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  3. [DICA] Como Ensinar as Regras de um Boardgame

[DICA] Como Ensinar as Regras de um Boardgame

  • avatar
    norDicoBR08/03/16 18:22
    avatar
    norDicoBR
    08/03/16 18:22
    714 mensagens MD

    Possuo um grupo de jogatina na minha cidade e em 90% dos casos sou eu que explico as regras. Apesar disso considero que falho em alguns aspectos pois me fogem muitos conceitos na hora de explicar tudo.
    Recentemente li uma matéria onde havia dicas para quem vai ensinar as regras e resolvi adaptar e complementar com algumas coisas a mais.
    Este é um guia simples que irá ajudar mesmo em jogos mais difíceis ou com grupos de primeira viagem. 

    1) Prepare o setup antes do pessoal chegar
    Isso pode ser complicado em uma jornada com vários jogos mas faça o seguinte: Sempre comece pelo jogo mais difícil! Depois de algumas horas jogando é mais complicado ensinar e aprender coisas novas. Então, deixar um Terra Mystica ou Madeira pro final é roubada. Monte o setup antes do pessoal chegar e deixe tudo pronto para que as pessoas sentem em seus lugares e comecem o quanto antes.
    Outro aspecto legal de ter o setup pronto é que as pessoas chegam e já se empolgam com o tabuleiros e demais peças na mesa ao invés do trabalho chato de tirar tudo da caixa. Se acostume a sempre ter o primeiro jogo da jogatina já pronto.

    2) Explique sobre a história do jogo e como vencer
    Autores gastam uma boa parte do tempo escrevendo uma história para os jogos, mesmo no caso dos abstratos. As histórias não estão lá para encher linguiça e sim para instigar os jogadores. É bom lembrar que as pessoas que estão alí com você neste momento poderiam estar jogando videogame, vendo TV, lendo um livro ou indo ao cinema...então, nada mais justo que você gastar 1 minuto contando algo sobre o jogo. Vou pegar como exemplo a descrição do jogo Poseidon´s Kingdom, aqui na Ludopedia mesmo: "Poseidon perdeu seu estimado tridente, e seus amigos desapareceram enquanto tentavam encontrá-lo. Acontece que eles foram capturados pelo maléfico Hans o Kraken. O Kraken planeja fazer um bom guisado com eles. Você pode superar seus tentáculos, libertar seus amigos, e derrotá-lo?"
    Normalmente essas informações estão impressas nas primeiras linhas do manual e é fácil encontrar.
    Se usarmos o exemplo do Catan, temos: "Catan é uma ilha deserta que você e os outros jogadores devem colonizar. Vence quem atingir primeiro 10 pontos".
    Também esteja preparado para responder a seguinte pergunta: "E se dois jogadores empatarem em pontos?" , "E se ambos cruzarem a linha de chegada ao mesmo tempo?", etc etc etc. Este tipo de questionamento sempre surge durante a partida então é bom explicar desde o início como ocorre o desempate.

    3) Explique resumidamente como fazer para atingir o objetivo
    Não vamos ainda nos ater às estratégias do jogo mas ao simples fato de: "o que fazer para pontuar?". Aqui você pode criar uma pequena lista caso as formas de pontuação sejam muitas (Olá Stefan Feld)! 
    Vamos usar o exemplo de outro jogo muito popular: Lords of Waterdeep! Existem algumas formas de fazer pontos no jogo mas a mais comum é Completar as Quests. Você também pode pontuar coletando as Gemas Vermelhas no tabuleiro. Também é possível pontuar preenchendo os requisitos da sua Carta de Lord. Ou seja, usando apenas 3 exemplos você explora quase todas as possibilidades sem se aprofundar na estratégia. 

    4) Guie os jogadores por uma rodada ou por um turno completo
    Descreva um turno normal de jogo, mostrando a movimentação das peças ou cartas no tabuleiro. Não explique exceções ou regras adicionais desencadeadas por cartas ou eventos específicos mas sim o desenrolar normal do jogo. Voltando ao Catan poderíamos explicar assim: "No seu turno, a primeira coisa a fazer é rolar os dados (role os dois dados, 5 por exemplo). O número que sair corresponde ao tile no mapa, no caso o 5 é onde está o tijolo. Quem possuir uma aldeia anexa ao tile recebe um recurso em forma de carta (tijolo), mesmo que não tenha sido você a rolar os dados. Após rolar os dados você tem a oportunidade de usar suas cartas de recursos para adquirir outras coisas. Mostre o que pode ser adquirido e nessa hora é importante destacar as diferenças entre os ítens. Porque um pode ser mais caro que outro ou vice versa. Também é possível fazer trocas entre jogadores ou trocar 4 recursos iguais seus por um qualquer do Banco. Caso você possua uma aldeia em um porto é possível fazer trocar mais vantajosas com o Banco. Assim que terminar de construir você passa os dados para o próximo jogador.

    5) Hora de explicar o que ficou de fora (talvez)
    Coisas importantes e não auto explicativas devem ter vez agora. Exemplo: O ladrão no Catan! Depois de ensinar o básico é aqui que a explicação dele entra pois não há texto sobre isso no tabuleiro ou em cartas (o bônus por mais estradas por exemplo é auto explicativo).
    No caso do Waterdeep é aqui que as Plot Quests podem ser explicadas: "Quando você completar uma Quest com a inscrição Plot Quest, significa que terá um benefício até o fim do jogo então preste atenção nisso". 

    6) Como o jogo acaba e como vencer (de novo)
    Você já falou sobre isso no passo 2 mas lembre que as pessoas estão absorvendo muita informação nova então é bom reforçar: "Vence quem atingir primeiro 10 pontos" ou "O jogo termina ao final do turno 8 e vence quem fizer mais pontos de vitória"

    7) Vamos jogar!!!
    A partida começa e as dúvidas também. Não tenha medo de pedir desculpas por alguma coisa que você omitiu e por isso mesmo permita que jogadores voltem a jogada caso algo não tenha ficado bem explicado. Permita isso no início, por exemplo, nos dois primeiros turnos do jogo e depois pergunte se alguma dúvida ficou no ar. 
    Já joguei partidas em que tivemos que reiniciar por conta de regras mal explicadas e isso não é demérito. Importante é identificar os erros o quanto antes.

    *Procure:
    - Manter a explicação resumida. Não tente explicar combos miraculosos...só diga que existe a possibilidade.
    - Alguns jogos usam termos específicos para dinheiro, pontos de vida, pontos de vitória, etc. Tente usar termos genéricos para não confundir a cabeça dos novatos. Ou seja: Dinheiro é Dinheiro e não Dólares Espaciais, por exemplo. Deixe esses termos para a segunda partida.
    - Quando for jogar um estilo de jogo que o grupo já jogou, use isso como referência. Exemplo: Deck Building, Alocação de trabalhadores, etc... As pessoas irão associar com os jogos já jogados.

    *Cuidado:
    - Não vá longe demais nas exceções, efeitos desencadeados, combos e etc. Deixe primeiro acontecer para mostrar a todos. Lembre: muita informação pode confundir as pessoas.
    - Não imponha estratégias. Deixe as pessoas usarem as suas próprias. Cometer erros é normal nas primeiras partidas e é muito melhor que todos correndo atrás da mesma coisa.


    Para finalizar:
    É óbvio que esta não é a receita para o bolo mas é uma boa forma de apresentar as coisas. Aproveite e adapte conforme queira. Já joguei cerca de 400 partidas e sempre acho que ainda posso melhorar na explicação. Quando alguém me explica um jogo procuro aprender com o jeito da pessoa e aplicar na forma como ensino para os meus amigos. 
    O importante sempre é se divertir!




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    17
    52
  • jaktal
    89 mensagens MD
    avatar
    jaktal08/03/16 18:32
    jaktal » 08/03/16 18:32

    Excelente tópico norDicoBR!

    Já vi várias vezes jogadores desgostando de jogos por conta de más explicações. É muito comum (pelo menos por aqui) jogadores veteranos explicarem os jogos de modos complexos, focando em combos ou até mesmo querendo explicar todas as particularidades do jogo logo de cara. Quando explico, eu sigo uma lógica: do simples para o complexo.

    4
  • Iurie
    152 mensagens MD
    avatar
    Iurie08/03/16 19:03
    Iurie » 08/03/16 19:03

    excelente!
    Também acho que a abordagem é responsável por uma boa parte do interesse no jogo.

    2
  • daniboucas
    88 mensagens MD
    avatar
    daniboucas08/03/16 21:18
    daniboucas » 08/03/16 21:18

    Ótimo tópico. Com certeza a abordagem das regras é responsável por uma boa parte do interesse da pessoa no jogo. Assim como em qualquer disciplina na escola, se o professor é ruim você acaba desgostando da matéria e não do professor, pois acha aquilo muito complexo, quando na verdade é mais simples do que parece. Sou professora de química, então vejo muito isso. É algo que os estudantes nunca viram e um professor que não explica bem acaba criando um tabu de que química é um trem de louco, muito difícil, quando na verdade pode ser muito simples (talvez não muito), dependendo da abordagem na hora de explicar.

    1
  • reizendensetsu
    495 mensagens MD
    avatar
    reizendensetsu08/03/16 22:30
    reizendensetsu » 08/03/16 22:30

    Interessante, hoje mesmo o Rodney Smith postou um vídeo falando sobre esse assunto "como ensinar" no canal dele "Watch it Played".

    7
  • norDicoBR
    714 mensagens MD
    avatar
    norDicoBR08/03/16 23:20
    norDicoBR » 08/03/16 23:20

    O Rodney é um dos melhores para explicar regras. Gosto muito dos vídeos dele.

    2
  • ritchliz
    268 mensagens MD
    avatar
    ritchliz08/03/16 23:31
    ritchliz » 08/03/16 23:31

    - Não imponha estratégias. Deixe as pessoas usarem as suas próprias. Cometer erros é normal nas primeiras partidas e é muito melhor que todos correndo atrás da mesma coisa.

    THIS

    A pior coisa quando alguém me explica um jogo é dizer "use a estratégia X" - ou, em jogos cooperativos, "escolha o personagem X". Pra mim parte da diversão é descobrir as estratégias. Sugerir estratégia de jogo é igual contar final de filme.
    Eu acho que conversar sobre estratégias depois de uma ou duas partidas é ótimo, mas deixe os jogadores aprenderem e descobrirem por si. Não estrague a experiência.

    4
  • utamir
    222 mensagens MD
    avatar
    utamir09/03/16 10:31
    utamir » 09/03/16 10:31

    norDicoBR::Possuo um grupo de jogatina na minha cidade e em 90% dos casos sou eu que explico as regras. Apesar disso considero que falho em alguns aspectos pois me fogem muitos conceitos na hora de explicar tudo.
    Recentemente li uma matéria onde havia dicas para quem vai ensinar as regras e resolvi adaptar e complementar com algumas coisas a mais.
    Este é um guia simples que irá ajudar mesmo em jogos mais difíceis ou com grupos de primeira viagem. 

    1) Prepare o setup antes do pessoal chegar

    2) Explique sobre a história do jogo e como vencer

    3) Explique resumidamente como fazer para atingir o objetivo 

    4) Guie os jogadores por uma rodada ou por um turno completo
    Descreva um turno normal de jogo, mostrando a movimentação das peças ou cartas no tabuleiro. Não explique exceções ou regras adicionais desencadeadas por cartas ou eventos específicos mas sim o desenrolar normal do jogo. Voltando ao Catan poderíamos explicar assim: "No seu turno, a primeira coisa a fazer é rolar os dados (role os dois dados, 5 por exemplo). O número que sair corresponde ao tile no mapa, no caso o 5 é onde está o tijolo. Quem possuir uma aldeia anexa ao tile recebe um recurso em forma de carta (tijolo), mesmo que não tenha sido você a rolar os dados. Após rolar os dados você tem a oportunidade de usar suas cartas de recursos para adquirir outras coisas. Mostre o que pode ser adquirido e nessa hora é importante destacar as diferenças entre os ítens. Porque um pode ser mais caro que outro ou vice versa. Também é possível fazer trocas entre jogadores ou trocar 4 recursos iguais seus por um qualquer do Banco. Caso você possua uma aldeia em um porto é possível fazer trocar mais vantajosas com o Banco. Assim que terminar de construir você passa os dados para o próximo jogador.


    5) Hora de explicar o que ficou de fora (talvez)

    6) Como o jogo acaba e como vencer (de novo)

    7) Vamos jogar!!!



    *Cuidado:
    - Não vá longe demais nas exceções, efeitos desencadeados, combos e etc. Deixe primeiro acontecer para mostrar a todos. Lembre: muita informação pode confundir as pessoas.
    - Não imponha estratégias. Deixe as pessoas usarem as suas próprias. Cometer erros é normal nas primeiras partidas e é muito melhor que todos correndo atrás da mesma coisa.


    Para finalizar:
    É óbvio que esta não é a receita para o bolo mas é uma boa forma de apresentar as coisas. Aproveite e adapte conforme queira. Já joguei cerca de 400 partidas e sempre acho que ainda posso melhorar na explicação. Quando alguém me explica um jogo procuro aprender com o jeito da pessoa e aplicar na forma como ensino para os meus amigos. 
    O importante sempre é se divertir!


    1) sobre o setup: sua dica só vale a pena se o grupo estiver marcado pra jogar um jogo específico e cujo setup seja demorado, geralmente esses jogos tb são complexos e o grupo já tem combinado de jogar a tarde toda ele (ex.:Mage Knight, Mansions of Madness, etc...)  no geral, costuma-se jogar jogos mais rápidos e simples daí não vai adiantar sua dica. Quando se trata de apresentar um jogo, jogos mais complexos devem ser precedidos de muitos cuidados e geralmente só pra um grupo realmente interessado e, se possível, que já tenha qualquer noção do jogo ou da língua estrangeira. Imagina você passar uma hora no setup do Twilight Imperium... quando o pessoal chega vai se assustar tanto que já começam com uma impressão negativa do jogo, isso se não aparecer alguém dizendo: "que tal um Bang! ?"
    2) nem sempre é possível e útil fazer isso. Entenda, você está ensinando as regras pra um grupo jogar e se divertir, nem sempre se trata de um grupo de jogadores tão viciado quanto você, portanto uma experiência de jogo positiva vai valer mais a pena do que uma estória bonita. Outros fatores complicam muito, se vc pretende contar a estória deve ser porque o jogo é bem imersivo, daí seria melhor indicar uma temporada de Battlestar Galactica antes de ir por jogo, não teria mito que contar sobre That´s my fish!, ou adicionar recursos de iluminação e som como no Betrayal at the house in the hill ou Arkham Horror. Imagina como explicar o ambiente de The Old World pro grupo de discipulado da igreja? melhor ser bem resumido nisso e, claro, explicar as condições de vitória muito bem.
    3) Acho impossível fazer isso sem acabar propondo "estratégias" na cabeça de um novato. Prefiro deixar bem claro as condições de vitória pra cada um e explicar bem as regras, mais do que isso, só se algum detalhe influenciar no jogo de todos ou se alguém pedir ou perguntar. Se eu for jogar e explicar, procuro jogar com os objetivos mais difíceis, a raça/ exército ou civilização mais complicada, pra tentar equilibrar um pouco mais o jogo, e ponho na minha cabeça que a primeira partida é pra ensinar e ajudar as pessoas a gostarem do jogo. Entenda, a descoberta faz parte da diversão! adoro quando acabamos a primeira partida e o pessoal fica querendo jogar outra comentando: "agora entendi, vamos mais outra.." assim, cada partida é mais bem aproveitada e vai se tornando desafiadora pra todo mundo, sem eu ter que limitar a vontade dos jogadores com meus "conselhos" pré-partida.
    4) Aqui eu concordo inteiramente.
    5) Só um acréscimo: se possível, jogue com as regras mais simples antes das avançadas, ou até mesmo ignore algumas mais complexas, deixe pra introduzí-las mais próximo ao final da partida ou até mesmo em outra.
    6) Acho que tem que ter um critério isso. Tem jogo que tudo muda constantemente, daí melhor não acrescentar nada e deixar rolar pra eles sentirem como estiveram próximos ou longe da vitória, após a partida. Outros jogos vale a pena lembrar rapidamente, tipo Game of thrones, as vezes sinto que vale a pena comentar lá pela 8 rodada: "Pessoal, vence que tiver mais castelos ao final da 10 rodada, se empatar, quem estiver mais adiante na Trilha do trono de ferro." só isso, já dá pra entender bastante e deixá-los com tempo de fazer ajustes em suas estratégias.
    7) concordo com essa dica. Só lembro que, em jogos mais longos, melhor ir até o final pra experimentar tudo antes de ficar voltando a cada erro. Lembro que uma vez estava jogando errado The legend of Dritzzi e, quando percebi o erro, expliquei tudo e disse estipulei que no final da rodada, corrigiríamos isso, pra possibilitar que todos tirassem vantagem do mesmo erro.
    No mais, concordo com quase tudo.

    0
  • RafaeloBR
    222 mensagens MD
    avatar
    RafaeloBR09/03/16 11:16
    RafaeloBR » 09/03/16 11:16

    curti as dicas, vou favoritar para lê-la quando tiver esquecido algum detalhe

    2
  • GSampaio
    210 mensagens MD
    avatar
    GSampaio09/03/16 12:31
    GSampaio » 09/03/16 12:31

    Só discordo da parte do setup.
    Sempre achei melhor montar o setup junto com os outros jogadores, e enquanto isso, já vou passando o básico para eles. Acredito que dessa forma eles se mantém mais ligados porque estão fazendo parte da montagem do jogo, não se sentindo apenas espectadores por 15 ou 20 minutos, então considero esse um ótimo momento pra convencer os jogadores de que o jogo é muito divertido, para daí começar com a parte mais pesada de regras (se houver).

    4
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