sauron182guitar::entao, foi o cosmos que plagiou planetarium no fim das contas? kkkkk
Caro sauron182guitar
Não conheço profundamente os dois jogos, portanto não quero acusar ninguém levianamente de plágio, porque isso é um assunto muito sério. Mas SE, e eu reforço o SE, essa grande semelhança for verdadeira, e considerando apenas a data de lançamento dos jogos, Planetarium em 2017 e Cosmos em 2021, parece que foi isso mesmo que aconteceu.
A única possibilidade de ter ocorrido o contrário, que eu acho absurdamente improvável, mas nunca se sabe, seria o Cosmos ter sido elaborado e registrado antes de 2017, do jogo ter sido apresentado em algum evento como protótipo, o designer do Planetarium ter tomado conhecimento do jogo nesse evento, e conseguido copiar o design e lançar o seu jogo quatro anos antes do Cosmos. Como eu disse, isso é muito improvável.
Porém, é como diz o ditado, o exemplo vem de cima. A Grow foi fundada, com o dinheiro arrecadado na venda de uma versão tupiniquim do "Risk", mais conhecida como "WAR". Além disso, a Grow lançou durante anos o "Top Secret", uma versão do "Heimlich & Co", como se fosse um jogo seu, na maior cara dura. Hoje, o jogo da Grow não se chama mais "Top Secret", porque era dar muito na pinta, afinal os dois tratavam do tema espionagem. Portanto ele foi relançado como "Identidade Secreta", mas é o mesmo jogo, mudando apenas a roupagem.
Isso para não falar na confusão que foi o lançamento do Interpol da Grow cujo nome original é Scotland Yard (ganhador do Spiel de Jahres em 1983). Como a Grow já havia lançado um jogo com esse nome "Scotland Yard", modificando o nome original ("221B Baker Street: The Master Detective Game" de 1975), porque a empresa achou que o nome original não ia pegar, na hora de lançar o "Scotland Yard" em 1983, não dava para repetir o nome, de outro jogo já lançado.
E a Estrela não fica atrás, nesse quesito "imitação como forma de elogio", com a versão do Monopoly (Banco Imobiliário), do Game of Life (Jogo da Vida) e do Clue/Cluedo (Detetive). Todos esses jogo citados acima, lançados no melhor estilo "perna de pau, olho de vidro e cara de mau", com direito a tapa-olho e papagaio no ombro ainda por cima.
É meus camaradas, cada vez eu me convenço mais, da pertinência das sábias palavras do saudoso Chacrinha, ele mesmo "pirateando" o Lavoisier, no sentido de que nessa terra "nada se cria, tudo se copia".
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio
P.S. Em tempo, meu caro rapaz, como vão as coisas aí em Mordor, tudo ainda muito tenebroso? KKKK