Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Sorte no jogo!

Sorte no jogo!

  • avatar
    yscalybur17/03/16 11:22
    avatar
    yscalybur
    17/03/16 11:22
    1137 mensagens MD

    Sorte é um dos fatores que eu analiso no jogo, como critério de avaliação de qualidade boa ou ruim.

    Em diversos comentários, eu vejo sempre uma conotação negativa, quase unânime, qualificando a “sorte” como ruim. Eu mesmo fui um desses caras por um tempo, até porque, as vezes, na vida, é só disso que precisamos, e é por causa disso que acho que existe esse sentimento contra a “sorte”, já que ela é um poderosa formalizadora imprevisível, que não te da chance de escolha.

    Jogos realistas não podem ter fator “sorte”


    O azar e a sorte caminham juntos. Na rotina da vida, a gente prepara tudo contando que poderemos ter sorte ou azar, e principalmente, não termos azar. São três condições sempre, a prevista, com azar e a com sorte.
    Para acordar, esta previsto que o seu despertador vai tocar, e se você não tiver sorte nem azar, é isso que vai acontecer.
    No jogo, você preparou o deck de 20 cartas, e se você não tiver sorte ou azar, você usará elas.
    Se você tiver azar, o celular não vai despertar, porque acabou a força de madrugada e o celular não carregou o suficiente.
    Se você tiver azar, seu oponente colocará uma carta de efeito que rouba 3 cartas do seu deck.
    Se você tiver sorte, você acordará do nada, e não perderá a hora no serviço.
    Se você tiver sorte, seu amigo não pode usar as cartas roubadas por serem incompatíveis com seus aliados.
    Algumas pessoas, formalizam que um jogo não é muito realista porque tem muita rolação de dados, muita sorte e pouca estratégia. Isso não é verdade porque acabei de exemplificar que a realidade das nossas vidas tem muito mais sorte e azar que um jogo. Você pode ter faculdade, mestrado e doutorado, experiência profissional, e perder a vaga de emprego para uma pessoa que conseguiu afinidade na entrevista e conquistou o entrevistador com diálogos. Você simplesmente teve o azar de ter disputado a vaga no dia e hora imprópria, pois tinha um adversário com atributo especifico, melhor que todos os seus, para conquistar a vaga. As vezes, seu adversário nem sabia e nem pensou a respeito, simplesmente tentou e conseguiu.

    Memória VS inteligência


    Eu tenho amigo, viciado em jogos de perguntas e respostas, como o trivial pursuit, ele é tão hardcore que nem usa o tabuleiro, pizza e dados, é só as perguntas mesmo. Eu sempre perco disparado. Por que ele realmente é mais inteligente que eu? Não por ser mais inteligente, mas sim, por ter mais informações e conhecimentos. Somos compostos de diversas inteligências, e um trivial pursuit não mede a inteligência dos jogadores, e sim a quantidade de conhecimentos de cada um. Eu considero esses jogos um separador de pessoas com mais e menos conhecimentos, simples assim. Meu amigo prova pra mim, que ele passou por mais experiências, leituras, contato com mais pessoas e atividades na vida do que eu, proporcionando a possibilidade de somar uma quantidade de conhecimento muito maior. E isso faz dele uma pessoa melhor, com méritos? Sim e não. Sim, porque ele de fato absorveu os conhecimentos sempre que teve a oportunidade, e isso justifica seus méritos, o esforço pelo que foi dado. E não, porque seu adversário não perdeu por ser menos esforçado para o que a vida lhe ofereceu, e sim porque a vida não deu oportunidade para que ele tivesse acesso a tantos livros, atividades, etc.
    Esse mesmo amigo, não curte jogar war e Scotland yard, porque nas experiências que tivemos, ele nunca venceu no grupo. Isso prova, que sua inteligência estratégica, é mal pensada ou teve pouca pratica para com estratégias na vida. De qualquer forma, conhecimento tem a ver com algo conquistado no passado, passivo, e inteligência tática, tem mais a ver com habilidade de enxergar lógicas, e não depende tanto de oportunidade histórica, e sim, de prática, por isso, acho essas disputas sem conhecimentos mais honestas.

    Sorte nos dados, nas cartas e no xadrez


    Eu gosto de mecânicas boas e divertidas, independente de se está sendo usado dados ou cartas. Mas, queria defender os dados agora. Muitas analises, condenam os queridos dados, porque dizem que ele atribui muita sorte ao jogo, como se nada mais nos jogos, tivesse a ver com sorte ou azar. Alguns adoram jogos de cartas sem dados, e jogam orgulhosos por não verem o dado, mas, a própria aparição das cartas, é só mais uma variável de sorte. O jogo de xadrez, carrega um fator de sorte. Xadrez é um jogo que dará a vitória, para quem conseguir memorizar a maior quantidade possível de movimentos futuros do oponente combinando com as suas. É humanamente impossível memorizar o jogo inteiro, por isso, cada um tenta até onde consegue, e essa capacidade, depende de pratica, das condições que o jogador consegue memorizar melhor e das condições emocionais do momento. Ou seja, você precisa da sorte do adversário ter menos capacidade de memorização, mais tempo de prática e estar com emocional preparado para o momento do jogo. Quando eu jogo Eldritch horror, com muito rolamento de dados, não perco porque simplesmente os dados não deixam, embora isso já aconteceu, mas muitas vezes, porque não vem cartas de recursos bons, ou porque viram cartas de mito devastadoras. Muitos jogos, já atribuem regras de quantidade de dados e como lidar com os valore deles, afim de quantificar a sorte, por isso, não tenham preconceito com eles, ou tenham com todo o resto que mexe com a sorte.

    A sorte estraga o jogo


    Alguns jogos estratégicos, te deixam em uma condição que não há muito mais o que fazer, ou você não consegue mais pensar em nada, e nessa hora, que é divertido um drama, ao apelar para sorte. Eu acho que  o fator de sorte, é o sinônimo da esperança involuntária, que dá o charme dramático nos jogos. Ao mesmo tempo, que se ela for super elevada, acaba por tirar toda a graça, impedindo que tomemos qualquer decisão relevante. Então, o jogo perfeito, precisa ter em sua maioria percentual, independência da sorte, mas nunca extingui-la.

    3
    0
    7
  • mario
    1104 mensagens MD
    avatar
    mario17/03/16 11:57
    mario » 17/03/16 11:57

    Fazer uma estratégia e seu oponente fizer outra que acabe com a sua, é considerado sorte dele e azar seu? então sorte depende muito do que seja seu significado!!!! Para mim a sorte é muito bem vinda na maioria dos jogos, não aquela sorte exagerada que só rola dados etc... mas aquelas que vc arma tudo e de repente aparece aquela carta ou outra coisa que faz vc dançar e tentar outra coisa!!! tipo eldrich horror, tem gente que acha que não conseguir sucesso nos dados é sorte o azar, eu já não acho, levo tipo pra realidade, tipo: sou forte e quando entro em um lugar pahhh aparece um monstro mais forte que eu uai, eu levo como algo que pode acontecer mesmo eu tendo muita força etc... quando erro nos dados é como se tivesse acontecido algo assim!!! Para mim na maioria dos jogos se não tiver aquela pitada de sorte, perde a graça!!!

    3
  • zell7732
    25 mensagens MD
    avatar
    zell773217/03/16 12:03
    zell7732 » 17/03/16 12:03

    Concordo completamente com o mario. Nesses casos prefiro chamar de "acaso" do que de sorte puramente.
    Transpondo para o mundo real, por mais que vc se prepare para aumentar as suas chances de sucesso em determinada ação, sempre pode acontecer algo totalmente aleatório e imprevisível que te fará falhar ou ter que replanejar completamente seus planos. para mim o jogo que consegue transpor isso são os melhores. Um grande exemplo é o que ocorre com as cartas de Westeros no Game of Thrones, as vezes vc deixou a estratégia linda mas sai aquela carta que caga tudo.

    2
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur17/03/16 12:25
    yscalybur » 17/03/16 12:25

    Eu chamo também de sorte, o momento da visão.


    Exatamente! A sorte começa antes mesmo de começar a jogar. Se em um campeonato, que determina quem são os 3 melhores jogadores, de repente, os dois favoritos se enfrentarem nas oitavas de final. Um deles cai fora nesse momento, e os outros só por isso, tiveram a sorte desse acaso, pois poderão ficar em 2° lugar. ja que o segunda acaba de ser abatido pelo nas oitavas de final. É o famosos "final antecipada".

    Para montar uma estratégia, precisa também de sorte. Muitas vezes, no momento em que ainda não faço as ações, que é a hora de pensar e analisar, eu simplesmente não consigo enxergar uma solução tão boa, e acabo armando uma estratégia que consegui na hora da ação de fato, e em seguida, CABUM, vem a luz e o arrependimento.......... com a frase:
    _ Puta merda, como não pensei nisso a 2 segundos atras kct.

    E a sorte ou azar de não conseguir raciocinar na hora que precisa. Acontece.

    3
  • mario
    1104 mensagens MD
    avatar
    mario17/03/16 13:10
    mario » 17/03/16 13:10

    zell7732::Concordo completamente com o mario. Nesses casos prefiro chamar de "acaso" do que de sorte puramente.
    Transpondo para o mundo real, por mais que vc se prepare para aumentar as suas chances de sucesso em determinada ação, sempre pode acontecer algo totalmente aleatório e imprevisível que te fará falhar ou ter que replanejar completamente seus planos. para mim o jogo que consegue transpor isso são os melhores. Um grande exemplo é o que ocorre com as cartas de Westeros no Game of Thrones, as vezes vc deixou a estratégia linda mas sai aquela carta que caga tudo.

    Exatamente!!! Até porque se não acontecer o acaso, fica sem emoção etc....

    2
  • Auone
    586 mensagens MD
    avatar
    Auone17/03/16 13:22
    Auone » 17/03/16 13:22

    "Não há certezas em um jogo", assim como no campo de batalha real, sempre há fatores aleatórios que podem influenciar o resultado de uma partida. Sempre achei que uma certa dosagem de imprevisibilidade (desde que não muito alta) é importante nos boardgames.

    Eu consideraria uma razão de 20~30% sorte e 70~80% estrategia como uma media boa. 

    3
  • MCTERNI
    66 mensagens MD
    avatar
    MCTERNI17/03/16 13:49
    MCTERNI » 17/03/16 13:49

    @yscalybur, só vou discordar de que exista alguma sorte em um jogo de xadrez, em uma partida específica pode ser, aquele dia que o seu amigo que sempre vence brigou com a namorada estava distraído demais no jogo, mas isso não tem a ver com o jogo em si. No mais concordo 100% com o texto, e obrigado por ele, tem um tempo que queria falar sobre isso, obrigado pela oportunidade de debater!

    Mas sobre sorte realmente algumas pessoas menosprezam demais jogos com sorte, e tem todo direito de não gostar, mas acho que a sorte, especificamente na rolagem de dados pode proporcionar emoções únicas.

    Além disso gosto de diferenciar um pouco sorte de aleatoriedade. Existem jogos em que a rolagem dos dados, ou a virada de cartas está ali realmente para testar a sorte, mas em vários outros casos é apenas um elemento para proporcionar aleatoriedade ao jogo. 

    Como @zell7732 disse, em outros jogos como os dungeon-crawls e RPGs da vida principalmente acho que os dados são apenas formas de representar as chances de sucesso na vida real. Joguei AD&D demais anos e anos atrás, e me encantava quão bem ajustadada era a mecânica de dados do jogo, e fora as emoções que só uma rolagem perfeita em um D20, ou aquele dano crítico podem proporcionar como dito pelo @mario.

    2
  • MOITA1980
    983 mensagens MD
    avatar
    MOITA198017/03/16 14:04
    MOITA1980 » 17/03/16 14:04

    Se minha opinião de 2 centavos valer algo segue o que acho:

    1. O nível alto de aleatoriedade não tem problema se:
           a) você está jogando um party game com a finalidade de dar risada;
           b) você quer nivelar os jogadores (nivelamento ao invés da estratégia);


     
    2. O nível médio de aleatoriedade não tem problema se:
           a) ela não é estratégia principal para a vitória;
           b) você quer algum elemento surpresa no seu jogo/simular uma situação de imprevisibilidade;
            
          
    3. O nível baixo ou inexistente de aleatoriedade não tem problema se:
            a) você quer um jogo que depende quase em totalidade do nível de experiência do jogador, ou que o jogador evolua a cada partida;
            b) você quer jogar algo determinístico sem elementos surpresa;

    6
  • MOITA1980
    983 mensagens MD
    avatar
    MOITA198017/03/16 14:05
    MOITA1980 » 17/03/16 14:05

    Mas parafraseando o amigo XANDAO13BR: "o problema não é a sorte no jogo, o problema é o azar" :D

    2
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur17/03/16 14:45
    yscalybur » 17/03/16 14:45

    Tentarei não ser persistente, porque gostei muito desse fórum, e minhas “ideias e visões” são interpretadas como imposições as vezes, em outros fóruns, e acaba por banimento da minha conta. Na verdade eu adoro debates saudáveis.

    Queria primeiramente reforçar o que o MCTERNI disse, que alem das pessoas que não curtem dados as vezes não copreende-los, não são obrigadas a gostar de jogos com dados, nem mesmo de meus comentários, posts e de mim mesmo. ( só minha esposa, se não será eternamente infeliz rsrsrsrsrs ).

    Acho que o MARIO tem uma grande razão no fim das contas. O que é sorte?
    O que eu, yscalybur, chamo de sorte?
    Se em um jogo que não existe sorte matematicamente e estatisticamente comprovada, e duas pessoas jogarem, com certeza, existirá uma melhor que a outra? Sim!

    Enquanto a pessoa não entender como se joga o “jogo da velha”, ela vai perder sempre, sem duvida qualquer.
     Xadrez, é igualzinho um jogo da velha, não existe a sorte matemática ou artificialmente inserida, só existe a conseqüência do que cada um faz. Então, por que não é sempre a mesma pessoa que vence, em uma bateria de jogatinas entre as mesmas pessoas jogando xadrez? Por causa das variáveis?

    1 – Puts, não percebi que o bispo estava alinhado com o cavalo.
    2 – Droga, não consegui prever que ele faria essa jogada.

    Você tem que torcer para que o oponente não perceba ou enxergue algo, torcer para que ele não preveja tantos passos e mudar de idéia, prejudicando um plano futuro seu.
    Pra mim, se você está torcendo, então esta dependendo de sorte. Como disse             AUONE, “não há certezas em um jogo”, mesmo um excelente jogador, as vezes, não faz um estratégia perfeita, pra sua sorte, e torça para que seu irmão mais novo, não descubra com se joga jogo da velha, senão ele vai querer ser o primeiro.

    3
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
Sorte no jogo!
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.