (damn Inflation)
PS - S para explicar minha estrategia de compras, nao uso frete internacional, eu normalmente vou ao USA (o mercado com melhor preco de BG), e trago os jogos na mala. Quando voce fas as contas, nota que passa uma ferias em Orlando e gasta menos q comprar os jogos aqui do Brasil.