Estava jogando com alguns amigos e achei realmente frustrante a sorte IMPEDIR você de fazer algo no seu turno, o que para alguns personagens é = morte ou passar turno sem fazer nada, por causa de um simples dado e você não tem o que fazer ou montar uma estratégia sobre... O que acabava resultando na gente sempre escolhermos a sala do trono, pq apesar de ser dificil, pelo menos não tem turnos que você não consegue fazer coisas pq caiu escudo/espada/arco no dado (na maioria dos casos era o que evitava de avançar... Ou passo, caso precisasse mover)
Então decidimos mudar o efeito passivo dos esgotos para o seguinte:
- Role o dado branco no inicio de cada turno;
- A face que cair o jogador terá que pagar até 2 dados ou símbolos equivalentes a face que caiu até o final do seu turno para evitar receber até 2 ferimentos (ou seja, se pagar 1, leva 1 ferimento, se pagar nenhum, leva ambos ferimentos).
- Detalhe importante é que essa perda de vida acontece no final do seu turno, ou seja, nada de símbolos de cura para evitar o dano.
Dessa forma ainda passa a sensação de um "gás tóxico", ainda te nerfa em uma face do dado que era o propósito dos esgotos, mas ainda permite que você realize ações e não perca turnos sem fazer absolutamente nada.
(Pensamos em ter que pagar até 3 dados/símbolos ou levar até 3 ferimentos, mas achamos que seria dificil demais (Apesar que não testamos ainda). 1 só parecia pouco se comparado ao que acontece na sala do trono, principalmente se você está jogando com 5 jogadores, que até chegar no seu turno, você poderia levar até 5 raios na cabeça rsrs)
O que acham?