Fala Roberto! Excelentes dúvidas, vamos lá 
1) Monge da Terra. Na regra que acompanha o jogo, a ação do Foco precisa ser executada, caso contrário ela é ignorada e é perdido 1 ponto de vida. Na nova regra, esse efeito é o do Monge da Terra. Porém, não consta na regra disponibilizada neste tópico, versão 1.3.5.3, qualquer punição caso o efeito não possa ser executado. Eu entendo, por analogia com a regra do Foco, que deve haver a punição, pois, na versão 1.3.5.3 em inglês, está escrito “must perform”. Se for o caso da haver punição, não seria melhor constar na regra nova?
Sim, há punição normalmente. Tecnicamente isso já constava na regra nova lá na página da Spirit Phase, que diz "Whenever a dragon must perform an action that cannot be carried out completely, the entire action is ignored and the dragon takes damage equal to half of its water stones rounded up." Ainda assim, concordo que vale o lembrete e clarificação, então adicionei ao parágrafo das regras do Monge da Terra o texto "...must perform that space’s action, taking damage as usual if the action cannot be carried out completely." Muito obrigado!
Eu gostaria de saber se, quando o efeito Monge da Terra ocorrer em Vento ou Trovão é permitida uma jogada extra para o jogador da cor correspondente.
Sim, é permitida. Não apenas é permitida, mas é obrigatória, assim como em qualquer ativação de Vento ou Trovão. Na prática, a ordem de resolução é:
Fase de espírito normal
Fase de matéria em Vento/Trovão pelo efeito Monge da Terra
Fase de espírito extra pelo efeito de Vento/Trovão (apenas se a ação de Vento/Trovão de fato foi executada)
Fase de matéria normal (na última casa indicada na fase de espírito normal)
Caso não seja permitida uma jogada extra, resultará em punição se o jogador da vez colocar a última em Vento ou Trovão, formando o efeito Monge da Terra com as pedras de sua própria cor. Exemplo: a cabeça do dragão do jogador da vez está posicionada horizontalmente. Ele deposita a última pedra de sua própria cor em Trovão, formando, também, o efeito do Monge da Terra. Resolvendo o efeito, o dragão será posicionado verticalmente e, com isso, torna-se impossível a execução do movimento da vez desse jogador, perdendo pontos de vida.
Primeiramente, é permitida a jogada extra, mas o exemplo que você trouxe aqui abre dois pontos interessantes de esclarecimento.
O primeiro é que o efeito Monge da Terra não necessariamente ocorre no posicionamento da última pedra – pode ocorrer no posicionamento de qualquer pedra ao longo de uma fase de espírito.
O segundo é que, por mais que duas ações de Vento/Trovão seguidas muito provavelmente causaria uma ação impossível e dano, com portais é possível fazer isso. Supondo que um jogador ative Vento, faça a curva, e em sua fase de espírito extra pela ação de Vento faça Vento novamente. Se a curva que ele fez entrava em um portal e ele escolheu sair para cima ou para baixo, vai dar tudo certo.
Caso seja permitida uma jogada extra para o efeito Monge da Terra formado em Vento ou Trovão, existe uma situação em que o jogador da vez executa cinco vezes seguidas a Fase da Matéria. Suponhamos que o jogador da vez controla o dragão branco e existem duas pedras brancas em Lago, duas brancas em Trovão, uma pedra preta em Montanha e as demais pretas em Céu e a cabeça do dragão posicionada horizontalmente.
Ele posiciona as pedras de Lago em Fogo e Trovão, formando Monge da Terra em Trovão.
1º) Efeito Monge da Terra: o dragão passa a ser posicionado verticalmente;
2º) Jogada extra do efeito: pedra de Montanha para Água: dragão é posicionado horizontalmente;
3º) Jogada da vez: pedra de Fogo para Trovão: novo efeito Monge da Terra
4º) Nova jogada extra do novo efeito;
5º) Jogada extra da vez, por ter, inicialmente, deixado sua última pedra em Trovão
Primeiramente, sim, é possível que um jogador, em uma situação específica, jogue diversas vezes seguidas, e em nossos testes não vimos problemas com isso, pois costuma ser ágil, situacional, e não necessariamente sempre a melhor decisão, por conta das restrições que envolvem o processo todo.
Ainda assim, seu passo 3 está errado. A jogada da vez seria Trovão, já determinada pelo movimento da fase de espírito normal. Corrigindo e extrapolando, portanto, ficaria assim:
Ele posiciona as pedras de Lago em Fogo e Trovão, formando Monge da Terra em Trovão.
1º) Efeito Monge da Terra em Trovão [1]: o dragão passa a ser posicionado verticalmente;
2º) Jogada extra do Trovão [1]: pedra de Montanha para Água: dragão é posicionado horizontalmente;
3º) Jogada normal da vez em Trovão [2]: dragão passaria para a vertical, mas entra em um portal e fica, assim, para a horizontal;
4º) Jogada extra do Trovão [2]: pedra de Fogo para Trovão: novo efeito Monge da Terra em Trovão [3]: dragão agora vira para a vertical;
5º) Nova jogada extra do Trovão [3]: qualquer coisa que vire pra horizontal, que certamente não gerará mais Monge da Terra pro jogador da vez porque todas as da cor dele estão juntas já;
6º) Jogada determinada no movimento de pedras do passo 4, que foi para Trovão [4]: dragão vira pra vertical.
Não tem 7º porque o 6 foi uma fase de matéria extra (gerada por uma fase de espírito extra), que não gera fases extra.
O Tigre e a Fênix podem se mover em direções diferentes para movimento Água, por exemplo? Ou, se um deles virar para a direita, o outro obrigatoriamente também tem que virar à direita?
Eles podem se mover em direções diferentes, livremente. A única coisa que eles fazem igual é a ação, e se a ação permite opções, cada um pode tomar a opção que queira.
Pela regra entendi que qualquer das duas criaturas que não puder se mover sofrerá o dano que lhe cabe, fogo ou água. Se na Fase do Espírito não houver um espaço que possibilite qualquer movimento das criaturas, ambas sofrerão danos de fogo e água, respectivamente. Está certo esse entendimento?
Sim.
Caso o Tigre saia do jogo, e a Fênix continue, não sei se é possível, um ataque de fogo efetuado pela Fênix a elimina e o jogo termina. Então, se a Fênix efetuar um ataque de fogo com dano suficiente para tirar o último segmento do dragão, quem vence o jogo? Pois a Fênix é eliminada por perder as pedras de fogo e o dragão é eliminado por perder o último segmento.
Isso está nas clarificações ali ao final do manual dessa expansão. Péra. Não, não está. Não acredito que deixei isso passar, hahaha! Mas enfim, certamente a Fênix ganha, senão não faria sentido a partida continuar só com ela ali
Vou tratar de incluir isso ali no manual quando houver reimpressão!
Muito obrigado, e até mais 