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Manifest da SchilMil's foi publicado originalmente em 2014. É um jogo de pegar e entregar projetado por Amanda Milne e Julia Schiller ambientado na década de 1920: uma época em que o transporte a vapor pelo mar tinha um romance que se perdeu em nosso mundo de contêineres maçantes. Os 2-5 jogadores controlam dois navios cada um, percorrendo os oceanos para entregar carga e emigrantes para cumprir contratos, e são esses contratos que lhe darão pontos de vitória.
Na verdade,
Manifest são dois jogos em um. Existe um jogo básico, onde os jogadores compram e jogam cartas de ação de um baralho compartilhado para que comecem cada turno com uma mão de quatro cartas. Elas podem ser usadas individualmente ou em combinação pelo valor do movimento, pelo valor em dinheiro mostrado ou para ativar o texto da carta. O jogo 'avançado' coloca este deck de lado em favor de uma mecânica de construção de deck. Cada um de vocês começa com uma mão de três cartas retiradas de seu baralho individual idêntico de seis cartas, mas também haverá três cartas em uma exibição de mercado disponíveis para compra por $ 3 cada. Tendo abastecido seu baralho com essas cartas geralmente mais poderosas, você pode enxugar seu baralho tirando as cartas do baralho inicial do jogo a um custo de $ 1 cada.

Os jogadores começam com dois contratos, e outros podem ser comprados sem serem vistos na pilha de compras, embora tudo o que você saiba deles seja o preço - o valor em dólares, o que também lhe dará uma ideia da dificuldade. Existem alguns contratos com a face para cima que são concedidos gratuitamente ao primeiro jogador a completá-los. Se dois ou mais jogadores estão correndo para completar o mesmo contrato (quase certo de ocorrer em contagens mais altas de jogadores), isso torna este jogo de paciência multiplayer às vezes um pouco mais competitivo.

Seu 'dinheiro' para comprar cartas de ação atualizadas e novos contratos vem apenas das cartas de ação que você joga; você não recebe renda pela entrega de carga. E, de fato, você geralmente tem que pagar por qualquer carga ou passageiros que pegar (US$ 1 cada). Você ainda tem que pagar para descarregar carga que não está sendo entregue sob contrato. Algumas rotas se cruzam com as dos piratas, o que pode colocar você em risco de perder carga, embora você possa evitar o risco fazendo uma rota mais longa. Existem cartas que permitem a outros jogadores serem atacados por piratas; então temos um elemento 'Toma Essa', que é a outra maneira pela qual os jogadores interagem no jogo.
Sempre tivemos um fraco por
Manifest. Funciona bem como um jogo família e é um dos nossos jogos de entrada para introduzir não-jogadores a jogos modernos que vão além de sua experiência anterior de apenas mecânicas rolar e mover. Em particular, Manifest é uma boa escolha para apresentar aos jogadores a mecânica de construção de decks, com seus elementos que muitas vezes em outros jogos podem parecer contra intuitivos para aqueles que a visitam pela primeira vez. O jogo também inclui cartas opcionais de 'vantagem da empresa' que você pode adicionar ao jogo básico ou avançado para dar a cada jogador uma habilidade assimétrica; novamente, uma boa maneira de introduzir poderes assimétricos para aqueles que estão começando a jogar tabuleiro moderno.
A nova edição de
Manifest é semelhante à versão de 2014, mas há algumas mudanças estéticas - principalmente nas cartas de ação. Estas dispensam a arte fotográfica anacrônica perturbadora que alguns achavam irritante na versão anterior.
Se você perdeu o barco com a versão anterior de
Manifest, não deixe esta edição passar sem conferir.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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