Cada jogo um reino diferente! Vamos conhecer esse aqui?
Similo é um jogo de dedução cooperativo em que seu objetivo é fazer com que os outros jogadores adivinhem um personagem secreto (dos doze personagens em exibição no meio da mesa) jogando outras cartas de personagem da sua mão como pistas, informando se elas são semelhantes ou diferentes do personagem secreto. Após cada turno, os outros jogadores devem remover um ou mais personagens da mesa até restar apenas o correto e você ganhar - ou ele é removido e você perde!
Faz um tempo que não falamos de um “small game” / fastplay aqui! Similo vem em vários temas mas vamos dar destaque aos “monstros” (spookies lá fora). O jogo é super simples, mas cria situações que parecem aqueles programas de auditório com 3 portas onde só 1 tinha o prêmio haha, isso falando de feeling de partida. Já sobre mecânicas, um jogador será o INFORMANTE, e os demais (de 1 a 7 jogadores) serão os ADIVINHADORES.
Uma carta é olhada pelo informante no começo do jogo, ela será o personagem secreto. Essa carta embaralhada junto de outras 11, formará um display de 12 cartas, onde a ideia é eliminar cartas até só restar uma, em 5 rápidas rodadas(exceto se a mesa ficar filosofando, aí demora um pouco hehe
). Da primeira até a quarta os adivinhadores vão retirar um número de cartas igual a rodada, primeiro 1, depois 2, 3, e 4. Dessa forma saem 10 cartas e restam duas para a grande decisão final nessa tentativa de achar a carta correta! Essas eliminações são feitas após o informante dar uma dica, jogando uma carta de sua mão de 5 cartas.
Essa carta da dica será jogada “normal”, para indicar que o personagem secreto (portanto o “alvo final”) é similar, ou jogada virada 90 graus, para indicar que não é similar (Daí o nome do jogo, eu sei, eu sei, mind blowing né?
). A questão é que esse rápido (e simples) escalonamento da eliminação é que dá a graça do jogo. As dicas são cumulativas, mas devem ser eliminadas cada vez mais cartas! Isso equilibra pois quanto mais info sobre o personagem almejado, mais eliminações são resolvidas. As derrotas costumam acontecer na terceira, ou na quarta rodada. Para este kina que vos fala, a quarta rodada é mais árdua, mas também a mais engraçada ou emocionante (se você abraçar a vibe que o jogo fornece, da expectativa por não errar).
No que Similo “bate forte”?
Uma das coisas mais legais são os papéis dos jogadores... A responsabilidade realmente fica distribuída, tanto dar as dicas quanto executar a retirada das cartas pede certo nivelzinho de concentração,(em torno da dedução), mas acima de tudo entrosamento. Por vezes tem que entrar na mente da pessoa que dá as dicas.... Ela é de focar nas cores da ilustração? Nas características ou no contexto/descrição do personagem? Estará relacionando a boneca possuída e o palhaço porque deveriam ser “divertidos”? O ET, o monstro do lago e o yeti por serem esverdeados? Ou esse mesmo Yeti remete ao Frankenstein pensando em porte/força bruta? No caso dos monstros vai ser pensado/visualizado que há humanos em comum (cultista, assassino, cientista louco), "imateriais" em comum (fantasma, assombração oriental, banshee, bicho papão) e assim por diante.
Se no Dixit você não pode ser óbvio demais ou rebuscado demais, nesse jogo acontece algo parecido, pois a dica tem que “falar bem” com a mesa. O similo junta lindamente as características de ser Fastplay (ou filler se preferir), e party game Coop de dedução, uma gama generosa de jogos nesse slot são competitivos mesmo. Outro ponto é que não se senta para jogar menos de 3 ou 4 partidas (ou bem mais). Deixar que cada um na mesa alterne o papel de informante, também é uma boa pedida. A escalada de tensão na eliminação progressiva, é coisa linda de se ver, se não ficar doido pra fazer as eliminações certas, o jogo não é pra ti, apenas volte 3 casas hehe. Como já citado, muitas vezes a penúltima rodada onde se retiram 4 é matematicamente mais complicada do que a última
. Será o momento onde você terá 6 cartas, e deverá deixar apenas 2 para rodada seguinte que já é a final, como dá para ver abaixo.
No que Similo “bate de KINA”?
Alguns apontam que depois de um tempo, se for um grupo com as mesmas pessoas, essa ou aquela carta pode ser usada sempre pra indicar as mesmas coisas. Não vimos muito esse problema em 15-20 partidas. Talvez por ser monstros, ou talvez devido a alternância do informante, afinal "cada cabeça um mundo" e o jogo sabe brincar com isso! Em algumas caixas uma das dicas informadas, quase sempre será sobre ser homem/mulher por exemplo. A matemática tenta evitar um pouco o vício, já que vem 30 cartas e serão usadas 12 pro display e 9 pro informante, então 21 verão jogo, e 9 ficam no “dorme” pra outras partidas. A caixinha tem que ser aberta com cuidado ou fica meio amassado. É estranho pq a caixa é frágil mas tem verniz localizado, as cartas em si tem textura de linho... parece que investiram e não investiram ao mesmo tempo
. As cartas serem no formato cooper também não ajudam muito por ser um sleeve incomum (na minha coleção por exemplo, só tem o InBetween assim) , mas vc só precisa de 30, então sobra pra várias caixas de similo, ou pra outros jogos. Para concluir, em 6,7 ou 8 pessoas (que é o máximo), a mesa tem que saber interagir, ou vai haver jogadores ficando a parte, como quem diz “vejam aí, decidam aí”, mas é só incentivar/provocar a participação que roda legal nessas quantidades também.
E quanto custa pra explorar esse reino?
Já foi dito acima, mas a margem de 40-50 tá proporcional ainda mais diante da costumeira escalada de preços q permeia o hobby de uns 2-3 anos pra cá.
Extras/algo a +
Não veio pro Brasil (até agora) o Similo: Harry Potter, e nem as 2 promos do tema história, ou as 2 promos do tema fábula. Já que estamos falando dos temas diversos, cabe dizer que você pode misturar duas caixas. Embora soe como estratégia básica para vender mais (e lógico que é isso também!) Serve para aumentar ainda mais a bagunça da dedução. Nesse caso utiliza-se um tema para o display de 12 cartas, e outro tema para as 5 cartas da mão do informante. Imaginem o "monstros" com o "animais"? Que tal usar o urso como não similar para induzir a eliminação do Yeti e do Frankenstein? Indicar como similar algum com asas para apontar pro gárgula? Ou ainda, obviedades como o lobo e o lobisomem? Basta ser criativo, essa é boa parte da proposta, afinal! 
Então é isso, até uma próxima! Inscrevam-se acompanhem!