Post original: https://www.boardseyeview.net/post/bellum-magica
Não há espaço para pessoas boazinhas! Em
Bellum Magica da Blue Orange, você é um senhor da guerra malvado com o objetivo de saquear o máximo de tesouro que puder usando seu crescente exército de goblins e dragões para atacar aldeões desafortunados e roubar de outros jogadores!
Projetado por Frédéric Guérard, com arte fofa de Sylvain Aublin,
Bellum Magica é, no fundo, um jogo de cartas. Os 2-5 jogadores começam cada um com um tabuleiro de castelo e duas cartas de goblin iniciais. O castelo e as cartas são todos divididos em seis linhas, correspondendo às seis faces de um dado convencional de seis faces. Os jogadores decidem se colocam cada uma de suas cartas de goblin à esquerda ou à direita de seu castelo: as cartas colocadas à esquerda rendem recursos; aqueles à direita aumentam a força de ataque do jogador. A cada rodada, um jogador rola um d6 e todos os jogadores ativam essa linha em seu castelo. Primeiro, todos eles coletam os recursos mostrados para essa linha, então, se tiverem ícones de espada suficientes na linha, eles atacam um dos locais de vila disponíveis ou, se também tiverem um ícone de roubo, podem atacar outro jogador.

No final de cada rodada, os jogadores gastam recursos recrutando mais goblins, ou os dragões mais poderosos, para adicionar à sua coleção de recursos ou força de ataque nas rodadas subsequentes. O jogador com o maior número de ícones de pergaminho na linha de recursos ativados ganha um baú de tesouro, e os ataques em locais de aldeias geralmente rendem um ou mais baús de tesouro. Então, obviamente, só vale a pena atacar outro jogador se ele tiver um baú de tesouro para roubar. Seja contra vilarejos ou outros jogadores, os ataques só são bem-sucedidos se suas espadas corresponderem ou excederem o valor de defesa do alvo. Como você pode esperar, os valores de defesa dos locais da vila aumentam à medida que o jogo avança, e os jogadores também adicionarão escudos para reforçar as defesas de seus castelos. Existem escudos mágicos também: impenetráveis para espadas comuns, mas suscetíveis a ataques com espadas mágicas...

O jogo termina quando um jogador finaliza uma fase de ataque com 10 ou mais baús de tesouro, embora isso não garanta necessariamente a vitória porque todos os baús têm valores de pontos ocultos: você pode espiar aqueles que você pega, mas não saberá quantos pontos valem os baús de outros jogadores. Tudo o que você pode saber com certeza é o alcance para cada tipo de baú: baús de madeira valem 1 ou 2 pontos; baús de metal 3 ou 4; e baús de ouro valem 5 ou 6 pontos.
Embora a jogabilidade seja simples, existem algumas escolhas reais a serem feitas - por exemplo, quando reforçar a coleta de recursos ou a força do ataque. Vários tokens dão aos jogadores a capacidade de exigir uma nova rolagem - para que você não fique necessariamente preso à ativação da linha que foi lançada. À medida que o jogo avança, o uso criterioso das fichas de "rolar novamente" pode ser fundamental para o sucesso em maximizar sua própria eficácia e potencialmente negar a um oponente o benefício de uma rolagem ideal.
Mas, em última análise,
Bellum Magica é um jogo divertido e não uma disputa tática. Você está adicionando baús praticamente a cada rodada: você ganha baús em um ataque na maioria das rodadas e, na maioria das rodadas, pelo menos um jogador pegará um baú da fase de recursos com seus pergaminhos, então a economia do baú do tesouro é inflacionária e é provável que a duração do jogo nunca ultrapasse os 20 minutos; talvez 30 minutos com um complemento total de cinco jogadores.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.