Um olá intergalático aqui pra vocês, meus amigos. Hoje vamos falar de um jogo em que a busca pela sobrevivência atravessou os céus e chegou nas estrelas. Sim, ele, o jogo mais lindo e charmoso de 2015.
Antes de começar, quero deixar uma observação. Eu sempre tiro fotos do meu jogo para usar nas postagem, mas esse jogo tem uma arte TÃO linda que é um pecado vocês verem isso pela minha câmera de celular, hoje usarei imagens digitais e você verá muitas! 
Número de jogadores: 2 a 4 (4 jogadores regra extra)
Tempo médio da partida: 20 min a 45min.
Mecanismos de Jogo: Controle de área, Dedução, Blefe e Gerenciamento de cartas.
Conteúdo: ♦ 9 Tabuleiros hexagonais ♦ 1 Tabuleiro de pontuação ♦ 2 miniaturas de foguete ♦ 96 cartas de jogo ♦ 38 cubos de plástico ♦ 18 marcadores de domínio ♦ 12 fichas de comando ♦ 1 saquinho de veludo ♦ 1 carta de jogador inicial / bônus ♦ 1 carta de sobrevivente ♦ 2 cartas de ajuda ♦ 1 manual.
Distribuidoras: Ludofy (Brasil).

O jogo, lançado pela editora Ludofy, foi criado por Rafael Verri, o mesmo de Império Lendário, com ilustrações de Daniel Bogni. Inicialmente, ele foi pensado para 2 jogadores, mas ganhou regras extras, permitindo jogar em até 4 pessoas. A história do jogo é que o sol vai virar uma supernova e você deve dar o fora do sistema solar, o que até seria simples, se não tivesse os Marcianos te atrapalhando e querendo fazer o mesmo.
O tabuleiro do jogo é formado com hexágonos que vão da Lua ao Sol em segundos. Com seu super foguete espacial, você navega entre outros planetas e satélites em buscas de recursos e tecnologia para se safar da Supernova.
Cada Hexágono tem cubinhos que você coloca, aleatoriamente, no setup inicial e estes representam os pontos de vitórias que você conseguirá, caso conquiste aquele local em disputa com seu oponente, seja um terráqueo ou marciano.
A disputa segue através de cartas anexadas àquele planeta. No detalhe abaixo, verá um simbolo de carta mais claro e outro mais escuro virada, ali mostra a ordem e como devem ir essas cartas, pois algumas delas ficam com a face virada para cima e outras, para baixo, dando um ar de blefe e dedução ao jogo.
No exemplo acima, temos o Planeta terra, ele dá 2 pontos de vitória, deve começar jogando uma carta aberta e te dá 6 tokens de comando. Na imagem abaixo, temos detalhes do exemplo de Marte, que podemos pegar direto do manual.
Os tokens de comando servem para locomoção entre os hexágonos e compra de cartas, inclusive as especiais.
Acima, da esquerda para a direita, podemos ver uma carta especial chamada Aliança e, em seguida, uma carta de força que, basicamente, é seu exercito em Supernova.
Você deve ir conquistando cada quadrante em Supernova. Para fazer isso, coloque cartas, conforme o quadrante pede e naquela ordem, pagando pontos de comando, o jogador que fizer isso primeiro ganha 3 pontos, mas ambos podem conquistar o mesmo quadrante, porém a disputa de força acontece no final do jogo, quando as cartas ocultas são reveladas e o poder de cada uma é ativada, sendo assim tornando imprevisível quem ficará com aquele quadrante.
Veja algumas cartas especiais, mas pra ver a arte mesmo!
O prisioneiro força seu oponente no mesmo quadrante a ignorar uma carta de força, sendo assim não contabilizando os pontos para a supremacia daquele lugar.
Veja como ficaria a mesa vista por você no meio da partida, também ajudará a entender o conceito do jogo.
E a parte interessante do jogo não acaba por aqui, além de todo o suspense criado pelo fato das cartas ocultas, você nunca está certo de como o jogo vai acabar, pois existem 4 formas:
01 – Quando algum jogador possuir seis quadrantes adjacentes conquistados.
02 – Quando algum jogador tiver cinco marcadores de 3 pontos.
03 – Quando algum jogador possuir sete quadrantes quaisquer conquistados.
04 – Quando algum jogador ficar sem cartas nas mãos e não tiver mais cartas para comprar.
Quando alguma dessas condições para o fim for alcançada, pare tudo, resolva as cartas reveladas e ocultas, conte os pontos de vitória dos quadrantes, dos cubos e das conquistas; quem obtiver o maior número PVs vence!
Pois é, o jogo não é complicado, em questão de rodadas você já saberá o que fazer!
Minha opinião!
Supernova foi uma grata surpresa para minha coleção, é meu primeiro jogo para duas pessoas e foi bem aceito por aqueles que jogaram. O jogo traz um tipo único de conflito, do tipo "marcação", em que você não pode deixar o seu oponente fazendo o que quiser no tabuleiro, você deve estar ali no pé dele, atrapalhando os seus planos enquanto você tenta fazer os seus.
Não é exagero dizer que, em termos de componentes e artes, é um dos melhores que já comprei em solo Tupiniquim, deixando nada a desejar aos gringos. Realmente, gamei nas artes.
Você pode conseguir o seu no site da
Bucaneiros.
Lembrando que o criador, Rafael, já disse que encaminhará uma expansão para o jogo, resta saber quando...
Rafael, pode nos dar uma luz?
Quem falou aqui foi Thiago Mello, dono do Blog
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Abraços!