Post original publicado no site www.jogosdetabuleiros.com.br
Quando eu resolvi criar esse canal sobre board games, uma das coisas que mais me motivaram foi poder falar sobre jogos mais antigos ou jogos que estão fora do hype de lançamentos no Brasil.
E acho que o Myrmes se encaixa nas duas opções.
Lançado em 2012 e originalmente apresentado sob o nome ANTerpryse, Myrmes é um euro bem raiz, muito temático, onde os jogadores deverão desenvolver um formigueiro, explorar as redondezas e administrar bem os seus recursos para fazer o maior número de pontos e ser o vencedor.
Myrmes, de 2012, mas com uma produção acima da média para a sua época.
Suas principais mecânicas são: alocação de trabalhadores, pontos de ação, controle de área, colocação de peças e movimentação em grade.
É um jogo do estilo “cobertor curto”, onde normalmente terminamos o jogo com a sensação de não ter feito tudo o que queríamos fazer. Bem punitivo, é um jogo que não perdoa erros de planejamento e, muitas vezes, só percebemos a “bobagem que fizemos” uns três rodadas a frente.
Ou seja, Myrmes é um jogo de planejamento, com sorte quase zero (a não ser nos dados de benefícios que são rodados no início de cada ano, e mesmo estes podem ser alterados) e que vai exigir um grande raciocínio estratégico de seus jogadores.
O jogo é dividido em 3 anos e cada ano passa pelas 4 estações, sendo que a estação de inverno é quando colhemos os frutos de nosso trabalho durante as outras estações. No inverno também devemos alimentar as nossas formigas (eurão raíz, lembra?) e nos preparar para o ano seguinte.
A colônia: Você deve alocar as suas enfermeiras (cilindros) para fazer as ações do jogo.
A pontuação do jogo vai acontecendo durante o decorrer da partida, sendo que há poucos pontos a serem conquistados no final, o que deixa muito claro o seu desempenho durante o andar do jogo.
REGRAS:
O jogo, embora assuste um pouco no começo, possui regras já bem assimiladas por quem já está no hobby há algum tempo mas pode ser um pouco assustador para novos jogadores. A parte mais complicada a meu ver é lembrar das limitações impostas pelo nível do seu formigueiro durante a partida. Tirando isso, o jogo teoricamente é simples de explicar.
JOGABILIDADE:
Myrmes, embora tenha controle de área, é um jogo que vai muito bem em qualquer quantidade de jogadores (2-4). Isso porque o seu tabuleiro é adaptável a quantidade de jogadores. Por ser um tabuleiro com as marcações pré-definidas, permite que, com o tempo, os jogadores entendam os melhores caminhos para seguir com seus feromônios, otimizando as trilhas em busca de alimento e melhores áreas de desenvolvimento. isso pode ser um problema para quem repete bastante o mesmo jogo.
COMPONENTES:
Embora seja um jogo com 10 anos desde o seu lançamento, Myrmes tem componentes caprichados, com destaque às suas formiguinhas em miniaturas. Sua arte no entanto entrega sua idade e remete aos jogos mais antigos, o que, apesar de datado, não deixa de ter seu charme.
Os tiles hexagonais representam os feromônios, que as formigas usarão para construir seus caminhos em busca de recursos no tabuleiro central.
A MINHA OPINIÃO SOBRE O JOGO:
Myrmes é apaixonante. Na primeira partida você vai se sentir um pouco perdido, principalmente nas primeiras ações, sem saber muito bem por onde começar. A segunda partida já será um pouco melhor e você vai começar a entender os melhores caminhos a seguir. Agora, a partir da terceira, você já está familiarizado e, se as pessoas que estiverem jogando com você estiverem no mesmo nível, o jogo vira um pega pra capar. Todos tentarão extrair o melhor do terreno externo, lutando por territórios para conseguir a melhor colheita no final do ano.
Eu gosto de dizer que Myrmes é um jogo de civilização, onde você precisa fazer a sua civilização de formigas prosperar, desenvolvendo tecnologias (melhorias do formigueiro), construindo fazendas e fábricas (onde você colherá seus recursos, que são: terra, folhas, lavas e pedras) e batalhar contra seus rivais pelos melhores espaços no tabuleiro.
Um jogo completo, envolvente, super temático e que deveria ter a sua versão nacional. Seria um grande sucesso.
E você já jogou Myrmes? O que achou?
Conte pra gente nos comentários.
Abraços.
Se você está gostando dos nossos conteúdos, por favor se inscreva no canal.