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  3. Terraforming Mars
  4. O Difuso e o Lacônico.

O Difuso e o Lacônico.

Terraforming Mars
  • avatar
    Bombardium07/06/22 12:00
    avatar
    Bombardium
    07/06/22 12:00
    1143 mensagens MD

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e4ab6_mdq41o.jpeg


    "Difuso

    adjetivo
    1. 1.
      que se espalha largamente por todas as direções; disseminado, divulgado."

    Terraforming Mars, em minha opinião, é um jogo ok. Ele não é as mil maravilhas que muita gente pinta ele como sendo, e ele não é horroroso como vejo gente pregar, mas ele claramente tem muitos problemas.

    Sua arte é ok, condizente com o padrão artístico de hoje, o jogo não é feio, e seus componentes são bem feitos. O seu tema é bem integrado com o jogo como um todo, o que também não é uma coisa simples de se fazer, principalmente considerando que o designer era novato na época que ele lançou o jogo. O seu problema, reina em sua mecânica, tamanho ocupado na mesa, e principalmente no fator duração. Vamo descer a lenha?

    - Jogador A começa o jogo com a empresa de eletricidade.
    - Jogador B começa com a empresa mineradora.
    - Jogador A fica com 3 projetos iniciais na mão.
    - Jogador B fica com 1.
    - Jogador A desce 2 projetos que geram recurso.
    - Jogador B desce 1.


    Eles rodam o turno, gastam o que tem que gastar e vão pro próximo.


    - Jogador A, fica com 3 projetos na mão.
    - Jogador B, fica com 2.

    E o jogo continua nesse ritmo, beneficiando amplamente quem teve "sorte de puxar os projetos na hora certa" e o outro jogador, sem ter alternativa, é obrigado a fazer ações genéricas até vir algo que ele realmente vá usar em sua mão.

    "AH BOMBA, MAS O JEITO CERTO DE JOGAR O JOGO É COM DRAFT!"

    Concordo. Porém, isso não elimina o risco do cara não ter como fazer seu jogo ser fluido. Eu já vi o jogo ficar travado mesmo draftando. O erro, na minha opinião é na mecânica empregada. Comprar cartas só no início do turno (claro que tem cartas que quebram essa regra, mas são poucas), dá um ar de "se eu não conseguir o que eu preciso meu jogo não vai rodar nunca". E é aí que o jogo se perde.

    500 expansões pra tentar corrigir o problema.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9052b_mdq41o.png

    O cara milkou o jogo de tudo que é forma possível.



    Suas expansões, curiosamente ajudam nesse problema que eu citei acima. Mas nenhuma delas corrige o problema. Terraforming Mars: Prelúdio é uma expansão pequena que te dá mais coisas ao início do jogo. Mais recursos, materiais e símbolos de pré requisitos pra descer aquelas cartas pesadas que vem na tua mão inicial. E ter mais recursos, obviamente vai te ajudar a descer as cartas que existem em sua mão.


    Outra, te dá colônias. Em Terraforming Mars: Colônias você tem acesso a recursos enviando sua navinha na colônia X, pra pegar aquele recurso que você tanto precisa, que também tira a sua dependência um pouco das milhares de cartas do baralho. Mas denovo, não resolve seu problema, porque esse engine building a ideia é fazer seu jogo virar usando suas cartas. Isso aqui é só um paliativo.


    Na Terraforming Mars: Hellas & Elysium, você ganha mapas novos pra jogar. Facetas novas de Marte, pra colonizar, e outros objetivos bem diferentes do jogo base. É uma boa quebra de ritmo do jogo marcado do jogo base.


    Já em Terraforming Mars: Venus Next, ela acaba aumentando relativamente o problema anterior. Ele adiciona mais uma mecânica/símbolo no jogo. O da Nuvenzinha. E num esquema Dilma Roussef, você estoca vento pra fazer produção de outros efeitos. Eu até gosto dessa expansão, mas são mais trocentas cartas num baralho onde já tem muita carta.


    Já joguei várias vezes com essas expansões (Nunca com a Terraforming Mars: Reviravolta, que já me relataram ser a pior de todas), e todas as vezes eu vejo pelo menos parte disso acontecer. Um jogador ficar travado porque ele não consegue as cartas certas ou pelo menos parecidas pra fazer o seu jogo fluir.


    E o jogo não possui mecânica nenhuma pra garantir que aquelas cartas apareçam pra essa pessoa.


    Toda vez que eu jogo ele, eu fico com a impressão de que se ele tivesse a mecânica do Imperial Settlers: A Ascensão de um Império (ter um baralho de cartas grande, e um baralho individual de facção pra cada uma), o problema já teria sido resolvido há muito tempo.


    Era só lançar 5 cartinhas de cada empresa, 1 delas começa na mão e o resto você pode escolher ir comprando durante o jogo se ver que comprar do baralho central não está fluindo, pra pelo menos você ter um norte no seu jogo e ele não ficar fadado a sorte.


    Mas o Sr. Jacob preferiu ir pro caminho capitalista, e pagar suas dívidas fazendo várias expansões. E se tão pagando tá tudo certo, né?


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/00687_mdq41o.jpeg

    Além de 500 expansões, os fãs ainda fizeram um monte de pecinha 3D pra megalomania ser maior.



    Além do problema citado acima, tem um outro que também me incomoda muito, que é a sua duração. 4h de partida pra um engine building sinceramente, é muito.


    A mecânica Engine Building é cansativa. E você se propor a fazer tudo repetidamente a cada rodada, tem uma hora que enjoa. E sinceramente eu já tive experiências com esse jogo que me fizeram cansar dele enquanto ele ainda estava na mesa.


    O jogo demora pra engrenar. E se um jogador conseguir fazer o seu jogo engrenar mais rápido que os outros, sinceramente, ele tem muita vantagem sobre os outros.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c2372_mdq41o.jpg



    "Lacônico

    adjetivo




    1. 1.
      que se exprime por poucas palavras; conciso, sucinto, breve."



    Ark Nova é um jogo badalado. E com motivos pra isso. O seu tema é no mínimo incomum: desenvolver um zoológico onde você coloca seus animais, e ao mesmo tempo, tem um quê de responsabilidade social, pois você contribui com a conservação de biomas, projetos ambientais e seu impacto direto no mundo.

    Porque eu coloquei esse jogo em paralelo com o TfM? Porque eu sinto que esse jogo faz tudo o que o TfM faz, mas mais rápido, mais bonito, e melhor.

    O jogo tem 5 ações, e essa trilha de ação funciona exatamente como a trilha de ações do Sid Meier's Civilization: Um Novo Amanhecer. Se a carta está no nível 5, você vai fazer aquela ação com a força 5, a carta vai descer pra posição 1 da trilha, e todas as outras irão subir.

    As ações são, Comprar cartas, construir no seu espaço de zoológico, descer um patrocinador na mesa(efeitos passivos), enviar um trabalhador do seu zoológico para fazer uma ação no esquema alocação de trabalhadores, e colocar animais no zoo (desceu faz o efeito na hora).

    Iconograficamente o jogo é muito limpo, você entende tudo muito rápido e seus textos são muito bons.





    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/40a83_mdq41o.jpg

    Ocupa espaço de tamanho 5, 17 dinheiros, me dá 2 símbolos de predador e um de África. Sobe 6 pontos e compro 3 cartas do baralho. 

    É isso.


    O jogo termina como no Ganges, onde você tem duas trilhas e elas tem que se encontrar pro jogo terminar. (Trilha de conservação e trilha de "atração" do seu parque).

    E o jogo flui perfeitamente.

    Ele tem decisões que vão pesar no seu jogo, todas as cartas de ação podem pegar nível 2, mas somente 4 subirão pro segundo nível. O que faz você ter que pensar, profundamente sobre como você quer que seu jogo flua no futuro.

    Seus trabalhadores que você vai enviar para fazer uma associação, também tem que ser bem pensados, pois você vai ter dois caminhos, o que você acha que é melhor seguindo a sua mão, ou o que você acha que é melhor, seguindo as pontuações que estão na mesa.





    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/dcbea_mdq41o.jpg

    Confia no pai, esse jogo é muito, muito bom.


    Ah Bomba, mas aqui também tem um monte de carta no baralho e tu pode puxar cartas que não vão te ajudar.

    Correto. Mas aqui não é uma vez por turno. Você consegue fazer essa ação várias vezes, inclusive, existe uma trilha de cartas em aberto para serem compradas, o que ajuda também na circulação das cartas que podem aparecer.

    E aqui eu afirmo tranquilamente também que esse jogo quando todo mundo souber jogar (de 1 a 4 jogadores), ele roda em 2:30h fácil, fácil.

    Eu joguei Ark Nova muito menos do que eu já joguei TfM na minha vida. Mas você pode ter certeza que ele vai estar na minha coleção, e o Terraforming Mars e a sua megalomania, eu vou passar longe. Muito longe.


    Às vezes temos que nos lembrar de que menos é mais.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Errei algum fato? Manda PM.

    Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.

    Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.

    Considere seguir o #canalversus!

    Tudo nessa vida é equilíbrio, meus amigos.



    Edit: Corrigi algumas imagens e um erro no texto.

    Salve @samduarte usei tuas foto!

    #terçou

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    Comentários:

  • arthurtakel
    1961 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel07/06/22 12:55
    arthurtakel » 07/06/22 12:55

    Toda vez que eu jogo ele, eu fico com a impressão de que se ele tivesse a mecânica do Imperial Settlers: A Ascensão de um Império (ter um baralho de cartas grande, e um baralho individual de facção pra cada uma), o problema já teria sido resolvido há muito tempo.


    Essa sua ideia resolveria mesmo o problema que citou. Deveria ter uma expansão nesse sentido.
    Gostei do seu review/crítica.

    4
  • Baanshee
    4 mensagens MD
    avatar
    Baanshee07/06/22 13:16
    Baanshee » 07/06/22 13:16

    - Caraca, tenho um ponto positivo e um ponto negativo:

    Ponto positivo: Achei INCRÍVEL essa review/crítica, como um cara novato no Hobby, imagino quanto tempo eu levaria pra ter uma percepção como essa.

    Ponto Negativo: Eu LITERALMENTE acabei de comprar o Terraforming Mars, não sei se fico feliz ou triste HAHAHA (Comprei em um leilão aqui na Ludopedia mesmo, foi postado hoje pelo antigo dono).

    4
  • recordenado
    14 mensagens MD
    avatar
    recordenado07/06/22 13:21
    recordenado » 07/06/22 13:21

    Ok, sou novato nesse universo e nunca joguei um euro (pretendo obviamente), logo, nunca joguei Terraforming mars.
    Uma dúvida então, a questão do excesso de cartas e de ficar travado, por não comprar a carta que necessita, para rodar sua estratégia. Eliminando esse fator sorte, não ficaria um jogo com receita de bolo pra vencer?
     Uma vez que o jogador poderia, do começo ao fim aplicar sua estratégia sem interrupções, ou quase, não seria muito fácil identificar e repetir sempre as melhores jogadas, toda vez?
    Vlw!!

    2
  • Ouriques13
    40 mensagens MD
    avatar
    Ouriques1307/06/22 13:22
    Ouriques13 » 07/06/22 13:22

    Eu sempre tive a mesma percepção na relação "tempo + proposta do jogo". Hoje dificilmente chego às 4h nele, mas ainda acho que dura mais do que deveria. Após 2h na mesa, a sensação é que entramos numa repetição tediosa de sobe e desce na produção de recursos. Ainda assim o considero um bom jogo. 

    2
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium07/06/22 13:30
    Bombardium » 07/06/22 13:30

    Baanshee::- Caraca, tenho um ponto positivo e um ponto negativo:

    Ponto positivo: Achei INCRÍVEL essa review/crítica, como um cara novato no Hobby, imagino quanto tempo eu levaria pra ter uma percepção como essa.

    Ponto Negativo: Eu LITERALMENTE acabei de comprar o Terraforming Mars, não sei se fico feliz ou triste HAHAHA (Comprei em um leilão aqui na Ludopedia mesmo, foi postado hoje pelo antigo dono).

    Primeiro, seja muito bem vindo meu amigo!
    Considere seguir meu humilde canal!
    É verdade, a princípio você sem experiência não iria conseguir traçar esses paralelos e "tentar arrumar solução" pra algumas coisas que você vê por aí. Mas com o tempo, com certeza você vai.
    TfM não é de forma alguma um jogo ruim, você vai curtir e se divertir muito antes de enjoar, fica tranquilo.
    Tem muitos jogos piores pra serem comprados quando você entra no hobby.

    2
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium07/06/22 13:31
    Bombardium » 07/06/22 13:31

    recordenado::Ok, sou novato nesse universo e nunca joguei um euro (pretendo obviamente), logo, nunca joguei Terraforming mars.
    Uma dúvida então, a questão do excesso de cartas e de ficar travado, por não comprar a carta que necessita, para rodar sua estratégia. Eliminando esse fator sorte, não ficaria um jogo com receita de bolo pra vencer?
     Uma vez que o jogador poderia, do começo ao fim aplicar sua estratégia sem interrupções, ou quase, não seria muito fácil identificar e repetir sempre as melhores jogadas, toda vez?
    Vlw!!

    Basicamente você tem que fazer um exercício de adaptação irmão.
    Vem uma carta na sua mão que gera eletricidade por exemplo, e outra que fala "gaste eletricidade pra ganhar dinheiro", você obviamente vai segurar as duas.
    A p1c4 é quando vem um pouco de cada e você fica sem um plano coerente.

    0
  • tpcordeiro
    1789 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro07/06/22 13:42
    tpcordeiro » 07/06/22 13:42

    Opa! Tenho gosto dos seus textos, bom ver um ar de novidade nos tópicos da Ludopedia, q andam tão saturados de mais do mesmo.
    Concordo com grade parte do q é dito do TFM. Quanto ao Ark Nova, a única coisa q "não bateu" pra mim é q eu li em todo lugar q o jogo demora 4h+. Mesmo todo mundo sabendo, como vc diz, 2h30 ainda é um tempo bem longo para um jogo com todos já acostumados a ele...

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium07/06/22 13:52
    Bombardium » 07/06/22 13:52

    tpcordeiro::Opa! Tenho gosto dos seus textos, bom ver um ar de novidade nos tópicos da Ludopedia, q andam tão saturados de mais do mesmo.
    Concordo com grade parte do q é dito do TFM. Quanto ao Ark Nova, a única coisa q "não bateu" pra mim é q eu li em todo lugar q o jogo demora 4h+. Mesmo todo mundo sabendo, como vc diz, 2h30 ainda é um tempo bem longo para um jogo com todos já acostumados a ele...

    Top irmão, continua acompanhando, agradeço muito. Vocês que me dão vontade de continuar.
    Cara, nenhuma partida que joguei de Ark Nova durou 4h.
    Nem ensinando antes!
    Talvez ele aumente um pouco mais fisicamente, mas no TTS eu não tive nenhuma que passasse de 3:30h (pra 4).

    0
  • Gualbani
    5 mensagens MD
    avatar
    Gualbani07/06/22 14:12
    Gualbani » 07/06/22 14:12



    Eu tenho e jogo bastante o tfm. Joguei primeiro sem exp nenhuma, depois add o Prelúdio, depois o Reviravolta e por ultimo peguei o tabuleiro adicional, e tenho uma opinião bem formada sobre como ele viu mesa em diferentes momentos.


    Entendo e concordo com boa parte da sua crítica sobre o jogo ficar amarrado por um períido durante uma partida, isso já ocorreu por aqui, mas foi divertido ver como isso acontecia mais quando nós éramos iniciantes no jogo, e que agora fazendo combos e tendo objetivos mais claros isso raramente acontece pois os turnos são mais otimizados e raramente se desperdiça recursos/cartas/tempo onde vai se ganhar pouco com isso.


    Outra coisa de discordo é sobre o Reviravoltas. Ele deu outra cara pro nosso jogo, transformando as mesas em cenários onde alianças se formam pra grupo x ou y manter bens valiosos/vantagens sendo arrecadados a cada rodada. Ela acrescenta um tempo a mais na mesa mas segue valendo bem a pena. 


    O meu único e atual problema com o jogo é sua duração. Se eu tivesse a opção de reduzir  os pré requisitos pro jogo acabar, faria com certeza, diminuindo em 1/3 todos eles, mas principalmente o oxigênio (de longe o mais demorado aqui). Se em 2:30 ou 3h a partida acabasse ele seria bem mais agradável de jogar e com certeza veria mais mesas que hoje. 

    9
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