dstein::storum::dstein::storum:: Sinceridade, não tenho nada a reclamar do Doff, muito bem organizado. Reclamar de fila ? O evento pós pandemia foi um sucesso e lugar lotado sempre tem filas, não pense que o evento é uma exclusividade apenas pra vc, ou que vá ter também o jogo que vc queira jogar pois no Doff fica restrito apenas uma parcela dos lançamentos. Muitos youtubers famosos, chefes e donos de editoras, promoções, spoilers, etc, agradou de uma forma bem positiva. É um evento voltado mais para editoras do que um evento gen con bgg ! A única exceção é que o evento deveria ter mais dias, 2 dias é muito pouco, com mais dias o público poderia ficar mais espalhado e menos afobado. Notei uma educação e respeito fora do comum, todos ali receberam as pessoas de braços abertos. Muitos ali trabalharam incansavelmente sem receber 1 tostão.
Ps: Só pra registro, a Gen Con USA que é cerca de 10x maior que a Doff, tem filas kilometricas, varando quarteirões, a entrada então vc corre o risco de ser pisoteado ou morrer sufocado no saguão principal kkk
que bom que não lhe incomodou. Em relação ao registro acho que fica um desafio: pode ser feito melhor, o fato de um evento ter problemas não significa que todos tem de ter. Não acredito que seja um evento voltado mais para editoras, nada da divulgação ou dos comentários dos participantes indicam isso. É fato que cada pessoa tem sua expectativa e ela é alimentada pelo que ocorre previamente à feira. Não posso falar em relação às expectativas de centenas de pessoas, posso falar com certeza em relação a mim: queria pegar o autômato do Brazil, jogar o Sleeping Gods (pois foi anunciado que haveria essa oportunidade) e reencontrar amigos e conhecidos do meio. Dito isso, incomodou a questão do Sleeping Gods não pelo fato de não ter jogado mas da falta de organização para oferecer o acesso (estava ciente de que podia não conseguir). O trabalho voluntário ou a boa vontade não apagam os problemas embora sejam dignos de nota. Vale dizer que a partir do momento que o acesso ao evento é pago há um nível de serviço esperado em relação a infraestrutura, segurança e acesso, para dizer o mínimo, com os organizadores sujeitos à crítica. Neste ponto há consenso de que existem pontos tanto positivos quanto negativos e ambos podem e devem ser debatidos.
Vc acredita que o evento não seja mais voltado para editoras porque ninguém comentou, etc... bom eu estava lá, claramente presenciei e estandes estavam lá, obviamente que quem não viu deveria se tratar com um oftalmo! Os espaços das editoras ocuparam cerca de 88% do espaço total, gerando assim poucos espaços para áreas reservadas de jogatinas. Se tivessem mais espaços reservados a essa finalidade, provavelmente os chorões de plantão conseguiriam jogar seus respectivos jogos e não estariam desmerecendo o evento em sua totalidade.
Em relação a organização, o evento estava organizado, como já dito, não tem como organizar "o fator humano" que quer entrar tudo afobado de uma só vez em um limitado espaço de recepção. Isso acontece em todos os lugares principalmente nas horas iniciais. Pra amenizar o problema mas não solucionar de vez, o recinto nesse caso deveria ser maior, com mais entradas e mais equipes de recepção. Como deixei frizado ali atrás, na Gen Con USA que é bem maior acontece a mesma coisa embora a praça de alimentação fique do lado de fora pra melhor servir as pessoas. Mesmo que o evento aqui seja um dia em espaço maior, teríamos o mesmo problema já vivenciado pelos nossos brothers de fora.
O que mais tem se observado são reclamações do tipo: "fui jogar tal jogo e não consegui", " fiquei 40 minutos ou mais na fila de entrada e pra mim esse evento não presta", " fui comprar o jogo tal e não encontrei ", nesse caso faz-se a respectiva avaliação totalmente negativa desnecessaria de tudo no evento, pois criticar e jogar pedras nos organizadores é mais fácil e prazeroso do que se candidatar como voluntário e ajudar na organização.
Bom Storum, a par a tendência para ofensa e irritação, temos pontos divergentes e acredito que um problema de interpretação. Quando está em discussão o conceito de "evento voltado para..." não se trata do numero de stands das editoras x espaço para jogar, mas a finalidade pela qual as editoras lá estão e as pessoas em geral. Neste sentido, questiono o que você quer dizer com "evento voltado para as editoras" pois eventualmente há só um problema de interpretação recíproco. Não acredito que o DOFF esteja preocupado principalmente com abrir espaço para as editoras anunciarem e venderem jogos, na minha visão do evento é um grande encontro de todos os atores: jogadores, produtores de conteúdo, consumidores e editoras. Não sei qual calo seu foi pisado para generalizar que todos aqui estão reclamando do evento como um todo. No geral, a maior parte dos posts foi na linha do: o evento é legal e há espaço para melhorar e enquanto isso não acontecer algumas pessoas repensarão a sua própria ida mas não condenando o evento em si. Novamente, caso não tenha ficado claro, eu, particularmente, revelei uma chateação de não ter jogado um jogo mas não imputei isso à organização do evento mas à organização do espaço da Conclave, não coloco isso como uma falha do evento, mas apenas como uma quebra de expectativa minha no contexto da minha percepção geral de como foi o dia para mim. Quanto a fila, os relatos foram de espera de 1h a 1h30, praticamente o dobro do que você mencionou, o que, evidentemente, é um incômodo para várias pessoas e aqui se questionou como isso poderia melhorar. É fato que havia uma única porta de entrada e isso provoca um afunilamento natural. Diante disso existiam providências que poderiam ser tomadas? o que poderia ser feito para resolver ou mitigar um gargalo que aliás era óbvio? Mais sinalização? Antecipação de checagem para acelerar a entrada? Também é mais fácil ofender do que refletir sobre o texto dos outros e tentar se arvorar no bom mocismo ou passar lição de moral.
Dstein, só pra não deixar passar em branco a replica e com todo respeito a vc, vou te dizer a questão de " evento voltado mais para editoras em si" o que sinto a respeito, sim, o evento esta mais para editora do que o publico em si, a questão foca principalmente na sua principal indagação: de não conseguir jogar referido jogo na conclave... No evento vc pode ver que o espaço era limitado, a quantidade de mesas eram limitadas, a quantidade de jogos disponiveis eram limitados e ficou mais limitado ainda com os enormes estandes das proprias editoras ocupando espaços enormes ali, o espaço poderia, claro, se fosse um evento só de SPA DE JOGOS ter uma espaçamento 3x maior com muito mais mesas para as devidas jogatinas. Imagina um lugar, com sucesso de publico, poucas mesas de jogatinas, milhares de pessoas em 2 dias ou ate mais que isso, para acomodar todo mundo e não deixar que ninguem ali saia aborrecido, teria que ter no minimo 1/3 de mesas e jogos disponiveis a todos.
Se vc notar, vai ver que as próprias editoras levaram seus lançamentos mas colocaram uma quantidade "insignificante de jogos e mesas disponiveis". Sendo assim, na minha opinião, o evento é mais pra editoras do que um publico viciado boardgame, é um evento apenas pra vc conhecer alguns jogos, jogar alguns, conhecer pessoas, e mais nada... É um espaço pra conhecer jogos, alguns spoilers, ter a oportunidade de conhecer famosos do ramos, conhecer as editoras, etc. Achar que vai la só pra jogar milhares de jogos, esquece, mesmo assim, muitos vão no Doff com o intuito de jogar o maior numero de jogos possiveis ali, eu consegui com muita sorte jogar 3, e vc, qtos ? Varios jogos não consegui sequer chegar ou aproximar pra acompanhar a partida, nem por isso tenho que sair dali desabafando para todos os cantos. Outros reclamam que tinha pouca variedade de comidas, oras bolas, aquilo ali é feira de bgs ou feira de gastronomia ?
O Doff é um evento anual que nunca vai ter mesa pra todo mundo, nunca vai ter todos os jogos, nunca vai ter todos os lançamentos, nunca vai ter todos os tipos de spoilers (vários foram ate revelados antes na internet), nunca vai ter todos os jogos à venda, nunca vai ter completa gastronomia, reuniram ali apenas uma parcela de todo esse conglomerado ! E não adianta reclamar...
Vc acha que um espaço maior solucionaria o caso ? Eu te falo: pode amenizar mas não vai solucionar ! Qualquer tipo de espaço sempre vai ter fila, sempre vai ter aglomeração, sempre vai ter impaciência, sempre vai ter afobação, etc, por maior que seja o ambiente, sempre vai estar lotado, não pense que eles "deveriam" focar no limite de pessoas dentro do estabelecimento porque sempre vão colocar pessoas ali ate entupir e sair pelas janelas... isso ocorre em qualquer evento no mundo pois todos os tipos de custos tem que ser pagos, capitalismo em cena, tá ok ! Porque eu digo isso, por experiência própria: Gencon, Spiel, etc. Helloooo Dstein ??!!!.... kkkkk
Só pra deixar uma " deixa ", vc reclama que ficou ou ficaram em uma fila mais de 1 hora, isso de fato é uma das maiores reclamações que se vê dos bgmaniacos, ok, mas como fica a situação do americano que fica 3 horas em uma fila sob sol quente quilometrica virando quarteirões ? Tem solução ? Faz mais de 1 década que isso acontece la em Indianápolis... acontece tb na Spiel, etc.
O Brasil ainda tem muito a crescer nesse ramo de jogos de tabuleiro.