A data é março de 1938. A vasta maioria dos austríacos comemoram a anexação político-militar do seu país com o Império Alemão. A Europa Central está caindo nas mãos dos nazistas e em breve todos os maiores cientistas competirão sob a proteção do líder Heinrich Himmler, cujo esquema para vitória é selvagem ou improvável. Porém qual dos times cientistas tem a coragem, imaginação e motivação para conseguir com sucesso os seus objetivos?
Secret Weapons of the Third Reich é um jogo onde de 1 a 4 jogadores simulam a corrida armamentista da Segunda Guerra Mundial sob a perspectiva alemã. De submarinos secretos na Groenlândia à base misteriosa 211 em Neuschwabenland, Antártida, esse jogo recria as incríveis histórias da tecnologia nazista, desde as famosas bombas V-1 e foguetes V-2 aos improváveis discos voadores derivados do trabalho de Nikola Tesla. Os jogadores conseguirão completar o projetor Haunebu a tempo? Será que Hans Kammler conseguirá chegar com seus discos voadores aos lado escuro da lua? O batalhão de submarinos secretos chegará à Antártida para continuar a pós-guerra? Ou ainda os cientistas alemães conseguirão produzir a bomba atômica para derrubar um disco voador ou através de um futurístico V-3? Seria ainda possível construir um gigante satélite solar para queimar toda a América?
Essas e outras respostas estão neste jogo semi-cooperativo e semi-competitivo de alocação de trabalhadores para todos os fãs de ficção científica e história em universos paralelos!
Em
Secret Weapons of the Third Reich cada jogador controla um ou mais grupos de pesquisa, cada um trabalhando em um projeto de arma secreta diferente. Cada grupo tem um pesquisador líder que provém um bônus (expressado em cubos ou cilindros do jogo) quando o mesmo é designado para um projeto. O pesquisador tem um valor de lealdade ao regime que mede a habilidade para realizar atentados de requisição e resistir aos mesmos.
Um jogador tenta ter o seu projeto aprovado e depois completado. Alguns requerimentos (cubos de recursos, cilindros científicos ou ainda tecnologias ligadas aos projetos) devem ser cumpridos e os custos pagos para se chegar à fase de desenvolvimento do projeto. Em cada turno os projetos aprovados vão gerar cubos de recursos como fundos. Projetos completos com sucesso geram pontos de vitória e permitem na maioria dos casos a produção de armas. As armas produzidas geram pontos de vitória e também a cumprir o objetivo cooperativo para todos os jogadores. Na verdade, se todos os jogadores falharem em construir um certo número de armas até o final do jogo, todos perdem. O número de armas a serem produzidas depende do número de jogadores.

O jogo começa em 1938, um ano antes do começo da grande guerra. No começo, os jogadores podem apenas colocar grupos de pesquisa em projetos aprovados na parte do mapa onde está a Alemanha e Áustria. Em 1939 e posteriormente, as conquistas do exército nazista permitirão ocupar outros territórios na Europa, porém todos devem prestar bastante atenção às várias localidades, pois algumas áreas permitem pesquisa e desenvolvimento, outras apenas produção de armas e outras ainda somente pesquisa e desenvolvimento de projetos específicos.
Além disso, os jogadores devem sempre se preocupar com o "estado da guerra". Isso significa que conforme o tempo avança no jogo, mais os jogadores estão sujeitos a bombardeios que podem causar grande perda de recursos e tecnologias. Em adição, quando chegar em 1943 o avanço dos Aliados e das forças soviéticas vão diminuir significativamente a área de jogo, o que força as escolhas de logísticas bem mais difíceis.
Caso um projeto completo ou arma produzida caia em mãos inimigas, os jogadores perdem pontos de vitória, mas a quantidade de armas que devem ser produzidas diminui também! Assim um certo nível de cooperação entre os jogadores é necessário. Cada um deve balancear seus objetivos e com a necessidade de compartilhar recursos e tecnologias para completar o objetivo em comum das armas.
Por fim, porém não menos importante, através de eventos um dos jogadores pode se tornar um traidor trabalhando nas sombras para ajudar o inimigo e ganhando o jogo sozinho se todos os demais falharem.
Traduzido por Rodrigo Deus