Post original: https://www.boardseyeview.net/post/micro-dojo
Projetado por Ben Downton e publicado pela Prometheus Game Labs,
Micro Dojo é realmente um micro jogo. É definitivamente de bolso: um jogo de dois jogadores jogado com fichas em um tabuleiro que tem cerca de 7,62 x 7,62 cm.
O jogo é uma reminiscência dos quebra-cabeças quadrados deslizantes com os quais você certamente brincou quando criança. O jogo ocorre em uma grade de 3 x 3, onde cada quadrado tem um símbolo. Quatro dos quadrados (inicialmente os quatro quadrados de canto) têm um meeple neles. No seu turno, você moverá um dos meeples para um quadrado adjacente ortogonalmente e pegará o recurso ou a ação indicada, no estilo de colocação de trabalhadores. Você coloca seu marcador de Daimyo na ficha de meeple e isso significa que o meeple fica indisponível para qualquer jogador até que você tenha realizado seu próximo turno. Você está tentando ser o primeiro jogador a marcar 7 pontos de vitória, e eles podem ser obtidos cumprindo objetivos, trocando construções que você reivindicou e gastando comida ou ouro (5 ouro ou 5 comida por ponto de vitória).

Tudo parece muito simples, mas as aparências podem enganar. Embora as regras sejam simples e o jogo seja fácil de jogar, este é realmente um quebra-cabeças estratégico inteligente. Dependendo de como os objetivos escolhidos aleatoriamente saem, o jogo pode se tornar uma dança surpreendentemente tensa à medida que os jogadores manobram para a posição e tentam impedir que seu oponente ganhe a vantagem. No jogo mostrado aqui no Board's Eye View, o primeiro objetivo que ficou disponível para ser reivindicado deu um ponto de vitória ao jogador com o maior total de comida menos ouro. Isso forçou ambos os jogadores a evitar quadrados que lhes dessem ouro. O jogador que foi primeiro moveu um meeple para o quadrado que lhe deu 2 alimentos. O máximo que o outro jogador poderia reivindicar em seu turno era 1 alimento - atrasado para esse objetivo - então eles também precisavam bloquear o acesso a um quadrado de ação que permitiria a ação de "acionar um objetivo"...
Apesar de seu tamanho modesto, o
Micro Dojo ainda incorpora espaço para aumentar a complexidade. Existem fichas de Objetivo Avançado (incluindo objetivos que exigem que meeples específicos sejam adjacentes uns aos outros) e habilidades de movimento alternativas para os meeples. Se você jogar com esses recursos de movimento mais complexos, você pode adicionar isso como uma opção que deve ser paga com comida ou ouro, ou você pode jogar com isso como uma opção que não tem custo extra além do movimento comum. Como
Micro Dojo é sempre uma disputa por vantagem posicional, jogar com movimentos avançados de meeple sem custo extra é potencialmente a opção mais desafiadora.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.