Uma esquadra controlada tubarões está disputando o controle dos mares com a União dos Moluscos, uma aliança de seres subaquáticos que quer retornar ao seu período de glória. Enquanto isso, contrabandistas com seus muitos tentáculos estão procurando as melhores oportunidades de negócios entre as linhas.
É um jogo de leve-médio cuja principal característica e a considerável assimetria. Ele mistura o conflito direto típico dos temáticos com uma mecânica um pouco mais sofisticada comum nos euros. Lembra um tanto o Root, que é da mesma editora, mas bem mais leve. No início de cada rodada os jogadores rolarão os seus dados pessoais (4 ou 5, dependendo da facção). Na sua fez, você deverá alocar dois desses dados no seu tabuleiro pessoal, o que ativará ações. As possibilidades de ação também variam de acordo com a facção. Todos podem se mover, o que pode ampliar o mapa via exploração ou gerar combates com outros jogadores (por meio de rolamento de dados e alguma preparação). Os tubarões e os moluscos disputam o controle de cada peça no mapa, o que lhe dá pontos no final de cada rodada. Os contrabandistas (que só entram nas partidas de 3 ou 4 jogadores), vão atrás de pontos via pegar e entregar mercadorias. Todos podem recrutar tripulantes, que são cartas que constroem o seu motor. O jogo termina no turno no qual alguém atingiu os 30 pontos de vitória.
Eu acho que Ahoy entrega aquilo que se propõe. Se você quiser algo parecido com a complexidade de Root, acredito que você se decepcionará. Mas esse jogo pode agradar mesas que demandem menos peso e que gostem que jogos temáticos.
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O Canal Jogando Juntos fez um vídeo superlegal sobre Dino Escape. Dá uma olhada.
Medo de me decepcionar, esperava algo na mesma complexidade do Root, mas com outra temática e outros tipos de estratégia. No entanto talvez seja bom para apresentar para outras pessoas, nem todos os meus amigos gostaram do Root.