richardbarros::Fiquei muito empolgado uma época em jogar/comprar. Mas fiquei também com um impressão de que a galera que fica subindo no muro só atrasa o jogo e passa uma sensação de "enxugar gelo". São obrigatorios e 3 por rodada se nao me engano. O que você acha desse aspecto? Não deixa um pouco punitivo ou travado? Poderia discorrer um pouquinho sobre esse mecanismo e como se encaixa no todo?
Olá, Richard. Obrigado por comentar!
O jogo possui 6 rodadas e a pontuação é executada a cada duas rodadas, ou seja, 3 vezes.
Esse ponto do jogo é uma maneira de não deixar 100% livre para o jogador no que ele deve fazer. É um aspecto do jogo de "exigir algo" do jogador, e está presente em muitos jogos só que cada jogo faz isso de uma forma. Dos jogos que tenho ou que me recordo jogando, eu consideraria que Grand Austria Hotel é o que tem esse mecanismo de forma mais punitiva, realmente te refreia muito e as vezes é bem difícil cumprir. Temos tb o Coimbra que, se jogado em dois, exige uma certa distancia na trilha para que possa pontuar. Então, são mecanismos presentes que exigem algo do jogador, fazendo com que planejem de forma mais estratégica suas jogadas e não deixando solto demais.
No caso de Merlin, a exigencia dos escudos funciona dessa forma, mas não são realmente punitivos ou travados, primeiro porque essa não é a unica função deles. Você pode ganhar pontos com eles tanto pela opção de açao que te dá pontos por número de escudo, ou então em cumprimento de objetivos. Depois, existem mais de uma forma de adquiri-los, como nos arredores, onde vc pode pegar um escudo e ainda assim ganhar pontos no controle de area dos arredores. Além disso, você pode eliminar os inimigos tanto com a espada Excalibur (uma fileira completa) ou tb com a bandeira preta. Então, de tudo isso, a presença dos inimigos não é nem de longe punitiva, é um mecanismo de controle até brando. Com tempo de partida o jogador se adequa facilmente.