Claim é um jogo do tipo
vaza, mecânica que consiste no seu turno cada jogador jogar uma carta, porém diferente da maioria dos jogos do tipo, foi pensado para dois jogadores apenas. O jogo tem como plano de fundo um reino cujo rei acabará de morrer e ninguém sabe a real causa da sua morte, porém questões da realeza exigem um substituto imediato. Eis que você é “convidado” a se tornar o próximo rei, basta chamar mais alguém para disputar pelo trono.
A disputa pelo trono funciona da seguinte forma: você e seu amigo-adversário se enfrentam por aliados, quem conquistar a maioria ganha o jogo. Através de um esquema do tipo: 13 cartas para você; 13 cartas para seu oponente; e 26 para o baralho central, você começa a primeira fase do jogo.
Na primeira fase do jogo, cada jogador vai utilizar as cartas de seguidores da sua mão para recrutar novos seguidores. Revele a primeira carta do baralho central para saber quem será seu próximo aliado (ou não). Caso você seja o líder da vez poderá jogar qualquer carta de sua mão para demonstrar quanto de força está disposto a pagar pelo aliado recém revelado. Seu adversário agora deve jogar uma carta de sua mão que seja da mesma facção que você jogou, a carta de maior valor vence (0 é a menor, 9 a maior), caso seja o vencedor, pegue seu novo aliado recém revelado, caso contrário, pegue seu novo aliado desconhecido do topo do baralho. Após todos os jogadores terem jogado todas as cartas de suas mãos, começará a segunda fase.
Todo mundo de olho na coroa.
A segunda fase do jogo é jogada praticamente da mesma forma que a primeira, mas agora você deve utilizar os 13 aliados recrutados na primeira fase. Jogue seus aliados com sabedoria, pois uma vez no campo de batalha, seu destino depende da sua força. Quando todas as cartas forem jogadas, aquele que tiver mais aliados de cada facção será o novo rei.
Você não terá dificuldades para joga Claim, mas dominar o jogo vai exigir algumas artimanhas como contagem de carta, percepção de probabilidade e até uma certa malícia. Entender bem quantas cartas de cada facção existe, sua força em números, e principalmente como funciona seus poderes especiais, será de grande ajuda durante suas disputas pelo trono. Claim é o tipo de jogo que gosto bastante de jogar, mas tenho o péssimo hábito de jogar priorizando demais o momento, esquecendo da caminhada. Então a cede ao pote acaba determinando as minhas principais derrotas. Me admira aqueles que jogam Claim de maneira serena, pensando sobre o que fazer, esperando o momento certo até para jogar uma simples carta de valor 0.
Logo na primeira partida Claim ganhou meu coração. Além de jogar rápido, é fácil à beça e divertidíssimo. Outro ponto positivo é sua pegada de bolso: caixinha de papel amigável, cabe em qualquer lugar da sua bolsa, inclusive pode ser carregado por aí no bolso da sua calça, caso queira ainda mais praticidade. Joguinho de bolso pronto para entreter você e um amigo nas minhas diversas ocasiões, pode confiar.
Dê uma força! 