norDicoBR::Possuo um grupo de jogatina na minha cidade e em 90% dos casos sou eu que explico as regras. Apesar disso considero que falho em alguns aspectos pois me fogem muitos conceitos na hora de explicar tudo.
Recentemente li uma matéria onde havia dicas para quem vai ensinar as regras e resolvi adaptar e complementar com algumas coisas a mais.
Este é um guia simples que irá ajudar mesmo em jogos mais difíceis ou com grupos de primeira viagem.
1) Prepare o setup antes do pessoal chegar
2) Explique sobre a história do jogo e como vencer
3) Explique resumidamente como fazer para atingir o objetivo
4) Guie os jogadores por uma rodada ou por um turno completo
Descreva um turno normal de jogo, mostrando a movimentação das peças ou cartas no tabuleiro. Não explique exceções ou regras adicionais desencadeadas por cartas ou eventos específicos mas sim o desenrolar normal do jogo. Voltando ao Catan poderíamos explicar assim: "No seu turno, a primeira coisa a fazer é rolar os dados (role os dois dados, 5 por exemplo). O número que sair corresponde ao tile no mapa, no caso o 5 é onde está o tijolo. Quem possuir uma aldeia anexa ao tile recebe um recurso em forma de carta (tijolo), mesmo que não tenha sido você a rolar os dados. Após rolar os dados você tem a oportunidade de usar suas cartas de recursos para adquirir outras coisas. Mostre o que pode ser adquirido e nessa hora é importante destacar as diferenças entre os ítens. Porque um pode ser mais caro que outro ou vice versa. Também é possível fazer trocas entre jogadores ou trocar 4 recursos iguais seus por um qualquer do Banco. Caso você possua uma aldeia em um porto é possível fazer trocar mais vantajosas com o Banco. Assim que terminar de construir você passa os dados para o próximo jogador.
5) Hora de explicar o que ficou de fora (talvez)
6) Como o jogo acaba e como vencer (de novo)
7) Vamos jogar!!!
*Cuidado:
- Não vá longe demais nas exceções, efeitos desencadeados, combos e etc. Deixe primeiro acontecer para mostrar a todos. Lembre: muita informação pode confundir as pessoas.
- Não imponha estratégias. Deixe as pessoas usarem as suas próprias. Cometer erros é normal nas primeiras partidas e é muito melhor que todos correndo atrás da mesma coisa.
Para finalizar:
É óbvio que esta não é a receita para o bolo mas é uma boa forma de apresentar as coisas. Aproveite e adapte conforme queira. Já joguei cerca de 400 partidas e sempre acho que ainda posso melhorar na explicação. Quando alguém me explica um jogo procuro aprender com o jeito da pessoa e aplicar na forma como ensino para os meus amigos.
O importante sempre é se divertir!
1) sobre o setup: sua dica só vale a pena se o grupo estiver marcado pra jogar um jogo específico e cujo setup seja demorado, geralmente esses jogos tb são complexos e o grupo já tem combinado de jogar a tarde toda ele (ex.:Mage Knight, Mansions of Madness, etc...) no geral, costuma-se jogar jogos mais rápidos e simples daí não vai adiantar sua dica. Quando se trata de apresentar um jogo, jogos mais complexos devem ser precedidos de muitos cuidados e geralmente só pra um grupo realmente interessado e, se possível, que já tenha qualquer noção do jogo ou da língua estrangeira. Imagina você passar uma hora no setup do Twilight Imperium... quando o pessoal chega vai se assustar tanto que já começam com uma impressão negativa do jogo, isso se não aparecer alguém dizendo: "que tal um Bang! ?"
2) nem sempre é possível e útil fazer isso. Entenda, você está ensinando as regras pra um grupo jogar e se divertir, nem sempre se trata de um grupo de jogadores tão viciado quanto você, portanto uma experiência de jogo positiva vai valer mais a pena do que uma estória bonita. Outros fatores complicam muito, se vc pretende contar a estória deve ser porque o jogo é bem imersivo, daí seria melhor indicar uma temporada de Battlestar Galactica antes de ir por jogo, não teria mito que contar sobre That´s my fish!, ou adicionar recursos de iluminação e som como no Betrayal at the house in the hill ou Arkham Horror. Imagina como explicar o ambiente de The Old World pro grupo de discipulado da igreja? melhor ser bem resumido nisso e, claro, explicar as condições de vitória muito bem.
3) Acho impossível fazer isso sem acabar propondo "estratégias" na cabeça de um novato. Prefiro deixar bem claro as condições de vitória pra cada um e explicar bem as regras, mais do que isso, só se algum detalhe influenciar no jogo de todos ou se alguém pedir ou perguntar. Se eu for jogar e explicar, procuro jogar com os objetivos mais difíceis, a raça/ exército ou civilização mais complicada, pra tentar equilibrar um pouco mais o jogo, e ponho na minha cabeça que a primeira partida é pra ensinar e ajudar as pessoas a gostarem do jogo. Entenda, a descoberta faz parte da diversão! adoro quando acabamos a primeira partida e o pessoal fica querendo jogar outra comentando: "agora entendi, vamos mais outra.." assim, cada partida é mais bem aproveitada e vai se tornando desafiadora pra todo mundo, sem eu ter que limitar a vontade dos jogadores com meus "conselhos" pré-partida.
4) Aqui eu concordo inteiramente.
5) Só um acréscimo: se possível, jogue com as regras mais simples antes das avançadas, ou até mesmo ignore algumas mais complexas, deixe pra introduzí-las mais próximo ao final da partida ou até mesmo em outra.
6) Acho que tem que ter um critério isso. Tem jogo que tudo muda constantemente, daí melhor não acrescentar nada e deixar rolar pra eles sentirem como estiveram próximos ou longe da vitória, após a partida. Outros jogos vale a pena lembrar rapidamente, tipo Game of thrones, as vezes sinto que vale a pena comentar lá pela 8 rodada: "Pessoal, vence que tiver mais castelos ao final da 10 rodada, se empatar, quem estiver mais adiante na Trilha do trono de ferro." só isso, já dá pra entender bastante e deixá-los com tempo de fazer ajustes em suas estratégias.
7) concordo com essa dica. Só lembro que, em jogos mais longos, melhor ir até o final pra experimentar tudo antes de ficar voltando a cada erro. Lembro que uma vez estava jogando errado The legend of Dritzzi e, quando percebi o erro, expliquei tudo e disse estipulei que no final da rodada, corrigiríamos isso, pra possibilitar que todos tirassem vantagem do mesmo erro.
No mais, concordo com quase tudo.