Post original: https://www.boardseyeview.net/post/free-radicals
Desenvolvido por Nathan Woll e publicado pela WizKids,
Free Radicals é um jogo euro totalmente assimétrico onde os 2-5 jogadores controlam diferentes facções, cada uma utilizando suas próprias mecânicas de jogo distintas. Os Free Radicals do título referem-se a objetos alienígenas que impulsionaram o desenvolvimento tecnológico, mas o título também sugere como este jogo difere radicalmente da maioria dos outros.
É comum em jogos ter poderes assimétricos, seja no início ou conforme o jogo se desenvolve. Também existem muitos jogos em que os jogadores têm objetivos ou condições de vitória diferentes. Existem poucos jogos onde cada jogador está utilizando mecânicas totalmente diferentes.
Root e
Enseada dos Mercadores vêm à mente como exemplos raros.
Free Radicals vem com 10 facções que estão competindo por pontos em um tabuleiro central compartilhado onde todos estão pontuando da mesma maneira, mas cada facção é jogada de maneira muito diferente. Assim, por exemplo, os Paladinos usam uma mecânica de colocação de trabalhadores, os Artesãos confiam no gerenciamento de mãos usando cartas multiuso, o jogo dos Hoteleiros envolve descobrir o jogo ideal de peças de dominó e os Correios usam uma mecânica de pegar e entregar.
Os tabuleiros de facção são de dupla face com uma facção diferente em cada lado, então as duas facções que compartilham a mesma cor não podem ser jogadas no mesmo jogo. Mesmo com essa limitação,
Free Radicals oferece uma enorme variedade de combos. Ainda temos que jogar com todos eles, mas de nossas jogadas até agora no Board's Eye View, todos parecem muito bem equilibrados. Alguns são mais simples e fáceis de jogar do que outros, e a ampla descrição do livro de regras principal de cada facção oferece algumas orientações que podem ajudar os jogadores a escolher a facção com a qual se sentirão mais confortáveis. Das duas facções vermelhas, por exemplo, as regras descrevem os Fazendeiros como uma facção baseada em dominó de construção lenta que faz poucas ações no início do jogo e depois aumenta no final, tornando os Fazendeiros ótimos para iniciantes, enquanto os Executivos são descritos como uma facção baseada em Mancala com poucos elementos aleatórios, mas alertando que essa mecânica pode ser implacável a erros.

Qualquer que seja a facção que você jogue, os jogadores pegam sua própria folha de regras que explica sua facção e como ela funciona. As regras são claras, então cada jogador deve saber o que está fazendo. Ao contrário de Root, no entanto, onde os jogadores realmente precisam entender a mecânica de todas as outras facções no jogo, você realmente não precisa se preocupar indevidamente em
Free Radicals com as regras e mecânicas assimétricas dos outros jogadores. Você pode se concentrar exclusivamente no desenvolvimento e pontuação para sua própria facção. O jogo pode trazer aquela sensação de que você está jogando paciência simultânea. Isso não quer dizer que não haja interação entre os jogadores: você certamente descobrirá que está fazendo uso de construções ativadas por outros jogadores, o que lhes renderá recursos e cubos de favor, e pode ser benéfico avançar uma facção oponente ou não-jogadora na trilha de Conhecimento do jogo. Mas
Free Radicals não envolve muita interação entre jogadores e certamente não é um jogo 'toma essa'. Para alguns jogadores, isso será um forte positivo, para outros, negativo, mas garante que este jogo seja acessível e relativamente fácil de ensinar, apesar de sua variedade incrível de mecânicas. Você pode jogar sem assimilar as regras de todas as outras facções.

A arte é de Tomasz Chistowski. Cada facção usa seu próprio conjunto de componentes, então, quando você abre a caixa pela primeira vez, há uma variedade assustadora de papelão para classificar. É perfeitamente administrável, uma vez que você os empacota para cada facção. A iconografia pode ser aprendida rapidamente e, para o benefício dos jogadores daltônicos, alguns ícones de forma adicionais ajudam a distinguir as cores das facções, embora qualquer pessoa com acromatopsia ainda tenha que lidar com o controle dos cubos coloridos de outras facções, que você estará coletando porque eles ganham pontos de coleta definidos na pontuação final do jogo.
Em todas as partidas em nosso grupo, poder escolher sua própria mecânica de jogo preferida provou ser uma grande vantagem para os jogadores.
Free Radicals dura mais de 12 rodadas e gostamos tanto com duas quanto com o complemento total de cinco pessoas. Você usa todas as cores das facções, mesmo quando joga com menos de cinco jogadores, e há menos turnos, então o jogo será mais curto. Espere que um jogo de dois jogadores dure cerca de 45 minutos, e dobre isso ao jogar com quatro ou cinco jogadores.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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