Post original: https://www.boardseyeview.net/post/solar-175
Seguindo os passos de
Philosophia: Dare to be Wise,
Solar 175 é o mais recente título da Cogito Ergo Meeple. Como os jogos anteriores da Cogito, ele foi projetado por Joseph e Madeleine Adams e incorpora uma mecânica de alocação de trabalhadores, mas
Solar 175 é muito diferente dos títulos anteriores do casal.
O cenário para
Solar 175 é um futuro de ficção científica. Isso também é um afastamento das ricas ambientações históricas do jogo Philosophia, mas muito cuidado e atenção aos detalhes foram dedicados à criação do mundo deste jogo para dar-lhe um tema imersivo. Até mesmo o protótipo mostrado aqui no Board's Eye View foi cuidadosamente produzido com fichas de madeira impressas de alta qualidade, naves espaciais de plástico e até uma revista brilhante, o que contribui para o enredo contínuo do jogo, mas também serve como registro das partidas - importante porque este é um jogo legacy de campanha... Existem várias caixas de componentes extras e 20 envelopes, todos os quais permanecem lacrados até que o jogo instrua você a abri-los para modificar os componentes e sua próxima jogada...
Solar 175 é jogado em um tabuleiro modular composto por cartas que representam planetas e asteroides no sistema solar. Você construirá postos avançados e os colocará em vários locais para competir pelo controle de área nos sistemas interno e externo. Você coleta tokens de mineração e constrói bases de biodomos, mas acima de tudo, o jogo envolve a
construção de peças nas bolsas. Os jogadores começam com apenas quatro fichas de trabalhadores diferentes. Você joga principalmente no seu tabuleiro de jogador de camada dupla para atribuí-los a uma ou mais das várias corporações. Geralmente, isso resultará em uma ação de bônus, mas também fornecerá uma ficha de trabalhador adicional para adicionar à sua bolsa.

Em última análise, você provavelmente comprará oito fichas de trabalhadores de sua bolsa a cada rodada, mas o ideal é que você queira a combinação certa de fichas para apoiar as ações que planeja realizar. À medida que sua bolsa se enche com mais e mais fichas de trabalhadores (você provavelmente aumentará sua força de trabalho a cada turno), mitiga o fato de que você possa ser colocado à mercê de um sorteio azarado se não obtiver a combinação de tipos de trabalhadores que esperava. Felizmente, existem mecanismos para administrar um excesso de trabalhadores específicos: você pode, por exemplo, entregar um trabalhador lobista para um voto: uma cédula secreta, preenchida e depositada em uma urna, que ajudará a determinar qual aspecto de pontuação será dobrado na pontuação final.

Você também pode preencher parcialmente os requisitos para determinadas ações - efetivamente levando os trabalhadores para a próxima rodada. Quando você fizer isso, você se verá alternando entre uma rodada em que você faz muito pouco e a próxima rodada em que você está realizando muito mais ações. O jogo também oferece aos jogadores a opção de recrutar IAs como trabalhadores: elas podem ser usadas para preencher qualquer função. Sua desvantagem é que seu recrutamento não vem com nenhum bônus.
Não havia muita interação entre os jogadores em nossas primeiras partidas de
Solar 175, além de jogadores ocupando lugares para a construção de base de biodomo que outro jogador poderia estar de olho, então, até agora, esse não é um jogo do tipo "Toma Essa". Há pouco bloqueio porque as naves dos jogadores podem se mover diretamente para qualquer ponto no tabuleiro, sujeitas apenas a terem um piloto designado para elas. Embora só possa haver uma base em cada local, os postos avançados dos jogadores podem coexistir no mesmo local. Claro, a dinâmica pode mudar quando começarmos a abrir alguns desses envelopes e caixas secretas, mas pelo menos nos primeiros jogos, você pode tentar desenvolver uma estratégia de jogo sem ter que se preocupar demais com outros jogadores. Jogadores espertos farão o possível para acompanhar o quão bem eles estão se saindo em relação aos outros, para que possam usar as urnas para distorcer a pontuação final do jogo a seu favor.
Solar 175 é certamente um jogo rápido: os jogadores (2-5; embora haja também um modo solo) retiram seus tokens de trabalhador de suas bolsas individuais e os alocam em seus tabuleiros de jogador simultaneamente. Como as posições dos trabalhadores nos tabuleiros do jogador determinam as ações a serem tomadas, não há hesitação ou distração quando os jogadores realizam suas ações de colocação de trabalhadores: as únicas escolhas a serem feitas depois de você colocar suas fichas de trabalhador no tabuleiro são a ordem em que você realiza as ações quando você tem mais de uma (como será o caso na maioria dos turnos), embora algumas ativações também ofereçam uma escolha de ações bônus. O resultado é que as rodadas são rápidas. Ao jogar uma campanha legacy completa, imaginamos passar facilmente por duas partidas por sessão.

Este é um pacote impressionante e, após nossas jogadas iniciais, estamos ansiosos para embarcar na campanha completa. Embora esperemos que o jogo evolua e mude como resultado dos elementos legacy, os editores deixaram claro que este não é um jogo em que você estará destruindo ou desfigurando componentes: embora seja legacy, pode ser redefinido e, portanto, totalmente reproduzível!
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.