FCL84::Bombardium::FCL84::Ao meu ver, existem dois tipos de expansão:
1) aquelas que adicionam rejogabilidade (mapas de Ticket to Ride e Power Grid);
2) aquelas que mudam as regras e trazem novas coisas pro jogo base.
Mas se o tipo 2, corrigir o jogo base?
O que você acha?
Não conheço nenhuma expansão com essa força, de corrigir um jogo que eu achei ruim mas, se for o caso, ótimo uai, ela vira essencial, concordo.
Geralmente se o jogo não me agrada do ponto de vista que precisa ser corrigido, provavelmente não vou jogar ele de novo, raramente dou uma segunda chance pros jogos que não gosto. Mal consigo tempo e gente pra jogar os jogos q eu gosto, vê se vou perder tempo colocando expansão em jogo q eu não gostei do base hehehe
A FFG era campea de fazer isso. Lancar um jogo base funcional, e na 1a expansao o jogo ficar muito melhor.. Exemplos:
- TI3 e TI4
- Starcraft
- Runewars
- Descent (1a edicao pelo menos foi assim)
Fora da FFG, eu entendo que ha melhoras significativas no game play feita por e acho dificil jogar o base sem eles:
- Salsa para o concordia, deixou o tabuleiro mais dificil de ler, e mudou o poder relativo dos deuses para a pontuacao
- Steam Barons, no steam, que para mim aposentou de vez qq coisa da linha 18XX. (OK, tecnicamente e um jogo novo q vem na expansao)
- QQ expansao do 7 wonders menos Babel, q crescem o jogo (especialmente os lideres).
- Misticos em Blood Rage (esse e a unica expansao dos jogos do Eric Lang que eu nao jogo sem).
My 3 cents