Gostei muito da pergunta sobre qual jogo eu gostaria de saber jogar bem o suficiente para ser profissional. Mas vou dar um roubadinha e falar 3, porque sim 
De cara eu pensei no meu top 1, Mombasa, por ser um jogão, um queima-mufa de primeira, ter rejogabilidade, ser muito estratégico e competitivo para todos da mesa, ... Enfim, tem todos os elementos para uma boa competição, uma pena q até hj ninguém organizou isso, eu seria o 1o. a me inscrever, em qq estado do Brasil!
Mas pensando em outro jogo q acho q tb seria muito bom competitivamente é o Teotihuacan: City of Gods, principalmente pela rejogabilidade dele, q dá uma variedade quase infinita. Sei q tem estratégias mais vantajosas (na verdade, a meu ver, só há uma estratégia muito menos vantajosa, das máscaras, q nem as expansões dão conta de acertar) mas ainda assim é um quebra-cabeça muito interessante a cada novo setup.
E por último, eu sempre pensei q um jogo criado já pensado em ser jogado competitivamente é o Lorenzo il Magnifico. Apesar de não estar entre meus tops eu gosto bastante dele, mas a questão aqui é que ele me parece ter sido feito com a competição em mente, pq o número de cartas dele é exato, sempre saem todas, em todas as partidas. Sei q isso é, inclusive, uma das coisas mais criticadas nele (tanto q na expansão, se não me engano, até mexeram nesse ponto), mas o fato de todas as cartas saírem no base dá margem para fazer oq foi muito comentado no podcast: ter "crackudos" q estudam as minúcias de cada carta, as melhores aberturas, os combos mais vantajosos, se preparar esperando aquela carta específica abrir, etc... Mas ainda assim ele não tem script, pq o local e o momento q a carta sai pode mudar muito a estratégia, mantendo assim a rejogabilidade. Enfim, me parecem características muito fortes para se ter em o cenário competitivo.
PS: Achei muito legal a lembrança do Teles pelo Lords of Xidit, sempre fui um defensor desse jogo.