Embora no hobby há muito tempo (desde 2013), apenas em 2022 comecei a regularmente registrar minhas partidas. Passados alguns meses isso me deu uma base de dados para que eu pudesse, como muitos usuários, fazer algumas análises que certamente devem fazer sentido apenas à mim e um conjunto segmentado de pessoas - é para este que especialmente estou me dirigindo.
Uma delas foi o custo por partida. Como assim, o que seria o custo por partida e como isso pode ajudar a pensar as aquisições bem como os jogos já presentes em casa?
Bom, a definição de custo por partida seria, basicamente, o valor total gasto em jogos e expansões, dividido pelo número total de partidas que você disputou.
Claro, há algumas variáveis que tu podes considerar, se quiser, mas acredito que não irão afetar significativamente. Podes por exemplo utilizar valores atualizados monetariamente, ou com o menor valor encontrado hoje; podes incluir sleeves, inserts e outros acessórios. Eu preferi apenas os valores originais pois isso já significou para mim um esforço grande rememorando anotações, notas fiscais e algumas vezes simplesmente apenas inferindo um valor aproximado pago pelo jogo.
Com a definição e dados em mãos, cheguei ao número mágico de R$50,36 (cinquenta reais e trinta e seis centavos) por partida.
Isso mesmo. Desde aquela partida mais prosaica de Bandido ou muitas e muitas horas de Star Wars Rebellion com a expansão Ascenção do Império, ambos me custaram, cada partida, os mesmos R$50,36.
Certo, é apenas um dado, que desconsidera outros como o número de horas, a diversão em si, o valor efetivamente gasto em cada jogo, entre outros.
Mas como o custo por partida pode me ajudar?
Existe uma expressão muito difundida no hobby que seria "o jogo se pagar". Eu sempre tive alguma dúvida sobre o quê ela significa e acho que tem diferentes definições para as pessoas.
Para alguns seria simplesmente o jogo poder ser vendido pelo mesmo valor que foi comprado - literalmente se pagou.
Para outros, contudo, creio que corresponde ao custo/benefício, normalmente ligado ao número de partidas e horas que usufruíste daquele jogo, em relação ao valor investido. Nesse caso o valor pago ele não retorna, mas tens a sensação de que foi corretamente investido e não apenas fruto de um desejo de consumo.
Voltando ao assunto, acho que o custo por partida pode ajudar a refletir sobre futuras aquisições.
No meu caso, cujo custo por partida, a partir das aquisições presentes em minha coleção desde 2013 mas com dados de partidas apenas de 2022, é de cinquenta reais, um jogo como o Bandido (que custa em torno de R$50,00) ele entra na coleção "se pagando" apenas com uma jogatina. Eu joguei 2 partidas de Bandido, o que me dá um custo por partida em torno de R$25,00 para cada uma delas, bem abaixo do valor médio geral de R$50,00 por partida.

Vamos para um meio-termo. Um jogo como Arkham Horror Cardgame que pode ser adquirido pelo valor de R$405,00. Pelo meu custo por partida, eu teria que jogar pelo menos 9 partidas de R$50,00 cada para o "jogo se pagar". Eu joguei 15 partidas de Arkham Horror Cardgame desde que o adquiri, o que me daria um custo de R$27,00 por partida, abaixo do valor normal de R$50,00 por partida.

Indo para outro extremo, o Star Wars Rebellion com a expansão A Ascenção do Império pode ser encontrado por cerca de R$752,00. Em 2022 eu disputei apenas 1 partida desse jogo, com expansão. Essa partida me custou exatamente R$752,00. Para tentar diminuir um pouco essa conta, eu devo ter algumas partidas não registradas, antes de 2022. Talvez algo em torno de 10 partidas. Ainda assim cada partida ficaria em torno de R$68,00 portanto ainda maior do que a média geral por partida.
Ou seja, são necessárias cerca de 15 partidas de Star Wars Rebellion, com expansão, para que o custo por partida seja próximo ao custo que na média estou acostumado a pagar.

Finalizando, o custo por partida pode servir para descartar dos planos um jogo como Star Wars Rebellion e adquirir imediatamente o Bandido? Acredito que não pois esse dado, isoladamente, ele ignora outros como tempo de partida e diversão.
Contudo ajuda a perceber que a toca do coelho na qual estás se metendo com o Star Wars Rebellion ela é significativamente maior e mais complexa do que com o Bandido.
Ou a perceber que um Arkham Horror Cardgame pode ter um custo por partida significativamente baixo e agradar alguém que goste de jogar, embora outras questões relacionadas ao material oferecido possam ser abordadas por consumidores de perfis diferentes.
Ou seja, em linhas gerais, se estás na dúvida em adquirir um jogo ou expansão por causa do valor a ser investido, um modo de pensar é dividir o valor pelo custo por partida e refletir se tu te imaginas jogando aquela quantidade de partidas. Se a resposta for positiva e não for faltar dinheiro em casa, então é só partir para o abraço. Caso seja negativa a solução é refletir um pouco e ver se existem outros motivos para a compra que podem ser tão ou mais importantes que o custo por partida.
obs: coloquei aqui no final para não confundir muito a linha de raciocínio mas, paralelamente ao custo por partida, pode ser utilizado também o índice-h, que em jogos de tabuleiro seria o índice que você obtém pelo número de jogos disputados x número de partidas de cada jogo.
Por exemplo, meu índice-h é 7, o que significa que pelo menos 7 jogos eu joguei 7 partidas, já o restante dos jogos eu disputei menos que 7 partidas. Com o índice-h combinado com o valor por partida tu podes ter uma perspectiva se um jogo ou expansão a ser adquirido, se conseguirás realmente joga-lo na medida do necessários.
Por exemplo, com meu índice-h 7 e valor por partida de 50 reais, quer dizer que normalmente eu não vou ter dificuldade em jogar 7 partidas de 50 reais de um jogo qualquer, o que significa que até 350 reais eu posso teoricamente adquirir jogos e expansões com alguma tranquilidade.
Acima desse valor isso exigiria um desempenho maior do que estou acostumado (jogar mais de 7 vezes o jogo/expansão) para que o custo por partida fique compatível com a minha média de 50 reais. Mas claro, isso tudo considerando isoladamente o índice-h e custo por partida pois um Star Wars Rebellion, independente do meu índice-h nele ou do valor por partida que ele me custa, eu posso querer ter este jogo por outros motivos relacionados a tempo de jogo e diversão, por exemplo.