Post original: https://www.boardseyeview.net/post/gigawatt-1-3-22
Projetado por Milo van Holsteijn e Wouter Vink,
GigaWatt é um jogo econômico e de gerenciamento de risco para 1-6 jogadores baseado no fornecimento de energia na Europa. Ele compartilha o tema e alguns recursos com o clássico jogo
Power Grid de Friedeman Friese, então o que o diferencia? Bem, trata-se de gerenciar a transição energética de combustíveis fósseis para renováveis. Não se trata de produzir mais energia ou ganhar mais dinheiro; é tudo sobre quem pode ser o primeiro a desligar suas usinas poluidoras sem mergulhar sua população na escuridão.

O problema da vida real é, claro, que a energia limpa não é barata e, portanto, o jogo modela o desafio de como investir em energia sustentável sem ficar atrás da necessidade cada vez maior de mais eletricidade. A cada rodada, você rolará os dados para determinar o quanto sua demanda aumentará e terá um superávit ou um déficit, dependendo de quanto puder produzir. Se você tiver excedente, ele poderá ser negociado com outros jogadores ou mercados externos para obter uma renda extra e, inversamente, você precisará comprar energia para atender a eventuais déficits, a fim de evitar penalidades. Isso estimula a interação dos jogadores, tornando o jogo melhor com talvez quatro jogadores.

Alguns jogadores vão olhar para o elemento de rolagem de dados e ficar desanimados com isso, mas na verdade a aleatoriedade aqui cria tensão e emoção. O jogo é ver se você pode mitigar a imprevisibilidade e lidar com as oscilações: assim como na vida real. A equipe por trás deste jogo se propôs a fazer as pessoas pensarem sobre a importância da energia limpa, mas também criar uma experiência de jogo estratégica, mas divertida e acessível, e acredito que eles foram bem-sucedidos em todos os aspectos.
Review by Matt Young
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.