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  3. Terraforming Mars
  4. O Difuso e o Lacônico.

O Difuso e o Lacônico.

Terraforming Mars
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES07/06/22 14:14
    J. MARQUES » 07/06/22 14:14

    Se vc ver o Terraforming mars apenas como um engine building com as carats, a sorte vai ser um fator muito alto na sua estratégia.
    A beleza dele é que é perfeitamente possivel de se jogar e ganhar ignorando COMPLETAMENTE as cartas.
    Vc pode marcar mts pontos e acelerar o final da partida se vc focar no jogo do tile placement do tabuleiro com os marcos e premios.

    Ja ganhei mtas partidas em que joguei 2 ou 4 cartas a partida inteira.

    Qdo eu só via o TfM como engine building qse passei ele rpa frente por causa do peso que a sorte tem, ams depois que passei a enxergá-lo de outra maneira se tornou um dos meus jogos prediletos.

    E eu acho que ai que reside a flexibilidade e a razão de seu sucesso: as varias formas de se alcançar a vitória.

    Recomendo a qqr um que o ache demorado e mto dependente de sorte de jogá-lo focando o tabuleiro antes de chegar numa conclusão.

    4
  • tuliobarros
    1772 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros07/06/22 14:16
    tuliobarros » 07/06/22 14:16

    Baanshee::- Caraca, tenho um ponto positivo e um ponto negativo:

    Ponto positivo: Achei INCRÍVEL essa review/crítica, como um cara novato no Hobby, imagino quanto tempo eu levaria pra ter uma percepção como essa.

    Ponto Negativo: Eu LITERALMENTE acabei de comprar o Terraforming Mars, não sei se fico feliz ou triste HAHAHA (Comprei em um leilão aqui na Ludopedia mesmo, foi postado hoje pelo antigo dono).

    Como você é novato, eu acho que você só tem um ponto positivo. Se você não jogou, você não sabe se gosta do jogo. Pode ter sido um mal negócio? Pode. Pode ter sido um ótimo negócio? Também pode.
    Se você achar o jogo longo, use a regra do Venus Next: Terraformação do Governo Mundial (no fim da geração o primeiro jogador, na verdade o GM, eleva um IT, sem receber os benefícios, se houver).

    2
  • leandrocalbente
    64 mensagens MD
    avatar
    leandrocalbente07/06/22 14:31
    leandrocalbente » 07/06/22 14:31

    Com relação ao tempo do Ark Nova, joguei 6 partidas solo e uma multiplayer. Minhas partidas solo estão durando cerca de 40 minutos. E tem uma vantagem quando comparado com outros jogos solo: o tempo de montagem e desmontagem é muito curto, menos de cinco minutos tiro tudo e deixo o jogo pronto ou guardo tudo. A caixa vem com organizadores parecidos com aqueles do Banquete a Odin que agilizam muito a preparação.

    A partida multiplayer foi em 3 jogadores. Ensinei o jogo em pouco mais de 30 minutos e fizemos a partida completa em 2 horas e meia. Acredito que esse tempo possa baixar um pouco quando jogado com pessoas que já conhecem o jogo. Porém, o jogo dá muita opção pro jogador, o que pode eventualmente criar um pouco de analysis paralysis. Por outro lado, dá pra ir pensando bem no que fazer enquanto espera sua vez de jogar (claro que se você planeja comprar uma carta aberta e alguém compra, teria que repensar, mas isso não acontece sempre).

    1
  • caiom88
    533 mensagens MD
    avatar
    caiom8807/06/22 14:35
    caiom88 » 07/06/22 14:35

    Parece que o texto foi retirado de algumas falas minhas a amigos sobre o TFM. :D

    Muita gente percebe os problemas crônicos e óbvios da sua mecânica. Mesmo que sejam adicionadas as milhões de expansões (aliás tenho preconceito contra jogos com muitas expansões, pois vira catado de regra pra consertar a base ou só pra vender mesmo), o jogo não evoluiu de forma adequada.
    Já fiz um texto aqui mostrando que o TFM é um bom um euro médio/de entrada para pessoas entrando no hobbie e querendo se divertir sem fritar a cuca (regras tranquilas, muito temático, tabuleiro tranquilo para administrar as poucas variáveis), mas pensando em jogos COMPETITIVOS, TFM falha imensamente.

    É um jogo bom? MUITO BOM. Talvez seja o melhor euro de entrada que eu já vi. Sou muito fã da temática astrofísica, e ver essa temática sendo abordada mesmo que em algumas vezes somente nas descrições das cartas pra mim é algo sensacional. Atrai o ''nerd'' com a temática física sem cair no lugar comum da temática medieval/mágica, que algumas vezes enche o s.... Mas sigo afirmando: o jogo foi comprado realmente para trazer pessoas ao hobbie, e isso ele tem feito com maestria.

    É um jogo que merece estar na 2a posição geral do Ludopedia? DEFINITIVAMENTE NÃO. Pode ser que tenha vários motivos para isso... talvez tenhamos mais iniciantes no hobbie do que pessoas interessadas por jogos mais complexos e competitivos; ou talvez o fato de que ainda possamos encontrar esse jogo bem disponível nas lojas a preços não inflacionados e por isso há mais pessoas comprando; ou até o fato do próprio sistema da ludopedia de rankiamento (as pessoas tendem a dar 10 para todos os jogos que possuem).

    sobre o Ark Nova, não vou opinar.

    Excelente texto, e obrigado!

    3
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium07/06/22 15:25
    Bombardium » 07/06/22 15:25

    Gualbani::Eu tenho e jogo bastante o tfm. Joguei primeiro sem exp nenhuma, depois add o Prelúdio, depois o Reviravolta e por ultimo peguei o tabuleiro adicional, e tenho uma opinião bem formada sobre como ele viu mesa em diferentes momentos.


    Entendo e concordo com boa parte da sua crítica sobre o jogo ficar amarrado por um períido durante uma partida, isso já ocorreu por aqui, mas foi divertido ver como isso acontecia mais quando nós éramos iniciantes no jogo, e que agora fazendo combos e tendo objetivos mais claros isso raramente acontece pois os turnos são mais otimizados e raramente se desperdiça recursos/cartas/tempo onde vai se ganhar pouco com isso.

    Outra coisa de discordo é sobre o Reviravoltas. Ele deu outra cara pro nosso jogo, transformando as mesas em cenários onde alianças se formam pra grupo x ou y manter bens valiosos/vantagens sendo arrecadados a cada rodada. Ela acrescenta um tempo a mais na mesa mas segue valendo bem a pena. 

    O meu único e atual problema com o jogo é sua duração. Se eu tivesse a opção de reduzir  os pré requisitos pro jogo acabar, faria com certeza, diminuindo em 1/3 todos eles, mas principalmente o oxigênio (de longe o mais demorado aqui). Se em 2:30 ou 3h a partida acabasse ele seria bem mais agradável de jogar e com certeza veria mais mesas que hoje. 

    Interessante irmão. Vou jogar depois com o Turmoil pra ver como é.

    Você afirmaria que o TfM beneficia quem joga mais o jogo?

    0
  • Luiz_1914
    269 mensagens MD
    avatar
    Luiz_191407/06/22 20:35
    Luiz_1914 » 07/06/22 20:35

    Aqui vai o depoimento de um expert e de um novato ao mesmo tempo em Terraforming Mars.

    Expert porque tenho mais de 300 partidas..., Todas solo. Com o APP então, jogo direto.

    Novato porque nunca joguei ele com outros jogadores, apenas solo.

    Entendo que a sorte nas cartas é muito importante, no solo então, que você corre contra o tempo e tem que maximizar bem as jogadas, embora eu ache que TfM, no modo solo, te permite uns dois erros em decisões, que ainda você consegue vencer. Mas se as cartas não ajudam... é foda.

    Minha dúvida é a seguinte: Tudo bem, não veio cartas boas, nada muito útil, porque esse jogador não "ataca" a temperatura por exemplo, ou posicionando cidades?? Ou os Marcos? Que não tenho nem uma estratégia em mente pq no modo solo eles não existem.

    No modo solo, sem cartas úteis, vc ataca a temperatura, ou oceanos, gerando plantas para completar as 8, tentando maximizar, ou guarda grana se tem uma carta boa, mas cara.

    Acredito que seja mais fácil atacar os parâmetros mais baratos "temperatura e oceanos", vc tem mais dinheiro. (No solo vc começa com 14 IT e no modo multiplayer com 20). No solo demora pra engrenar a grana por causa desse começo em 14.

    Seria difícil ganhar de alguém que está conseguindo as cartas certas e tal, mas TfM tem um mantra na minha cabeça "se vira com o que vc tem..., não tem nada? Tire leite de pedra".

    Não tem nada que presta na mão? No solo vc guarda a grana e espera coisa melhor na próxima rodada, no multiplayer eu iria subindo a temperatura sem dó. 

    Mas como eu disse, nunca joguei contra outros jogadores, apenas o modo solo. Que com a expansão Prelúdio fica bem legal....e com menos rodadas, apenas 12.

    Não é uma estratégia válida? Enquanto os outros vão azeitando o engine, vc vai ganhando IT.

    Certeza que o jogo deve ser demorado, todo mundo fala isso, mas não tem um ou dois jogadores indo nos parâmetros? Isso não encurtaria o tempo? Eu, na mesa, com certeza faria o jogo terminar em 14 rodadas ou menos, rsrsrs

    E para o colega que disse que acabou de comprar o jogo... parabéns, bela aquisição.




    7
  • carlosrocca
    527 mensagens MD
    avatar
    carlosrocca07/06/22 22:23
    carlosrocca » 07/06/22 22:23

    Luiz_1914, perfeita a sua colocação. É isso mesmo.

    Eu tenho umas 20~30 partidas no modo solo jogando no aplicativo, 40 partidas em 2p e 5 partidas em 4p. E são jogos totalmente diferentes um do outro.

    Já tive partidas que terminaram 68x62 em 8 gerações e partidas que terminaram 170x154 em 12 gerações. Cartas boas ajudam muito no início, mas investir demais em fortalecer as produções podem deixar um jogador muito atrás na trilha de terraformação (que também impacta diretamente na questão da produção de MC).

    Cada partida é diferente e requer uma leitura diferente do que está acontecendo. Em 4p o jogo dificilmente vai passar da 8ª geração. Quer gastar 43 MC em uma carta que aumente em 3 sua produção de titânio? Faça isso pelos 4PV que a carta dá no final do jogo, mas dificilmente você vai recuperar o investimento somente com a produção alavancada.

    No modo solo você começa com IT em 14, enquanto no jogo normal o IT de todos os jogadores começa em 20. Cidades dão pontos por tiles de vegetação adjacentes, então existe um controle de área. Marcos são reivindicados sempre que possível (8MC por 5PV é um excelente negócio), mas a aposta dos prêmios é um pouco mais difícil de ser prevista. A sensação que eu tenho é de que nada nesse jogo pode ser completamente ignorado, mas ao mesmo tempo não é totalmente decisivo. São várias formas de ganhar pontos no final do jogo.
    - IT (o quanto você contribui para a terraformação);
    - tiles de vegetação (esses aumentam o IT e dão PV no final do jogo);
    - cidades (uma ótima maneira de obter mais pontos com tiles de vegetação "soltos", sejam seus ou dos adversários);
    - pontuação nas cartas (a corporação VITOR pode ajudar muito nesta estratégia);
    - prêmios patrocinados;
    - marcos reivindicados;

    Além de tudo isso, existem cartas que podem ajudar ou atrapalhar o jogo dos oponentes. Você vê duas cidades próximas e percebe que o adversário vai colocar um tile de vegetação ali no início do turno? O "Distrito Comercial" pode ser uma bela dor de cabeça nesse caso. Outras peças que envolvem colocação de tiles específicos também podem atrapalhar ações dos adversários. E quanto mais expansões são adicionadas, mais ações estão disponíveis.

    No meio jogo, é frequente você ser o primeiro jogador e precisar:
    - gastar as plantas antes que alguém lance um meteoro e remova todas elas;
    - subir a temperatura para pegar o bônus de 0° e colocar um oceano;
    - reivindicar aquele marco que você não conseguiu na rodada anterior porque não tinha mais dinheiro;
    - financiar aquele prêmio antes que alguém financie outro e você precise pagar mais caro;
    - colocar um tile de cidade adjacente àquelas duas ou três vegetações soltas no tabuleiro;
    - colocar um delegado para assumir a liderança do partido majoritário (expansão Reviravolta);
    - negociar com aquela colônia que está com o máximo de recursos (expansão Colônias);
    - entre outros.

    Independente das cartas que você tenha na mão, você sempre só pode fazer no máximo duas ações antes de passar a vez. Existem algumas cartas melhores do que outras, mas nenhuma delas remove este princípio do jogo.

    Colocar a culpa de uma derrota apenas em "ter uma mão de cartas ruim" talvez só sirva com dois jogadores muito experientes. E mesmo assim, existem muitas formas diferentes de pontuar nesse jogo, e a estratégia vencedora depende muito mais de saber entender uma partida específica do que ter aquele combo matador na mão. Dizer que TfM é um jogo de sorte é valorizar demais as cartas sem dar atenção à todo resto que o jogo proporciona.

    7
  • Metalegit
    137 mensagens MD
    avatar
    Metalegit07/06/22 23:43
    Metalegit » 07/06/22 23:43

    Já joguei mais de 70 partidas de tfm solo e por volta de 10 multijogador (segundo minhas partidas cadastradas). Solo e multijogador são jogos completamente diferentes.
    No solo, seu foco é terraformar do jeito mais barato possível ignorando pontos e cartas com requisitos demorados de obter. Fizeram a conta e viram que é matematicamente impossível ganhar solo sem usar cartas, então um pouco de sorte é necessário. Mas o importante é saber quando comprar (geralmente pra usar nessa ou proxima rodada). À medida que se deseja mais pontos no final da partida, a % de vitórias diminui, mas é possível alcançar mais de 100 pontos dessa forma.
    No multijogador, a coisa muda de figura. Seu objetivo é conseguir maximizar sua pontuação e ter a melhor razão ponto/MC. Então terraformar com projeto padrão geralmente não é tão vantajoso, mas pode ser uma estratégia válida. Afinal, se você não conseguiu cartas fortes, o jeito é terminar a partida logo pra não dar tempo dos demais terem suas maquininhas otimizadas. O crucial é a leitura da mesa (saber se devemos acelerar o jogo ou aproveitar pra fazer os combos).

    2
  • Metalegit
    137 mensagens MD
    avatar
    Metalegit07/06/22 23:55
    Metalegit » 07/06/22 23:55

    Quanto ao Ark Nova, joguei 4 partidas solo e uma vs o automa ARNO. Não consegui ver ainda o tempo de partida, mas pareceu demorar mais de 2h.
    O jogo é muito mais dependente da sorte que o TFM, pq as cartas tem mais sincronia entre elas. Se vc baixa um sponsor de predador e nunca mais aparece predador no jogo pra você comprar, a carta perde seu valor. E como o deck é imenso, na maioria das vezes você tem que se adaptar ao que tem disponivel pra poder alcançar a vitória, caso contrário vai depender se aquele ícone vai surgir podendo não conseguir se reerguer depois.
    Então o importante é se desprender do que não vai funcionar agora e tentar sempre se adaptar ao jogo na sua frente. O jogo é bonzinho, mas estou apreensivo quanto ao valor que cai chegar no BR. ,

    2
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio08/06/22 00:41
    Raio » 08/06/22 00:41

    Muito bacana seu texto!

    Acho TfM um saco, pior qur o cocô do cavalo do bandido. Já joguei algumas vezes para nunca mais.

    Já o Ark Nova apenas acompanho reviews e vídeos. Disseram que melhora, disseram que tem muitas cartas e sua carta pode não aparecer, que é demorado igual o TfM.

    Realmente não sei. Espero que seja legal!

    Muito bacana seus textos! Parabéns nesmo!

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Terraforming Mars - O Difuso e o Lacônico.
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