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  3. Utilizando o custo por partida para otimizar a coleção

Utilizando o custo por partida para otimizar a coleção

  • avatar
    MuCiLoN27/05/22 14:19
    avatar
    MuCiLoN
    27/05/22 14:19
    499 mensagens MD

    Embora no hobby há muito tempo (desde 2013), apenas em 2022 comecei a regularmente registrar minhas partidas. Passados alguns meses isso me deu uma base de dados para que eu pudesse, como muitos usuários, fazer algumas análises que certamente devem fazer sentido apenas à mim e um conjunto segmentado de pessoas - é para este que especialmente estou me dirigindo.

    Uma delas foi o custo por partida. Como assim, o que seria o custo por partida e como isso pode ajudar a pensar as aquisições bem como os jogos já presentes em  casa?

    Bom, a definição de custo por partida seria, basicamente, o valor total gasto em jogos e expansões, dividido pelo número total  de partidas que você disputou.

    Claro, há algumas variáveis que tu podes considerar, se quiser, mas acredito que não irão afetar significativamente. Podes por exemplo utilizar valores atualizados monetariamente, ou com o menor valor encontrado hoje; podes incluir sleeves, inserts e outros acessórios. Eu preferi apenas os valores originais pois isso já significou para mim um esforço grande rememorando anotações, notas fiscais e algumas vezes simplesmente apenas inferindo um valor aproximado pago pelo jogo.

    Com a definição e dados em mãos, cheguei ao número mágico de R$50,36 (cinquenta reais e trinta e seis centavos) por partida.

    Isso mesmo. Desde aquela partida mais prosaica de Bandido ou muitas e muitas horas de Star Wars Rebellion com a expansão Ascenção do Império, ambos me custaram, cada partida, os mesmos R$50,36. 

    Certo, é apenas um dado, que desconsidera outros como o número de horas, a diversão em si, o valor efetivamente gasto em cada jogo, entre outros.

    Mas como o custo por partida pode me ajudar?

    Existe uma expressão muito difundida no hobby que seria "o jogo se pagar". Eu sempre tive alguma dúvida sobre o quê ela significa e acho que tem diferentes definições para as pessoas.

    Para alguns seria simplesmente o jogo poder ser vendido pelo mesmo valor que foi comprado - literalmente se pagou.

    Para outros, contudo, creio que corresponde ao custo/benefício, normalmente ligado ao número de partidas e horas que usufruíste daquele jogo, em relação ao valor investido. Nesse caso o valor pago ele não retorna, mas tens a sensação de que foi corretamente investido e não apenas fruto de um desejo de consumo.

    Voltando ao assunto, acho que o custo por partida pode ajudar a refletir sobre futuras aquisições. 

    No meu caso, cujo custo por partida, a partir das aquisições presentes em minha coleção desde 2013 mas com dados de partidas apenas de 2022, é de cinquenta reais, um jogo como o Bandido (que custa em torno de R$50,00) ele entra na coleção "se pagando" apenas com uma jogatina. Eu joguei 2 partidas de Bandido, o que me dá um custo por partida em torno de R$25,00 para cada uma delas, bem abaixo do valor médio geral de R$50,00 por partida.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/ef0ab_189703_m.jpg

    Vamos para um meio-termo. Um jogo como Arkham Horror Cardgame que pode ser adquirido pelo valor de R$405,00. Pelo meu custo por partida, eu teria que jogar pelo menos 9 partidas de R$50,00 cada para o "jogo se pagar". Eu joguei 15 partidas de Arkham Horror Cardgame desde que o adquiri, o que me daria um custo de R$27,00 por partida, abaixo do valor normal de R$50,00 por partida.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/8e9ea_180471_m.png

    Indo para outro extremo, o Star Wars Rebellion com a expansão A Ascenção do Império pode ser encontrado por cerca de R$752,00. Em 2022 eu disputei apenas 1 partida desse jogo, com expansão. Essa partida me custou exatamente R$752,00. Para tentar diminuir um pouco essa conta, eu devo ter algumas partidas não registradas, antes de 2022. Talvez algo em torno de 10 partidas. Ainda assim cada partida ficaria em torno de R$68,00 portanto ainda maior do que a média geral por partida.

    Ou seja, são necessárias cerca de 15 partidas de Star Wars Rebellion, com expansão, para que o custo por partida seja próximo ao custo que na média estou acostumado a pagar.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/ab84f_196194_m.jpg

    Finalizando, o custo por partida pode servir para descartar dos planos um jogo como Star Wars Rebellion e adquirir imediatamente o Bandido? Acredito que não pois esse dado, isoladamente, ele ignora outros como tempo de partida e diversão.

    Contudo ajuda a perceber que a toca do coelho na qual estás se metendo com o Star Wars Rebellion ela é significativamente maior e mais complexa do que com o Bandido.

    Ou a perceber que um Arkham Horror Cardgame pode ter um custo por partida significativamente baixo e agradar alguém que goste de jogar, embora outras questões relacionadas ao material oferecido possam ser abordadas por consumidores de perfis diferentes.

    Ou seja, em linhas gerais, se estás na dúvida em adquirir um jogo ou expansão por causa do valor a ser investido, um modo de pensar é dividir o valor pelo custo por partida e refletir se tu te imaginas jogando aquela quantidade de partidas. Se a resposta for positiva e não for faltar dinheiro em casa, então é só partir para o abraço. Caso seja negativa a solução é refletir um pouco e ver se existem outros motivos para a compra que podem ser tão ou mais importantes que o custo por partida.

    obs: coloquei aqui no final para não confundir muito a linha de raciocínio mas, paralelamente ao custo por partida, pode ser utilizado também o índice-h, que em jogos de tabuleiro seria o índice que você obtém pelo número de jogos disputados x número de partidas de cada jogo.

    Por exemplo, meu índice-h é 7, o que significa que pelo menos 7 jogos eu joguei 7 partidas, já o restante dos jogos eu disputei menos que 7 partidas. Com o índice-h combinado com o valor por partida tu podes ter uma perspectiva se um jogo ou expansão a ser adquirido, se conseguirás realmente joga-lo na medida do necessários.

    Por exemplo, com meu índice-h 7 e valor por partida de 50 reais, quer dizer que normalmente eu não vou ter dificuldade em jogar 7 partidas de 50 reais de um jogo qualquer, o que significa que até 350 reais eu posso teoricamente adquirir jogos e expansões com alguma tranquilidade.

    Acima desse valor isso exigiria um desempenho maior do que estou acostumado (jogar mais de 7 vezes o jogo/expansão) para que o custo por partida fique compatível com a minha média de 50 reais. Mas claro, isso tudo considerando isoladamente o índice-h e custo por partida pois um Star Wars Rebellion, independente do meu índice-h nele ou do valor por partida que ele me custa, eu posso querer ter este jogo por outros motivos relacionados a tempo de jogo e diversão, por exemplo.

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  • maueze
    1396 mensagens MD
    avatar
    maueze27/05/22 15:02
    maueze » 27/05/22 15:02

    Igualar uma partida de rebellion à kariba pode ser um erro forte nesse indicador. 

    Acho mais relevante caso não anote a duração, pode ir pela média do bgg que vai errar,  mas no grandes números pode equilibrar.

    Acho que se quer gastar mais tempo,  seria necessária uma análise fatorial separando em pelo menos 3 clusters de dados,  por duração/ preço.

    E claro pode não fazer nada e parar de  tentar justificar ter um carro zero km na estante e só jogar. 

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  • MuCiLoN
    499 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN27/05/22 15:28
    MuCiLoN » 27/05/22 15:28

    maueze::Igualar uma partida de rebellion à kariba pode ser um erro forte nesse indicador. 

    Acho mais relevante caso não anote a duração, pode ir pela média do bgg que vai errar,  mas no grandes números pode equilibrar.

    Acho que se quer gastar mais tempo,  seria necessária uma análise fatorial separando em pelo menos 3 clusters de dados,  por duração/ preço.

    E claro pode não fazer nada e parar de  tentar justificar ter um carro zero km na estante e só jogar. 

    Concordo, no bgg em geral estatísticas relacionadas a número de partidas (como o h-index que eu citei) são relacionadas, com razão, com distorções significativas quando pensado jogos como o Star Wars Rebellion, wargames e outros jogos de longa duração, pois aí o que acaba prevalecendo é a predominância de jogos que são mais disponíveis para jogar,  e não exatamente os nossos favoritos.  
    Se tu procurares deliberadamente trabalhar em cima das estatísticas, por exemplo,  jogando repetidamente jogos curtos para diminuir o valor por partida e/ou um grande número de partidas e de jogos curtos para aumentar o índice h, essas distorções serão ainda mais relevantes. 
    Meu raciocínio é mais informal e procurando dar algum norte quando na dúvida ao comprar um jogo ou expansão,  pelos valores altos que estão sendo cobrados. Pensar em quantas partidas o valor do jogo/expansão equivale, verificar que tu deves realmente joga-las, isso pode dar mais tranquilidade quanto à compra.  Ou,  por outro lado,  perceber que a jogatina está em segundo plano e existem outros valores mais importantes envolvidos, também é relevante. 
    "Só jogar" é um caminho bom.  Ou só cuidar do mofo, limpar e admirar. Ou os 2 ;)

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  • Honra
    226 mensagens MD
    avatar
    Honra27/05/22 15:41
    Honra » 27/05/22 15:41

    Cara eu achei uma lógica bem interessante, acredito que da pra se trabalhar com isso pra ter uma base legal.

    Eu não tenho uma coleção muito grande mas não costumo pensar muito no valor após já ter comprado. Porém hoje em dia eu tento equilibrar o que compro por gostar do tema e que talvez não vai ver muita mesa (um dos motivos por não ter pego um insondável da vida) e aqueles que mesmo não sendo super fã da temática/jogabilidade eu sei que vão ser faceis de jogar (Modern Art, Smash Up, esse tipo de jogo que você explica as regras pra qualquer pessoa e já consegue jogar).

    0
  • Bozeus
    428 mensagens MD
    avatar
    Bozeus27/05/22 16:04
    Bozeus » 27/05/22 16:04

    Esse tema tem umas polêmicas, mas para contribuir com a parte racional da coisa, você deve adicionar a quantidade de jogadores e o tempo das partidas pra ter um indicador mais preciso.

    Assim um Twilight Imperium que custou por exemplo R$1k e foi jogado duas vezes, com 8 horas de partida e 5 jogadores, seria:

    =1000/((8*5)*2)
    =12.5 

    Então são 12.5 reais por hora de diversão. Dessa forma acho um pouco mais justa a comparação entre os jogos... dinheiro gasto por hora de diversão 

    4
  • Honra
    226 mensagens MD
    avatar
    Honra27/05/22 16:17
    Honra » 27/05/22 16:17

    Bozeus::Esse tema tem umas polêmicas, mas para contribuir com a parte racional da coisa, você deve adicionar a quantidade de jogadores e o tempo das partidas pra ter um indicador mais preciso.

    Assim um Twilight Imperium que custou por exemplo R$1k e foi jogado duas vezes, com 8 horas de partida e 5 jogadores, seria:

    =1000/((8*5)*2)
    =12.5 

    Então são 12.5 reais por hora de diversão. Dessa forma acho um pouco mais justa a comparação entre os jogos... dinheiro gasto por hora de diversão 

    Pô isso é muito importante, inclusive muitas vezes as pessoas reclamam de preço de jogos mas esquecem que aquilo vai ser jogado por 4-6 pessoas.
    Se você não quer apenas acumular jogos na estante ou jogar solo é importante saber dividir a coleção entre as pessoas que jogam .

    3
  • MuCiLoN
    499 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN27/05/22 17:42
    MuCiLoN » 27/05/22 17:42

    Honra::Cara eu achei uma lógica bem interessante, acredito que da pra se trabalhar com isso pra ter uma base legal.

    Eu não tenho uma coleção muito grande mas não costumo pensar muito no valor após já ter comprado. Porém hoje em dia eu tento equilibrar o que compro por gostar do tema e que talvez não vai ver muita mesa (um dos motivos por não ter pego um insondável da vida) e aqueles que mesmo não sendo super fã da temática/jogabilidade eu sei que vão ser faceis de jogar (Modern Art, Smash Up, esse tipo de jogo que você explica as regras pra qualquer pessoa e já consegue jogar).

    Concordo,  como talvez já tenha comentado acima,  o objetivo é menos "porquê não vou comprar esse jogo" para mais "porquê estou comprando".
    Por exemplo,  uma expansão de wingspan pode parecer em um primeiro momento cara, por exemplo,  mas dependendo de quantas vezes tu fores joga-la, ela acaba ficando na média do que tu estás pagando por uma partida em toda tua coleção. 
    Já um Twilight Imperium, de cara,  tu reparas que não conseguirias um bom valor por partida,  então tu te dás conta que outros motivos podem torna-lo interessante,  como o tempo de jogo,  beleza dos componentes, prazer em te-lo etc.  Não é juízo de valor mas apenas um maior esclarecimento e satisfação do que realmente está conduzindo tua compra. 

    4
  • MuCiLoN
    499 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN27/05/22 17:53
    MuCiLoN » 27/05/22 17:53

    Bozeus::Esse tema tem umas polêmicas, mas para contribuir com a parte racional da coisa, você deve adicionar a quantidade de jogadores e o tempo das partidas pra ter um indicador mais preciso.

    Assim um Twilight Imperium que custou por exemplo R$1k e foi jogado duas vezes, com 8 horas de partida e 5 jogadores, seria:

    =1000/((8*5)*2)
    =12.5 

    Então são 12.5 reais por hora de diversão. Dessa forma acho um pouco mais justa a comparação entre os jogos... dinheiro gasto por hora de diversão 

    Excelente.  Tempo de jogo,  número de jogadores,  são dados tão importantes quanto número de partidas. 
    Acredito que a questão de tempo possa até servir para esclarecer melhor algumas relações,  por exemplo. 
    Se 1 Bandido custa 50 reais e tu jogas uma partida em 5 minutos, então o custo por minuto do Bandido é de 10 reais. 
    Se um Star Wars Rebellion mais expansão custa 752 reais e tu jogas uma partida em 5 horas e 40 minutos(ou 340 minutos), o custo por minuto do Star Wars Rebellion é de 2,21 reais.
    Ou seja,  utilizado o tempo de jogo como referência e partindo do princípio de que quanto mais tempo,  melhor,  o custo por minuto do Star Wars Rebellion pode ser quase 5 vezes superior ao Bandido

    4
  • Djow_
    2020 mensagens MD
    avatar
    Djow_27/05/22 20:53
    Djow_ » 27/05/22 20:53

    Discussão bacana, parabéns ao autor. Sem nada a adicionar a parte matemático-quantitativa que acabo deixando meio de lado hoje em dia.

    2
  • frankhiromi
    477 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi28/05/22 00:39
    frankhiromi » 28/05/22 00:39

    Legal a discussão, parabéns pelo tópico.

    Apesar de discordar desse conceito de custo de partida (como você sinalizou, ele não leva em conta a variável diversão), eu também comecei a fazer um controle, anotando número de partidas (em grupo e solo).
    Mas meu objetivo não é ver se o jogo "se paga", está mais para ver o quanto ele vê mesa. 
    Se um jogo nunca vê mesa, ou seja, se sempre eu prefiro jogar esse ao invés daquele, na maioria das vezes eu chego à conclusão que é um jogo que posso passar para a frente sem dó, até para conhecer jogos novos.
    Isso é interessante para pessoas como eu, que querem manter um limite no tamanho da coleção e/ou que querem limitar os gastos com jogos. Dessa forma entendo que tenho a oportunidade de estar sempre conhecendo novos jogos, substituindo os antigos que eu não tenho mais vontade de jogar.
    Também é um jeito de me fazer revisitar jogos que estão parados há mais tempo, para "sentir" o jogo e avaliar se ainda vale a pena manter.

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