djleotec::Como os locais (bares e etc) que oferecem jogos e comida protegem os jogos quanto a possível queda de alimentos e bebidas no jogo.
Quais são as regras quando um acidente acontece, exemplo: Quando alguém tomba um copo de refrigerante na mesa?
Alguém que frequenta este tipo de local poderia deixar a informação? Já viu, ou passou por esta situação? Obrigado
Caro djleotec
No meu entendimento, o dano eventual e não-proposital a um determinado jogo, em um bar que aluga jogos de tabuleiro, faz parte do risco da atividade comercial, que é todo do estabelecimento, ou de seus sócios.
Funciona mais ou menos como aquela questão da pessoa que está em um bar, e acidentalmente derruba o copo, que cai e quebra. Normalmente por uma questão de bom tom, a pessoa acaba pagando o valor do copo. O problema é que pagar por um copo quebrado é uma situação muito diferente de pagar por um tabuleiro estragado de um jogo que custa R$ 1.000,00. Claro que quando a situação envolve o dano proposital (o sujeito ganha um pé-na-bunda da namorada, fica brabo e jogo o copo na parede) a situação é bem outra. Mas isso envolve comprovar que a pessoa realmente queria causar aquele dano propositadamente, conforme bem disse o camarada Julio aí de cima, e isso é bem complicado.
De toda a forma, essa situação deve ser bem rara e nova, até pela pouca quantidade de estabelecimentos que alugam jogos no país. Isso sem falar que as pessoas que curtem board games normalmente já são adultas, acima dos 25 anos na maioria, e geralmente costuma ser muito cuidadosas com os jogos. Eu por exemplo, frequento luderias já tem algum tempo e também nunca vi isso acontecer.
Além disso, a aplicação do CDC, à risca, é tão complicada que via de regra, dependendo evidentemente do valor e das circunstâncias envolvidas, as pessoas preferem pagar pelo dano e não se aborrecerem. Um exemplo típico disso são os restaurantes japoneses que fazem rodízio de sushi e cobram separadamente pelas peças que um pessoa pedir e não comer, apesar dela já ter de pagar o preço total do rodízio. Quando isso acontece é normal que a pessoa pague só para evitar a discussão com o gerente da casa.
Mas como eu disse antes, cada situação é uma situação.
Para terminar, você me perdoe a curiosidade mórbida, e por favor não leve a mal essa minha pergunta, mas por um acaso você (acidentalmente é claro) acabou destruindo algum jogo, em alguma luderia por aí, recentemente ?!?! KKKKK
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio