tpcordeiro::
Ah, sim. Aí é como o amigo falou acima, tem q ter um certo grau de abstração para entender esse sentimento num jogo moderno.
Basicamente um jogo q depende muito da rolagem de dados ou da puxada das cartas, sem uma forma de "mitigar" eventos ruins acaba te dando por vezes essa sensação, pois por mais q sua estratégia seja a melhor q possa existir naquele cenário, se o jogo faz vc perder tudo com 2 ou 3 rolagens de "1 no dado", a sensação de "não há o quê fazer" impera. Eu, como eurogamer, já tive essa sensação em diversos momentos com a maioria dos (poucos) ameritrashs q eu joguei.
Dos euros, q eu me lembre tive isso algumas vezes, principalmente no início com o Kingdom Builder (não precisamos entrar numa discussão se esse jogo "te joga ou não", apenas disse q ele me dá essa sensação em alguns momentos) e mais recentemente o Moa me deixou assim.
Pes Soberbos::
Mas aí tem que abstrair um pouco pra entender a intenção, pois obviamente essa expressão nunca fará sentido ao pé da letra pra nenhum jogo moderno, como faz pra um Jogo da Vida por exemplo. Se você ler essa expressão em um review de jogo moderno e quiser interpretar ao pé da letra, não vai ser convincente nunca.
Então pessoal, isso volta ao ponto que mencionei inicialmente. Esse conceito é tão abstrato que ninguém consegue de fato definí-lo em um jogo moderno, por isso pra mim não deveria ser usado. Claramente ele é usado como uma forma de desmerecer o jogo sem que tenha argumentos pra explicitar os incômodos. É mais fácil falar: "não gostei, não tive uma sensação agradável", "tem muita rolagem de dados", etc. Pra mim é o mesmo argumento do "nem é jogo", só que esse deixa claro que a pessoa só não gosta do jogo e/ou fala na brincadeira.
O post pra mim mostra esse exemplo. No Eldritch Horror você tem muitas decisões a se tomar, que possuem diversas cosequências, mas é citado por muitos que o "o jogo te joga". Já o Mansions, que tem uma história definida e quase linear, onde claramente você pode apenas ser um catalisador do que está pra acontecer, não é tratado assim.
Bombardium:: Desses modernos os que eu mais me lembro do jogo "te jogar" são Eldritch, Robinson Crusoé e XCOM.
São três jogos cooperativos, que momentos crucias envolvem dados, e tem muitos eventos "inesperados", você tem que gerenciar muitas coisas ruins ao mesmo tempo e você precisa se antecipar aos problemas. Parece que tem um padrão de jogos que você não goste. Mas todos definitivamente tem muitas decisões a se tomar, embora é bem possível que no final você vá perder.
Lembrando que esses jogos são de uma época onde os jogos cooperativos tinham que fazer os jogadores sofrerem mesmo, sairem exaustos da mesa, com vontade de não fazer mais nada, só deitar em posião fetal hahahaha (os Arkham Horrors antigos eram assim, Ghost Stories, etc).
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Um extra sobre mitigação de problemas no Eldritch Horror, que não vejo ninguém mencionar, provavelmente por falta de experiência com ele:
Longe de achar que o jogo seja perfeito, aliás podem olhar minha avaliação dele onde faço minhas críticas, mas o que o pessoal não percebe é que nesse jogo a única maneira de mitigar os problemas é se preparando e antecipando aos possíveis problemas. E como o jogo começa muito brando e tem uma espécie de "bola neve" de problemas, e jogadores novos tentem a ser muito passivos esperando algo acontecer pra reagir, são supreendidos pelos e eventos e se veem em situações onde tem que rolar um dado com 2/3 de chance de falha. E como é normal jogarem com 4 ou mais jogadores, pois a caixa diz que é possível, ficar 4 horas na mesa fritando, afasta qualquer segunda tentativa pra entender esse conceito.