Wamucy::Odanan::Jogamos em 7 na sexta passada e achei o jogo maravilhoso! Praticamente um "Among Us" em tabuleiro.
Altas acusações e suspeitas! E a mecânica de "infectar" os outros jogadores é muito divertida.
Gostaria de ouvir a comparação dele com o Insondável.
Olha eu tive o Insondável e vendi. Não joguei o The Thing ainda mas pedi o meu e em breve chega ai.
Vou postar umas diferenças que vi e que me fizeram apostar no The Thing.
Premissa legal onde você está em um navio e monstros estão invadindo.Me senti realmente nessa situação, clima é tenso e a desconfiança rola solta.
Insondável demora mais, umas 4/5h de jogo fácil kk.
Insondável é mais narrativo, cada carta que você tira de evento é um momento para ler o que acontece ali, e nela é que rola as desconfianças, no momento das votações para resolver as crises. Ao final de cada turno de jogador você saca uma carta de evento, lê e casam cartas para solucionar o problema. Isso é outra coisa que me fez apostar no The Thing, hoje eu estou preferindo narrativas criadas por nos jogadores, the thing não tem história nas cartas, as histórias que ficam os jogadores que criaram. Existem também as cartas de ações que ficam na mão também possuem textos então constantemente vão ficar lendo suas ações.
No insondável você sabe que no meio do jogo pelo menos um traidor vai ter, mas a quantidade de infeção é fixa. É bem legal mas não vai ter aquele clima de fudeu, estou junto de outra pessoa no local, ou seja, o momento de sabotagem é basicamente nas votações durante os eventos.
No insondável quando o traidor se revela ele entrega pra alguém uma carta que pode ser de humano ou híbrido e passa a jogar com um deck especial.
Existem dois papéis principais, o capitão e o proprietário do tomo secreto. O capitão vai basicamente escolher entre duas cartas de viagem, o que faz adiantar ou atrasar a viagem, e praticamente só isso. O tomo tem uns poderes semelhantes às cartas de ação.
Os monstros entram no barco e não apresentam tanto perigo, somente quando em grande quantidade.
As salas são meio esquecíveis.
Mas tirando tudo isso, é uma máquina de gerar histórias kk, isso que é legal.
Falando assim parece que não gostei do jogo, eu amei. O problema é que não jogo sozinho kkkk.
Eu sou do tipo que topo tudo por uma boa história, não me importo com sorte, eliminação de jogador ou mecânicas perfeitas, em uma partida, o mais importante pra mim é a história, e nesse quesito ele brilha só que definitivamente não vai agradar aos mais casuais e aos euros... Acredito que o The Thing tenha o mesmo potencial e me parece mais amigável.
Uma das coisas que mais pegou pra mim e meu grupo, ou seja, que mais nos fez gostar demais de The Thing, é que cada jogo tem um desenrolar diferente. Não é igual Pandemic, por exemplo, que cada jogo transcorre de um jeito pq mudam as cidades infectadas, mudam os personagens, mudam as cartas de pandemia tiradas, etc, mas o cerne da partida é sempre "igual" (não estou criticando não, Pandemic é um dos meus jogos preferidos tb, jogo sempre que posso). Em The Thing, é diferente, a mudança é muito maior de uma partida pra outra, vc pode ter uma partida de 1h resolvida rapidamente por uma série de fatores que a fizeram ser daquele jeito e a base ter congelado rapidamente, ou pode ter uma partida de 3h com alien exposto e fuga pelo helicóptero com toda a rotina de embarque e debates que - apenas na hora do embarque - podem durar até 30 minutos só pra decidir quem embarca e quem fica!
Tem rodada em que se chega na sala de recreação e quase nada precisa ser debatido e ninguém é acusado de nada, etc, e tem rodada em que apenas o debate com acusações e defesas dura uns 10 minutos!!! Cada partida é literalmente diferente da anterior, de forma profunda. Até aqui, com quase 40 partidas jogadas, sempre que terminamos, enquanto estamos guardando os componentes, a gente fica conversando sobre o desenrolar do jogo e quase sempre a primeira coisa que falamos é: essa partida aconteceu uma coisa que nunca tinha acontecido antes e ai começamos a relembrar os fatos ocorridos naquela jogatina.
Além disso, depois de cada jogo tb é comum ficarmos ali reunidos por mais um tempo comendo algo ou bebendo algo e cada um comentando pq suspeitava do outro, cada um justificando pq fez tal coisa em determinado momento, pq foi pra tal lugar, pq votou em tal pessoa, pq decidiu tal coisa... sempre é engraçado ver alguém falar "então, na minha cabeça, ao fazer aquilo, eu tinha certeza que ninguém mais ia duvidar de mim" e depois cair na risada pq constata que foi o inverso, aquela ação deu "certeza" a todos que aquela pessoa era um infectado (e não era, no fim das contas hahaha).
Tb é comum as "equipes", depois do fim do jogo, debaterem o que fizeram ou deixaram de fazer... tipo "aquela hora se tivéssemos alguém na caldeira, não tinha explodido e não teria depois congelado a base, devíamos ter ido pra lá e não pra sala de rádio, era mais importante naquela hora ter impedido o dano no sistema de aquecimento" etc etc etc. Mesmo durante a partida, na sala de recreação, sempre tem alguem indignado tentando convencer os outros a fazerem coisas diferentes do que fizeram antes, alegando que os demais são loucos de acreditarem em fulano quando deveriam ir pra o local tal pra fazer tal coisa e nao pro outro local como o fulano sugeria, e isso se desenrola de um jeito que parece mesmo uma tripulação decidindo seu destino numa base remota.
Aliás se o pessoal entra nos personagens é comum vc ver discursos como "a raça humana depende do que vc decidir fazer agora" ou "pensa bem no que vc vai fazer agora, um erro e a humanidade será extinta em 72 mil horas (citando o filme)" hahaha é bem legal ver isso. As vezes tomamos decisões sendo pressionados por várias pessoas ali na hora e depois paramos e pensamos "meu Deus, o que eu fiz, devia ter feito diferente" e na sala de recreação, com todo mundo te apontando o dedo e te acusando de ser um sabotador vc tem que ou assumir que errou (e claro, ser massacrado por isso hahaha ate pq muitos nao vao acreditar que vc errou pq vc ja sabe depois de tantas partidas o que deve fazer) ou então inventar ali na hora uma bela desculpa pra justificar sua ação... e claro que será massacrado do mesmo jeito kkkkkkkkk
Enfim, pelo menos pro que eu e minha turma gostamos, esse jogo entrega simplesmente tudo o que faz um jogo ser divertido no nível máximo, com alta qualidade técnica, com componentes maravilhosos e com a narrativa 100% atrelada ao jogo. É nosso favorito desde que estreou!