Post original: https://www.boardseyeview.net/post/7-gods
Se aprendemos alguma coisa assistindo
American Gods no Amazon Prime, é que os deuses querem ser adorados. Essa é a premissa subjacente também em
7 Gods, este jogo encantadoramente peculiar da Mare Infinitus.
Em
7 Gods, 2-6 jogadores representam deuses antigos competindo para atrair o maior número de adeptos, levando suas “histórias” para as comunidades da vila em várias ilhas espalhadas pelo tabuleiro. É um jogo assimétrico onde todos os deuses têm seus próprios poderes individuais, e você pode ativar os poderes do seu próprio deus gratuitamente, mas também poderá usar os poderes dos outros deuses…
Embora o jogo se chame 7 Gods, e de fato existem sete deuses diferentes disponíveis, você prepara o jogo selecionando aleatoriamente um para tirar da partida. O tabuleiro desse deus é virado para revelar os distúrbios que ele desencadeia… As ilhas são aleatórias na montagem: colocadas inicialmente viradas para baixo no tabuleiro. Cada jogador tem seu próprio enviado que navegará (se movendo) pelo tabuleiro, inicialmente descobrindo as ilhas (virando-as para cima) e depois recrutará adoradores, enchendo-os com histórias em louvor ao seu deus.

No jogo, as histórias dos deuses são representadas por dados de quatro faces nas cores de cada um dos sete deuses. Eles são referidos nas regras como fichas de história, embora nós os chamamos de dados de história. Você começa com três desses d4 na cor do seu próprio deus, mas, caso contrário, você tira as fichas de história aleatoriamente de uma sacola. Você precisará destes dados para espalhar a palavra nas aldeias da ilha (ou seja: rolar os dados e colocá-los de acordo com o valor rolado), mas você poderá fazer uso de todos os outros dados comprados descartando-os para usar o poder do deus correspondente. Isso cria uma nova mecânica.

Os jogadores também têm seu próprio baralho individual de 30 cartas. Estes também são altamente assimétricos. Eles podem ser jogados por seu valor de movimento, mas você também pode usá-los para realizar as ações indicadas em seu texto. As cartas não são um recurso infinito, no entanto. Você embaralhará sua pilha de descarte quando esgotar seu baralho de compra, mas precisará remover 10 cartas aleatoriamente. Isso significa que você jogará sem cartas se embaralhar seus descartes mais de duas vezes!

Você ganha um ponto de vitória ao “descobrir” uma ilha, então as primeiras rodadas da maioria das partidas tendem a envolver os jogadores movendo seus enviados em uma viagem de descoberta. Dito isso, o único ponto para descobrir uma ilha é ofuscado pelas outras oportunidades de pontuação, então jogadores astutos podem achar mais lucrativo começar a pregar nas ilhas já encontradas por outros, em vez de se preocupar com os pontos de descoberta. Da mesma forma, os pontos de vitória oferecidos para completar seu objetivo pessoal oculto só serão cruciais se as pontuações no final do jogo estiverem muito próximas. Os enviados podem compartilhar os espaços triangulares no tabuleiro, tendo no máximo 2 no mesmo espaço. E quando você se muda para o espaço de outro enviado, você pode “compartilhar pensamentos” com eles. Isso envolve ambos os jogadores rolando todos os dados da história que coletaram e somando o total: o vencedor recebe um ponto de vitória e o perdedor recebe um dado de história extra, então é sem dúvida um ganha/ganha.

Quando se trata de colocar as fichas da história do seu deus nas aldeias da ilha, você rola o dado e o coloca nesse valor. Cada aldeia triangular pode aceitar as fichas de história de dois deuses diferentes. Todas as aldeias têm o seu próprio “valor de persuasão”, que é o valor que deve ser igualado ou superado para que a aldeia seja persuadida. Quando isso se depara com duas fichas de história, o dado com o valor mais alto (ou o dado colocado mais recentemente em caso de empate) adiciona essa vila aos seus seguidores, marcando pontos de vitória iguais ao valor de persuasão da vila. O jogador que perdeu tira outra ficha de história da bolsa e ativa a perturbação que corresponde à sua cor. Esses distúrbios variam e são diferentes dependendo de qual deus foi removido do jogo na preparação, mas geralmente oferecem uma maneira de prejudicar com o jogador que acabou de marcar os pontos de vitória. Alguns dos distúrbios podem ser direcionados a outros jogadores, então os jogadores podem conspirar para usá-los como uma mecânica de recuperação quando direcionados ao jogador que está na liderança.

Existem três possíveis gatilhos no final do jogo, e parte das táticas pode envolver apressar o final quando você acha que tem a vitória, mas esteja avisado que existem algumas mecânicas de recuperação surpresa, mesmo na pontuação final do jogo, então mesmo os jogadores que aparentemente estão fora da disputa podem obter um aumento de pontuação de dados que já haviam sido condenados ao Outro Mundo...
Com suas várias peculiaridades incomuns,
7 Gods é muito diferente de outros jogos de gerenciamento de mãos e controle de área. Você está equilibrando os vários poderes divinos à sua disposição com o desejo de levar seus dados de história para as aldeias, e os vários poderes divinos significam que você deve esperar uma parte da interação "toma essa" com suas divindades rivais. Gostamos muito de nossas várias partidas deste jogo único e em todas as contagens de jogadores; para nós,
7 Gods está no seu melhor com seis jogadores. Este não é um jogo em que você provavelmente encontrará Analysis Paralysis (AP), então os turnos são razoavelmente rápidos e, mesmo com o complemento total de seis jogadores, não achamos que estávamos sofrendo com o tempo de inatividade excessivo. A maioria dos nossos jogos de seis jogadores duraram cerca de 2 horas, o que é menos do que o tempo sugerido na caixa.

E falar da caixa nos leva à característica de design muito distinta do jogo. Você notará que os designers Joris Maas, Alexander Remi e o Studio Monnikenwerk construíram o jogo solidamente em torno do triângulo equilátero. A caixa é triangular (não é uma característica que gostamos muito), mas, mais importante, também são os segmentos que se dobram para compor o tabuleiro, os espaços no tabuleiro, os tabuleiros divinos e os marcadores usados para gravar pontos de vitória entre outros. Como os jogadores sabem, as faces em um dado de quatro lados são todos triângulos equiláteros, e até mesmo a bolsa de onde os dados da história são retirados tem uma forma de pirâmide triangular correspondente. Ficamos um pouco surpresos com o fato de as cartas manterem uma forma regular, e ficamos aliviados por isso, porque as cartas triangulares teriam se desgastado muito e seriam impossíveis de usar. Parabéns à Mare Infinitus por levar o conceito de design ao máximo possível sem nos sobrecarregar com impraticabilidades.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.