Caros Boardgamers
Infelizmente, pelo andar da carruagem, com esses preços, board game vai voltar a ser coisa de meia dúzia de pessoas excêntricas, com padrão de vida no nível "Tio Patinhas".
Como eu sempre digo, meu receio é que somente depois que a "indústria da pirataria" descobrir as possibilidades desse nicho, e inundar o mercado com cópias alternativas dos jogos, que mesmo com qualidade inferior, terão preço de banana, somente aí é que as empresas do setor começarão a discutir seriamente, e a tomar providências para baixar o preço dos jogos. Só que aí será tarde demais, e o estrago além de já ter sido feito se tornará irreversível.
Isso sem falar nas versões digitais dos jogos, que custam 10% do valor dos jogos, e nos sites de board game on-line. Obviamente a experiência não é a mesma que jogar presencialmente, mas para muitos será a única opção. Com isso, o board game real, jogado em uma mesa, com um grupo de amigos, talvez se torne coisa do passado, ou de um pequeno grupo de saudosistas.
Foi isso que aconteceu com a indústria fonográfica, primeiro com as cópias piratas dos CDs e depois com o advento do MP3 e das plataformas de streaming
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio