olá, gente,
restam algumas cópias do Afluentes, jogo de cartas lançado em 2011 pelo meu selo editorial Bico de Lacre.
Por isso, resolvi atualizar o manual de regras. Coloquei o PDF aqui na Ludopedia, simplificando algumas coisas e assimilando comentários e sugestões que recebi ao longo destes anos.
A principal mudança é que retirei 3 cartas do baralho. São 3 cartas Vermelhas. Deste modo, agora, o baralho possui 37 cartas, em vez de 40, sendo 7 cartas Vermelhas em vez de dez.
As cartas continuam nas caixas, caso alguém ainda queira usá-las, seja usando a regra antiga, seja substituindo-as por outras cartas Vermelhas.
Aproveito para descrever as mudanças:
a) Agora são sete cartas na mão e todas podem ser baixadas na sua jogada. Antes eram 8 na mão e somente 5 podiam ser baixadas. Isso simplifica o modo de explicar, facilita a dinâmica e retira uma restrição do jogo.
b) O cartão de Ação Desperdício agora atinge a todos por igual, inclusive o próprio jogador. Mais uma mudança em nome da simplificação. Antes, o jogador poderia dizer valores diferentes para jogadores diferentes. Eu gosto da regra anterior, não vejo ocorrer em outros jogos, mas acredito que assim facilite a dinâmica da partida sem grande impacto no resultado final.
c) Colocar um problema ambiental: agora existe um limite de baixar 1 carta de Problema em cada Água adversária por jogada e, principalmente, o jogador que o fizer não tem mais que perder uma carta da mão.
d) 3 cartas Vermelhas foram retiradas: assim o deck fica um pouco menos agressivo, pois restam 7 cartas Vermelhas e 6 cartas Verdes. Isto exige que os jogadores dediquem mais atenção à hora ideal para usá-las. Afinal, Afluentes é um jogo de timing. As cartas retiradas são: Desmatamento #2, tinha um efeito que já não faz sentido com a mudança na regra atual (item c); Assoreamento #3 e Vazamento de Óleo #4.
e) Baixar uma carta Vermelha para fazer outro jogador descartar: agora, fazer alguém descartar ao baixar uma carta Vermelha atinge todos os adversários por igual. Isto também visa simplificar a dinâmica da partida e aumenta o risco de desencadear a Rodada Final.
f) Agrotóxicos: duas mudanças foram implementadas, 1. se os Agrotóxicos não forem solucionados anularão a pontuação por Afluentes, as cartas de Águas continuam valendo, entretanto não dobram de valor; e 2. o jogador tem 2 rodadas para solucionar os Agrotóxicos, se passar disso eles infiltram no solo, virando a carta com o verso para cima, e não tem mais como solucionar.
g) Na Rodada Final, as cartas Verdes não podem usar os efeitos modificadores, já que os cartões de Ação não são acionados.
Espero que gostem das mudanças. Eu tenho jogado cotidianamente e acredito que a dinâmica da partida tenha realmente melhorado.
Um abraço a todos!