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O Difuso e o Lacônico.

Terraforming Mars
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium08/06/22 07:33
    Bombardium » 08/06/22 07:33

    Metalegit::Quanto ao Ark Nova, joguei 4 partidas solo e uma vs o automa ARNO. Não consegui ver ainda o tempo de partida, mas pareceu demorar mais de 2h.
    O jogo é muito mais dependente da sorte que o TFM, pq as cartas tem mais sincronia entre elas. Se vc baixa um sponsor de predador e nunca mais aparece predador no jogo pra você comprar, a carta perde seu valor. E como o deck é imenso, na maioria das vezes você tem que se adaptar ao que tem disponivel pra poder alcançar a vitória, caso contrário vai depender se aquele ícone vai surgir podendo não conseguir se reerguer depois.
    Então o importante é se desprender do que não vai funcionar agora e tentar sempre se adaptar ao jogo na sua frente. O jogo é bonzinho, mas estou apreensivo quanto ao valor que cai chegar no BR. ,

    Você realmente tem que focar em mais de uma coisa no Ark Nova, senão pode acontecer o que você tá falando com certeza.
    Ficar preso em "só pássaros, só predador, só animal africano" te atrapalha.
    E é outra faceta que eu gosto no jogo, isso casa com o tema. Nós nunca vimos um zoológico só com herbívoro por aí, por exemplo.

    0
  • Excluido 19092022
    129 mensagens MD
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    Excluido 1909202208/06/22 18:20
    Excluido 19092022 » 08/06/22 18:20

    Só consegui tempo agora pra ler sua análise e fiquei com vontade de jogar Ark Nova.

    1
  • Douglas Heleno
    251 mensagens MD
    avatar
    Douglas Heleno09/06/22 10:39
    Douglas Heleno » 09/06/22 10:39

    Achei a análise bem honesta e de fato o TFM tem esses problemas, foi muito boa a comparação com o ARK Nova, muita gente tem falado bem dele mesmo. Sei que o TFM tem esses problemas, mas pelo menos por enquanto ainda não tive vontade de parar de jogar ele, vamos ver até quando hahaha.

    1
  • Marllos Dias
    437 mensagens MD
    avatar
    Marllos Dias09/06/22 12:24
    Marllos Dias » 09/06/22 12:24

    Seu texto me deixou profundamente irritado! Não pelas críticas ao TfM, que eu adoro, mas entendo todos os problemas que tem (coisa de maluco se doer por conta de crítica a joguinho, inclusive), e sim porque agora estou com ainda mais vontade de jogar o Ark Nova, e a gente nem tem previsão de quando sai mesmo no Brasil kkkkkk. Fora isso, excelente review. A propósito, você chegou a jogar o TfM Ares e os jogos da linha Imperium? Acho que eles atacam bem esses problemas que você mencionou. O primeiro no caso do tempo de jogo, que é encurtado, o segundo nessa questão de mitigar a sorte do baralho central -  ele é bastante uma junção de deckbuilding com engine building. Seus textos são muito bons, acompanho sempre aqui. Um abraço!

    1
  • RaphaelGuri
    1412 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri09/06/22 12:41
    RaphaelGuri » 09/06/22 12:41

    Antes de algo mais: parabéns pelo texto. Bem escrito e notei dedicação (e sei o trabalho que dá escrever um). Continue com o bom trabalho.

    Segundo ponto: nunca joguei Ark Nova, então irei me abster de comentários sobre o mesmo, só digo que atiçou ainda mais minha curiosidade.

    Agora ao recheio do comentário: Terraforming Mars.

    Amo o jogo. Amei ainda mais o Expedição Ares, pois considero que conserta alguns pontos do jogo base, principalmente em relação ao tempo, porém curiosamente, ele não trabalha com draft, ao invés disso, joga mais cartas na mão dos jogadores, mitigando ainda mais a sorte. Entendo o lance de 'ame ou odiei' que o jogo base têm e acredito que isso se dá pois ele é um jogo onde a curva de aprendizagem é grande, sendo muito fácil frustrar jogadores nas suas primeiras partidas, justamente por ocorrer coisas apresentadas no texto. Vou pontuar algumas abaixo:

    "dá um ar de "se eu não conseguir o que eu preciso meu jogo não vai rodar nunca". E é aí que o jogo se perde"
    > O lance é que 'essa é a vida mesmo'. TfMars é um jogo onde o jogador não pode se prender a uma estratégia, se guiar apenas pelo que a facção faz (aliás, Prelúdio acho essencial ser jogado com o base sempre). É preciso diversas partidas para entender que, assim como na vida, as coisas são difusas. É preciso aprender a fazer o melhor possível com o que se tem na mão. Apenas quando esse fundamento ser internalizado que TfMars começará a fazer sentido e ser realmente divertido, e essa é a principal barreira entre o ame-o ou deixe-o na minha opinião.

    Além disso:
    "E o jogo não possui mecânica nenhuma pra garantir que aquelas cartas apareçam pra essa pessoa."
    isso ocorre justamente por TfMars não ser um jogo de apenas uma faceta. Não adianta achar que rushar titânio OU vegetação OU energia é um caminho certo. Não é. É preciso entender que para ir bem, precisa ir mediano em quase tudo, precisa atacar diversas frentes. Tem que ir bem na colocação das peças no mapa (que dá pontuação final forte), tem que saber quais cartas cartas que pontuam vale a pena, entender que a engrenagem do dinheiro (que aliás, acho incrível o fato de ponto ser receita e quase nenhum jogo fazer isso tão bem quanto o engine de TFMars) serve para justamente conseguir focar em coisas diversas, como projetos padrão quando não há esperança no horizonte e assim por diante. Se uma pessoa montar seu jogo esperando que meia dúzia de cartas apareçam, é derrota ou uso extremo da sorte. Pense no poquêr: a pessoa não ganha por ter boas cartas na sua mão.

    Como o colega Gualbani menciona em seu comentário:
    "agora fazendo combos e tendo objetivos mais claros isso raramente acontece pois os turnos são mais otimizados e raramente se desperdiça recursos/cartas/tempo onde vai se ganhar pouco com isso."
    É isso. Isso sintetiza o jogo. TfMars é um jogo de otimização. Um jogo onde é obrigatório aprender como não desperdiçar oportunidades e fazer combos. Por outro lado, se não se vislumbrou ainda essa otimização, realmente tudo fica difuso mesmo, logo sua visão sobre o jogo não está errada, Bombardium, apenas acredito que você foi um dos tantos jogadores que Fryxelius não conseguiu tocar e fazer-se entender até o momento. TfMars trata de administração e, com isso, requer otimização de tudo e, apesar da existência de sorte (até nos negócios tem um pouquinho), precisamos saber fazer o melhor possível com o pior recebido (e isso vale para todos os jogadores, não tendo uma mecânica que beneficie mais um do que outro, salvo o fato da compra de cartas, mas isso é intrínseco de qualquer jogo com um monte de cartas a serem compradas).

    Por fim, AMO também o Imperial Settlers (que aliás, faltam as expansões Br e jamais irão aparecer infelizmente). E você faz uma observação sobre ele, gerando um paralelo com o TfMars, sendo:
    "Era só lançar 5 cartinhas de cada empresa, 1 delas começa na mão e o resto você pode escolher ir comprando durante o jogo se ver que comprar do baralho central não está fluindo, pra pelo menos você ter um norte no seu jogo e ele não ficar fadado a sorte".

    Eu, sinceramente, acho que essa solução não solucionaria, e por alguns motivos:
    1. Imperial Settlers tem outra ideia. Ele usa um baralho adicional para gerar características diferentes entre as facções, que são poucas e conseguem dialogar diretamente com cada possibilidade estratégica dentro das mecânicas de Imperial Settlers (tanto que cada facção tem logo um baralho, não meia dúzia de cartas. Tente separar apenas 5 de cada facção e jogar apenas com elas e sem nenhum draft. O jogo fica amarrado e cai na mesma que o Tfmars). TfMars é diferente disso, por possuir muito mais ramificações, sejam em recursos ou efeitos, logo o jogador consegue perceber onde está ficando para trás e 'atacar' outras coisas;
    2. Cada facção ter um conjunto de cartas iria roteirizar a partida, então se o cara pegou uma determinada facção, provavelmente ele seguiria um caminho pré-estabelecido ao invés de ter que aprender a lidar com o imprevisível (mesmo com draft, que para mim é essencial). Essa previsão acontece com o Imperial Settlers, o que deixa o jogo mais direto e bem mais leve, sendo normal depois de diversas partidas ver que um jogador teve preferência por algumas poucas cartas específicas em detrimento de várias outras. Em TfMars isso não acontece justamente por estarem as quase 200 cartas todas juntas, então não é questão de 'estar fadado a sorte', mas sim de 'saber que contar com a sorte não é uma boa opção';
    3. A sorte é válida para todos em TfMars. O jogador ao longo das rodadas (principalmente das primeiras) vai moldando seu jogo apesar da facção lhe dar algum direcionamento, mas em momento nenhum um jogador vai ter 'mais sorte de tirar cartas do monte mais do outro jogador', isso só vai acontecer de fato se colocarmos um jogador experiente que saber ler suas chances, contra um inexperiente que que não sabe o que esperar do baralho, não consegue fazer uma leitura de forçar a sorte ou ver se uma carta que lhe dá um bom combo já está baixada na mesa ou não (inclusive, a magia do draft é justamente essa, saber quer ler a mesa e segurar cartas que seriam boas para um adversário é algumas vezes mais vantajoso do que segurar uma carta que seria boa para sí!). Como eu já disse antes, novamente parece que o fator sorte foi o que mais te incomodou ao jogar, mas reitero, a sorte está lá apenas pelo fato do jogador ter se apoiado nela como parte de sua estratégia (se fosse assim, nenhum ameritrasher rolador de dados estaria feliz com jogo nenhum hahaha).

    É isso! Acho que falei tudo.
    Novamente, excelente texto, continue escrevendo e jamais leia meu comentário não concordando com algum ponto do texto como crítica ao mesmo. São pontos de vista diferentes apenas, sobre uma mesma obra. Ninguém é dono da verdade e isso que é o mais importante! 
    :D

    Abraços!

    6
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium09/06/22 12:50
    Bombardium » 09/06/22 12:50

    Marllos Dias::
    Seu texto me deixou profundamente irritado! Não pelas críticas ao TfM, que eu adoro, mas entendo todos os problemas que tem (coisa de maluco se doer por conta de crítica a joguinho, inclusive), e sim porque agora estou com ainda mais vontade de jogar o Ark Nova, e a gente nem tem previsão de quando sai mesmo no Brasil kkkkkk. Fora isso, excelente review. A propósito, você chegou a jogar o TfM Ares e os jogos da linha Imperium? Acho que eles atacam bem esses problemas que você mencionou. O primeiro no caso do tempo de jogo, que é encurtado, o segundo nessa questão de mitigar a sorte do baralho central -  ele é bastante uma junção de deckbuilding com engine building. Seus textos são muito bons, acompanho sempre aqui. Um abraço!


    Salve irmão, Ark Nova tá no hype mesmo, mas esse tem motivos pra tal.
    Não joguei o Ares não, mas os meus amigos que amam TfM normal não curtiram não. E eu acredito que eles nem são o público alvo mesmo.
    Joguei 1 partida de Imperium: Classics pra 3. Eu curti o jogo irmão, mas eu preciso jogar mais pra formar opinião.

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium09/06/22 12:54
    Bombardium » 09/06/22 12:54

    RaphaelGuri::Antes de algo mais: parabéns pelo texto. Bem escrito e notei dedicação (e sei o trabalho que dá escrever um). Continue com o bom trabalho.

    Segundo ponto: nunca joguei Ark Nova, então irei me abster de comentários sobre o mesmo, só digo que atiçou ainda mais minha curiosidade.

    Agora ao recheio do comentário: Terraforming Mars.

    Amo o jogo. Amei ainda mais o Expedição Ares, pois considero que conserta alguns pontos do jogo base, principalmente em relação ao tempo, porém curiosamente, ele não trabalha com draft, ao invés disso, joga mais cartas na mão dos jogadores, mitigando ainda mais a sorte. Entendo o lance de 'ame ou odiei' que o jogo base têm e acredito que isso se dá pois ele é um jogo onde a curva de aprendizagem é grande, sendo muito fácil frustrar jogadores nas suas primeiras partidas, justamente por ocorrer coisas apresentadas no texto. Vou pontuar algumas abaixo:

    "dá um ar de "se eu não conseguir o que eu preciso meu jogo não vai rodar nunca". E é aí que o jogo se perde"
    > O lance é que 'essa é a vida mesmo'. TfMars é um jogo onde o jogador não pode se prender a uma estratégia, se guiar apenas pelo que a facção faz (aliás, Prelúdio acho essencial ser jogado com o base sempre). É preciso diversas partidas para entender que, assim como na vida, as coisas são difusas. É preciso aprender a fazer o melhor possível com o que se tem na mão. Apenas quando esse fundamento ser internalizado que TfMars começará a fazer sentido e ser realmente divertido, e essa é a principal barreira entre o ame-o ou deixe-o na minha opinião.

    Além disso:
    "E o jogo não possui mecânica nenhuma pra garantir que aquelas cartas apareçam pra essa pessoa."
    isso ocorre justamente por TfMars não ser um jogo de apenas uma faceta. Não adianta achar que rushar titânio OU vegetação OU energia é um caminho certo. Não é. É preciso entender que para ir bem, precisa ir mediano em quase tudo, precisa atacar diversas frentes. Tem que ir bem na colocação das peças no mapa (que dá pontuação final forte), tem que saber quais cartas cartas que pontuam vale a pena, entender que a engrenagem do dinheiro (que aliás, acho incrível o fato de ponto ser receita e quase nenhum jogo fazer isso tão bem quanto o engine de TFMars) serve para justamente conseguir focar em coisas diversas, como projetos padrão quando não há esperança no horizonte e assim por diante. Se uma pessoa montar seu jogo esperando que meia dúzia de cartas apareçam, é derrota ou uso extremo da sorte. Pense no poquêr: a pessoa não ganha por ter boas cartas na sua mão.

    Como o colega Gualbani menciona em seu comentário:
    "agora fazendo combos e tendo objetivos mais claros isso raramente acontece pois os turnos são mais otimizados e raramente se desperdiça recursos/cartas/tempo onde vai se ganhar pouco com isso."
    É isso. Isso sintetiza o jogo. TfMars é um jogo de otimização. Um jogo onde é obrigatório aprender como não desperdiçar oportunidades e fazer combos. Por outro lado, se não se vislumbrou ainda essa otimização, realmente tudo fica difuso mesmo, logo sua visão sobre o jogo não está errada, Bombardium, apenas acredito que você foi um dos tantos jogadores que Fryxelius não conseguiu tocar e fazer-se entender até o momento. TfMars trata de administração e, com isso, requer otimização de tudo e, apesar da existência de sorte (até nos negócios tem um pouquinho), precisamos saber fazer o melhor possível com o pior recebido (e isso vale para todos os jogadores, não tendo uma mecânica que beneficie mais um do que outro, salvo o fato da compra de cartas, mas isso é intrínseco de qualquer jogo com um monte de cartas a serem compradas).

    Por fim, AMO também o Imperial Settlers (que aliás, faltam as expansões Br e jamais irão aparecer infelizmente). E você faz uma observação sobre ele, gerando um paralelo com o TfMars, sendo:
    "Era só lançar 5 cartinhas de cada empresa, 1 delas começa na mão e o resto você pode escolher ir comprando durante o jogo se ver que comprar do baralho central não está fluindo, pra pelo menos você ter um norte no seu jogo e ele não ficar fadado a sorte".

    Eu, sinceramente, acho que essa solução não solucionaria, e por alguns motivos:
    1. Imperial Settlers tem outra ideia. Ele usa um baralho adicional para gerar características diferentes entre as facções, que são poucas e conseguem dialogar diretamente com cada possibilidade estratégica dentro das mecânicas de Imperial Settlers (tanto que cada facção tem logo um baralho, não meia dúzia de cartas. Tente separar apenas 5 de cada facção e jogar apenas com elas e sem nenhum draft. O jogo fica amarrado e cai na mesma que o Tfmars). TfMars é diferente disso, por possuir muito mais ramificações, sejam em recursos ou efeitos, logo o jogador consegue perceber onde está ficando para trás e 'atacar' outras coisas;
    2. Cada facção ter um conjunto de cartas iria roteirizar a partida, então se o cara pegou uma determinada facção, provavelmente ele seguiria um caminho pré-estabelecido ao invés de ter que aprender a lidar com o imprevisível (mesmo com draft, que para mim é essencial). Essa previsão acontece com o Imperial Settlers, o que deixa o jogo mais direto e bem mais leve, sendo normal depois de diversas partidas ver que um jogador teve preferência por algumas poucas cartas específicas em detrimento de várias outras. Em TfMars isso não acontece justamente por estarem as quase 200 cartas todas juntas, então não é questão de 'estar fadado a sorte', mas sim de 'saber que contar com a sorte não é uma boa opção';
    3. A sorte é válida para todos em TfMars. O jogador ao longo das rodadas (principalmente das primeiras) vai moldando seu jogo apesar da facção lhe dar algum direcionamento, mas em momento nenhum um jogador vai ter 'mais sorte de tirar cartas do monte mais do outro jogador', isso só vai acontecer de fato se colocarmos um jogador experiente que saber ler suas chances, contra um inexperiente que que não sabe o que esperar do baralho, não consegue fazer uma leitura de forçar a sorte ou ver se uma carta que lhe dá um bom combo já está baixada na mesa ou não (inclusive, a magia do draft é justamente essa, saber quer ler a mesa e segurar cartas que seriam boas para um adversário é algumas vezes mais vantajoso do que segurar uma carta que seria boa para sí!). Como eu já disse antes, novamente parece que o fator sorte foi o que mais te incomodou ao jogar, mas reitero, a sorte está lá apenas pelo fato do jogador ter se apoiado nela como parte de sua estratégia (se fosse assim, nenhum ameritrasher rolador de dados estaria feliz com jogo nenhum hahaha).

    É isso! Acho que falei tudo.
    Novamente, excelente texto, continue escrevendo e jamais leia meu comentário não concordando com algum ponto do texto como crítica ao mesmo. São pontos de vista diferentes apenas, sobre uma mesma obra. Ninguém é dono da verdade e isso que é o mais importante! 
    :D

    Abraços!

    Que isso irmão, seu post só enriquece o post.
    Tmj, inclusive considere seguir meu humilde canal!

    1
  • fernandopasq
    43 mensagens MD
    avatar
    fernandopasq09/06/22 15:02
    fernandopasq » 09/06/22 15:02

    Bem interessante mesmo. E parabéns pelo texto - muito bem escrito.

    Fico me perguntando se o Ares Expedition não resolveria algumas coisas. É um jogo mais curto, e a compra das cartas fica mais sob controle do jogador. (A mão "roda" mais). Joguei poucas vezes e estou me perguntando se até não seria uma opção de engine building que tenha um menor tempo do que o Ark Nova.

    Mas interessante que esses problemas de pouca opção nas cartas aparecem em vários jogos recentes - como Wingspan. Everdell já creio que resolve porque de fato permite rodar mais essas cartas na mão (além de terem várias repetidas e tal).

    1
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal09/06/22 16:12
    Ovatsug Rednal » 09/06/22 16:12

    Meu problema com o TfM é justamente esse que vc falou.


    não que eu fosse profissional no jogo, mas quando comecei a jogar online pelo APP umas 5 partidas por dia, depois de um tempo percebi que duas ou três rodadas de um draft ruim me deixavam MUITO atrás dos outros.


    quando todo mundo é iniciante e está naquele esquema de ir conhecendo o jogo e não necessariamente fazendo coisas eficazes é uma coisa.. mas quando todo mundo sabe jogar bem, isso ferra muito.


    o ark nova eu ainda acho que vai pelo mesmo caminho.


    só joguei uma vez, jogaria de novo, porém eu senti sim ter o mesmo problema (mesmo com uma maior mitigação) e vou dar um exemplo simples.. joguei em 4 pessoas e eu fui o ÚNICO que não conseguiu comprar nenhuma carta que aumentava renda, enquanto os outros tinham mais renda tipo "1 de renda a cada X bichos de determinado tipo", eu ficava só com a renda do tabuleiro. a longo prazo isso me ferrou muito pois muitas vezes eu era o único sem dinheiro pra baixar coisas.


    tbm achei o ark nova mais jogo que o TfM e jogaria de novo, mas não é pra mim, no sentido de querer comprar.

    1
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal09/06/22 16:15
    Ovatsug Rednal » 09/06/22 16:15

    tpcordeiro::Opa! Tenho gosto dos seus textos, bom ver um ar de novidade nos tópicos da Ludopedia, q andam tão saturados de mais do mesmo.
    Concordo com grade parte do q é dito do TFM. Quanto ao Ark Nova, a única coisa q "não bateu" pra mim é q eu li em todo lugar q o jogo demora 4h+. Mesmo todo mundo sabendo, como vc diz, 2h30 ainda é um tempo bem longo para um jogo com todos já acostumados a ele...

    joguei em 4, só com jogadores novatos e não durou sequer perto de 4 horas.. se chegou em 03:00 foi muito.
    e não é uma crítica, mas quais jogos tu costuma jogar que duram menos de 2:30?? pq dizer que é um tempo longo pra um euro em 4 jogadores.. fiquei na curiosidade mesmo.

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