M2a0r1c9e9l8o::Agradeço a opinião de todos.
O meu caso é mais particular. Jogo 80 % das vezes apenas com a minha irmã e 20 % com outros jogadores. E mesmo assim esses outros jogadores não são muito amantes de jogos de colecionador. Eles curte, mais uno, monopólio, damas e etc... Minha vontade mesmo era poder juntar um grupo de jogadores que curtem mesmo o Hobby. E minha dúvida de qual próximo jogo comprar é justamente por isso. Minha vontade é comprar um mais pesado, pois eu me minha irmã queremos conhecer jogos mais pesados. Mas ao mesmo tempo quero ter jogos mais leves para apresentar a esses jogadores que não curte jogos mais complexos.
Cara, depois disso que vc falou aqui eu vou ter que dar o meu pitaco, pq me identifiquei aqui. É uma questão de otimização. Se tua irmã é a sua maior parceira de jogos (80%), é com ela que vc tem que fechar. Se vcs estão afim de jogos mais pesados, igual a mim e minha esposa, vai fundo. Até 2020, só jogávamos Azul, Splendor, Gold West e Ticket to Ride Europa. Já não tínhamos mais a turma de jogos e com a pandemia jogávamos até 5 vezes na semana eu e ela. Aí comecei a falar de novos jogos com ela, que rodavam bem em dois jogadores, uns leves, outros pesados, e passamos a comprar alguns euros médios. Começamos com Twilight Struggle, aí na sequencia veio o The Castles of Burgundy, Altiplano, Coimbra. Esses jogos até hoje só jogo com ela. Depois veio o Great Western Trail, que foi para jogar em três (consegui um parceiro de fora) mas hoje ele tem mais partidas em dois (eu e ela), Russian Rail Roads e suas expansões, que é o que a gente ainda joga com quatro jogadores (nós e mais um casal). O Grand Hotel Áustria veio em maio e compramos somente para nós e em junho comprei o Lorenzo, mas esse quero ver se jogo com quatro jogadores, além das partidas entre nós dois. Além disso, comprei este mês o Seven Wonders Duel e o Jaipur somente para jogar com ela, e o Kingdomino, que funciona com qualquer quantidade de jogadores, para dias mais leves e cheio de crianças. Reforço, vai de encontro com quem a sua maior parceria, valeu, um abraço, boas jogatinas.
Acrescentando: Além do perfil da turma, a frequência da jogatina importa muito. Eu jogo com o outro casal 2 vezes por mês, e boa parte dos jogos que tenho aqui já atendem essas demandas. Nos últimos dois encontros jogamos Alambra e RRR num fim de semana, e no outro só TTR E. Em compensação, só essa semana com a esposa foram duas partidas de Splendor, uma de GHA, uma de COB e duas de Noctiluca (jogo safado da porra). Valeu.