Mapa espetacular desse lugar belíssimo
– Wikipédia:Santorini é uma ilha no sul do mar Egeu, a cerca de 200 quilômetros a sudeste da Grécia continental. É a maior ilha de um pequeno arquipélago circular que leva o mesmo nome e é o resto de uma caldeira vulcânica…
Fizeram um jogo inspirado na ilha grega
Santorini. O jogo, de nome Santorini, é um desses abstratos que poderiam funcionar com qualquer temática, todavia a ambientação em Santorini deu um charme e personalidade própria para o título.
Dia desses me senti “obrigado” a comprar um jogo de tabuleiro rápido de jogar, mas difícil de dominar, então fiquei algumas horas procurando uns títulos legais do tipo, até que me deparei com Santorini, que apesar de não ser um jogo que eu acabará de conhecer, era um desses jogos que eu guardo na minha lista de “um dia eu compro”… comprei o jogo.
De saltar os olhos na mesa!
Fico admirado com regras fáceis para jogos difíceis de dominar… você aprende Santorini em poucos minutos, e vou até me arriscar a explicar rapidinho como funciona só para você ter um gostinho dessa
facilidade inicial: Você controla geralmente dois personagens, eles podem mover e construir, seguindo essa ordem mesmo. Escolha apenas um personagem para jogar durante a sua vez, mova para qualquer espaço adjacente, e construa adjacente ao lugar que você está. As construções consistem em torres, e essas torres possuem até três andares, você constrói um em cima do outro, gradativamente mesmo. Ganha o primeiro que chegar no terceiro andar da torre. Basicamente é assim que funciona o jogo, obviamente com mais alguns detalhes, como o fato do seu personagem poder caminhar pelos andares das torres. Há mais coisas sobre o jogo para serem melhor compreendidas, mas incentivo ler o
tal do manual.
Um dos favoritos quando quero jogar um jogo divertidíssimo do tipo “bate bola jogo rápido” com a minha parceira…
O que eu gosto em Santorini é o desafio, ficar ali pensando em como construir uma torre e subir nela antes do meu adversário é um negócio de fritar a cabeça mesmo… por ser um jogo que explora muito as “possibilidades ao redor”, a cabeça fica a milhão pensando sobre qual possibilidade seria a melhor para aquele momento de jogo. Duas cabeças pensando, uma contra a outra, é uma coisa deveras desafiadora. O jogo proporciona uma experiência cujo bloqueio inimigo é presente, colocando suas jogadas em dúvida, pois seu adversário pode frustrar suas intenções de avançar andares nas torres. É satisfatório demais colocar os pés de plástico do seu personagem no terceiro andar, sua vontade de vencer fica latejando. A caixa do jogo até tenta te enganar dizendo que as partidas duram poucos minutos, mas vai por mim, quando o negócio fica acirrado, a duração é inevitavelmente estendida.
O gostinho do topo…
Do tipo de jogo legal de ter na coleção, pegar e jogar entre intervalos de atividades diárias, jogar casual ou competitivamente, qualquer jeito funciona muito bem. Considero Santorini um dos favoritos quando quero jogar um jogo divertidíssimo do tipo “bate bola jogo rápido” com a minha parceira… de bônus você tem na mesa uma beleza só… afinal Santorini é bonitão, e digo mais… quem sabe até não incentiva você a convidar quem joga contigo a conhecer essa ilha de saltar os olhos, assim te garanto que o preço dele será o menor dos investimentos.
+