Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2591258/banter-reviews-sorcerer-city
Instagram: https://www.instagram.com/Boardgamebanter/
Construa sua cidade em tempo real comprando peças e lidando com ataques de monstros para se tornar o arquiteto mágico mais famoso.
Tempo de jogo: 45 - 75 minutos
Contagem de jogadores: 1 - 6
Complexidade: Média
Jogabilidade: 7,5/10
Em
Sorcerer City, os jogadores compram peças para construir uma cidade em tempo real (2 minutos para o jogo padrão) em uma série de cinco rodadas. A cada rodada, os jogadores redefinirão sua cidade para começar de novo, usando novas peças que selecionaram em sua pilha. A colocação cuidadosa de suas peças lhe dará uma das quatro moedas do jogo: cristais, influência, dinheiro ou pontos de prestígio.
Cristais são coringas que podem ser convertidos em dinheiro ou pontos de prestígio. O dinheiro é usado para comprar peças mais poderosas e úteis. A influência determina quem pode comprar as peças primeiro durante uma fase de mercado e ganha vantagens como pontos de prestígio adicionais e/ou vários bônus de efeito de cartas que mudam a cada rodada. E o jogador com mais pontos de prestígio no final do jogo vence.
Algumas peças têm pergaminhos que dão aos jogadores várias habilidades quando jogadas e são ativadas em diferentes partes da rodada, dependendo do símbolo no pergaminho. Por exemplo, uma peça pode permitir que você mova uma peça amarela para outra área da sua cidade.
Outras peças têm escudos, que indicam como as moedas podem ser obtidas em sua cidade. Por exemplo, uma peça de escudo pode indicar que cada peça roxa conectada à peça de escudo lhe dará um cristal. As moedas obtidas durante cada rodada são redefinidas no início de cada nova rodada, por isso é importante gastá-las sempre que possível. Uma exceção a esta regra é que as moedas verdes são sempre convertidas em pontos de prestígio antes de uma nova rodada começar.
No final da quinta rodada, o jogador com mais prestígio vence.
Componentes: 5,5/10
Sorcerer City vem com uma quantidade impressionante de peças de alta qualidade, o que é ótimo para repetição. E, felizmente, inclui um insert muito bom que organiza as peças.
Infelizmente, ter muitas peças também significa que a preparação e a desmontagem do jogo podem ser assustadoras. E, embora o insert da caixa seja bom, pode ser difícil guardá-lo quando a tampa não quer cooperar de forma eficaz.
A iconografia nas próprias peças pode ser um pouco desafiadora. As peças de rolagem são boas porque geralmente são claras sobre o efeito que será colocado em sua cidade, as peças de escudo sofrem de iconografia pouco clara e as peças de monstros NÃO têm iconografia e seus efeitos devem ser lembrados rapidamente durante o jogo em tempo real.
Isso pode ser problemático porque o jogo exige que os jogadores compreendam completamente o conceito central do jogo para jogá-lo de forma eficaz. Fazer perguntas durante um jogo em tempo real não funciona bem.
Além disso, os tabuleiros dos jogadores para acompanhar as várias moedas são bons. É fácil ver onde cada jogador está de relance.
Geral: 6,5/10
Sorcerer City é um bom jogo, mas é um jogo que os jogadores precisam entender completamente antes de jogar. Os componentes do jogo não se prestam bem ao jogo em tempo real para jogadores que ainda estão aprendendo as regras.
Uma vez que os jogadores entendem o jogo, ele brilha e se sustenta como um jogo único de colocação de peças em tempo real.
É certamente um jogo que estou muito feliz por ter tido a chance de experimentar, e um jogo que jogaria a qualquer momento com outros que estão familiarizados com ele. No entanto, sua falta de acessibilidade é muito extrema para que eu possa jogá-lo com frequência e, por causa disso, é um jogo que pode coletar mais poeira do que uso.
https://www.flowcode.com/page/boardgamebanter
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.