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  3. Tao Long: O Caminho do Dragão
  4. Regras atualizadas para a reimpressão - Versão 1.3!

Regras atualizadas para a reimpressão - Versão 1.3!

Tao Long: O Caminho do Dragão
  • dandore
    23 mensagens MD
    avatar
    dandore25/08/22 17:31
    dandore » 25/08/22 17:31

    Pedro, aproveitando, ja saiu a versão para impressão da 1.3?

    1
  • Pedrolatro
    35 mensagens MD
    avatar
    Pedrolatro25/08/22 21:29
    Pedrolatro » 25/08/22 21:29

    Infelizmente ainda não. O pessoal da Thundergryph é enrolaaaado, e eu tô esperando eles revisarem a versão em inglês pra traduzir :sideways:

    0
  • Robertoj
    4 mensagens MD
    avatar
    Robertoj26/08/22 08:39
    Robertoj » 26/08/22 08:39

    Pedro,

    Muito obrigado pela pronta resposta à minha dúvida sobre pontos de dano.

    1
  • Robertoj
    4 mensagens MD
    avatar
    Robertoj30/10/22 15:59
    Robertoj » 30/10/22 15:59

    Pedro,

    Por favor, tenho algumas dúvidas e peço, se possível, seus esclarecimentos.


    Monge da Terra


    Na regra que acompanha o jogo, a ação do Foco precisa ser executada, caso contrário ela é ignorada e é perdido 1 ponto de vida.

    Na nova regra, esse efeito é o do Monge da Terra. Porém, não consta na regra disponibilizada neste tópico, versão 1.3.5.3, qualquer punição caso o efeito não possa ser executado.

    Eu entendo, por analogia com a regra do Foco, que deve haver a punição, pois, na versão 1.3.5.3 em inglês, está escrito “must perform”.


    Se for o caso da haver punição, não seria melhor constar na regra nova?



    Ainda sobre o efeito Monge da Terra


    Eu gostaria de saber se, quando o efeito Monge da Terra ocorrer em Vento ou Trovão é permitida uma jogada extra para o jogador da cor correspondente.

     Caso não seja permitida uma jogada extra, resultará em punição se o jogador da vez colocar a última em Vento ou Trovão, formando o efeito Monge da Terra com as pedras de sua própria cor.

    Exemplo: a cabeça do dragão do jogador da vez está posicionada horizontalmente. Ele deposita a última pedra de sua própria cor em Trovão, formando, também, o efeito do Monge da Terra.

    Resolvendo o efeito, o dragão será posicionado verticalmente e, com isso, torna-se impossível a execução do movimento da vez desse jogador, perdendo pontos de vida.

    Caso seja permitida uma jogada extra para o efeito Monge da Terra formado em Vento ou Trovão, existe uma situação em que o jogador da vez executa cinco vezes seguidas a Fase da Matéria:

    Suponhamos que o jogador da vez controla o dragão branco e existem duas pedras brancas em Lago, duas brancas em Trovão, uma pedra preta em Montanha e as demais pretas em Céu e a cabeça do dragão posicionada horizontalmente.

    Ele posiciona as pedras de Lago em Fogo e Trovão, formando Monge da Terra em Trovão.

    1º) Efeito Monge da Terra: o dragão passa a ser posicionado verticalmente;

    2º) Jogada extra do efeito: pedra de Montanha para Água: dragão é posicionado horizontalmente;

    3º) Jogada da vez: pedra de Fogo para Trovão: novo efeito Monge da Terra

    4º) Nova jogada extra do novo efeito;

    5º) Jogada extra da vez, por ter, inicialmente, deixado sua última pedra em Trovão

     

    O Tigre e a Fênix


    O Tigre e a Fênix podem se mover em direções diferentes para movimento Água, por exemplo? Ou, se um deles virar para a direita, o outro obrigatoriamente também tem que virar à direita?

    Pela regra entendi que qualquer das duas criaturas que não puder se mover sofrerá o dano que lhe cabe, fogo ou água. Se na Fase do Espírito não houver um espaço que possibilite qualquer movimento das criaturas, ambas sofrerão danos de fogo e água, respectivamente. Está certo esse entendimento?

    Caso o Tigre saia do jogo, e a Fênix continue, não sei se é possível, um ataque de fogo efetuado pela Fênix a elimina e o jogo termina. Então, se a Fênix efetuar um ataque de fogo com dano suficiente para tirar o último segmento do dragão, quem vence o jogo? Pois a Fênix é eliminada por perder as pedras de fogo e o dragão é eliminado por perder o último segmento.

     Obrigado por sua atenção.

    0
  • Pedrolatro
    35 mensagens MD
    avatar
    Pedrolatro30/10/22 19:25
    Pedrolatro » 30/10/22 19:25

    Fala Roberto! Excelentes dúvidas, vamos lá :D

    1) Monge da Terra. Na regra que acompanha o jogo, a ação do Foco precisa ser executada, caso contrário ela é ignorada e é perdido 1 ponto de vida. Na nova regra, esse efeito é o do Monge da Terra. Porém, não consta na regra disponibilizada neste tópico, versão 1.3.5.3, qualquer punição caso o efeito não possa ser executado. Eu entendo, por analogia com a regra do Foco, que deve haver a punição, pois, na versão 1.3.5.3 em inglês, está escrito “must perform”. Se for o caso da haver punição, não seria melhor constar na regra nova?


    Sim, há punição normalmente. Tecnicamente isso já constava na regra nova lá na página da Spirit Phase, que diz "Whenever a dragon must perform an action that cannot be carried out completely, the entire action is ignored and the dragon takes damage equal to half of its water stones rounded up." Ainda assim, concordo que vale o lembrete e clarificação, então adicionei ao parágrafo das regras do Monge da Terra o texto "...must perform that space’s action, taking damage as usual if the action cannot be carried out completely." Muito obrigado!

    Eu gostaria de saber se, quando o efeito Monge da Terra ocorrer em Vento ou Trovão é permitida uma jogada extra para o jogador da cor correspondente.


    Sim, é permitida. Não apenas é permitida, mas é obrigatória, assim como em qualquer ativação de Vento ou Trovão. Na prática, a ordem de resolução é:
    Fase de espírito normal
    Fase de matéria em Vento/Trovão pelo efeito Monge da Terra
    Fase de espírito extra pelo efeito de Vento/Trovão (apenas se a ação de Vento/Trovão de fato foi executada)
    Fase de matéria normal (na última casa indicada na fase de espírito normal)


    Caso não seja permitida uma jogada extra, resultará em punição se o jogador da vez colocar a última em Vento ou Trovão, formando o efeito Monge da Terra com as pedras de sua própria cor. Exemplo: a cabeça do dragão do jogador da vez está posicionada horizontalmente. Ele deposita a última pedra de sua própria cor em Trovão, formando, também, o efeito do Monge da Terra. Resolvendo o efeito, o dragão será posicionado verticalmente e, com isso, torna-se impossível a execução do movimento da vez desse jogador, perdendo pontos de vida.


    Primeiramente, é permitida a jogada extra, mas o exemplo que você trouxe aqui abre dois pontos interessantes de esclarecimento.
    O primeiro é que o efeito Monge da Terra não necessariamente ocorre no posicionamento da última pedra – pode ocorrer no posicionamento de qualquer pedra ao longo de uma fase de espírito.
    O segundo é que, por mais que duas ações de Vento/Trovão seguidas muito provavelmente causaria uma ação impossível e dano, com portais é possível fazer isso. Supondo que um jogador ative Vento, faça a curva, e em sua fase de espírito extra pela ação de Vento faça Vento novamente. Se a curva que ele fez entrava em um portal e ele escolheu sair para cima ou para baixo, vai dar tudo certo.

    Caso seja permitida uma jogada extra para o efeito Monge da Terra formado em Vento ou Trovão, existe uma situação em que o jogador da vez executa cinco vezes seguidas a Fase da Matéria. Suponhamos que o jogador da vez controla o dragão branco e existem duas pedras brancas em Lago, duas brancas em Trovão, uma pedra preta em Montanha e as demais pretas em Céu e a cabeça do dragão posicionada horizontalmente.

    Ele posiciona as pedras de Lago em Fogo e Trovão, formando Monge da Terra em Trovão.

    1º) Efeito Monge da Terra: o dragão passa a ser posicionado verticalmente;

    2º) Jogada extra do efeito: pedra de Montanha para Água: dragão é posicionado horizontalmente;

    3º) Jogada da vez: pedra de Fogo para Trovão: novo efeito Monge da Terra

    4º) Nova jogada extra do novo efeito;

    5º) Jogada extra da vez, por ter, inicialmente, deixado sua última pedra em Trovão


    Primeiramente, sim, é possível que um jogador, em uma situação específica, jogue diversas vezes seguidas, e em nossos testes não vimos problemas com isso, pois costuma ser ágil, situacional, e não necessariamente sempre a melhor decisão, por conta das restrições que envolvem o processo todo.
    Ainda assim, seu passo 3 está errado. A jogada da vez seria Trovão, já determinada pelo movimento da fase de espírito normal. Corrigindo e extrapolando, portanto, ficaria assim:

    Ele posiciona as pedras de Lago em Fogo e Trovão, formando Monge da Terra em Trovão.

    1º) Efeito Monge da Terra em Trovão [1]: o dragão passa a ser posicionado verticalmente;

    2º) Jogada extra do Trovão [1]: pedra de Montanha para Água: dragão é posicionado horizontalmente;

    3º) Jogada normal da vez em Trovão [2]: dragão passaria para a vertical, mas entra em um portal e fica, assim, para a horizontal;
    4º) Jogada extra do Trovão [2]: pedra de Fogo para Trovão: novo efeito Monge da Terra em Trovão [3]: dragão agora vira para a vertical;

    5º) Nova jogada extra do Trovão [3]: qualquer coisa que vire pra horizontal, que certamente não gerará mais Monge da Terra pro jogador da vez porque todas as da cor dele estão juntas já;

    6º) Jogada determinada no movimento de pedras do passo 4, que foi para Trovão [4]: dragão vira pra vertical.
    Não tem 7º porque o 6 foi uma fase de matéria extra (gerada por uma fase de espírito extra), que não gera fases extra.


    O Tigre e a Fênix podem se mover em direções diferentes para movimento Água, por exemplo? Ou, se um deles virar para a direita, o outro obrigatoriamente também tem que virar à direita?

    Eles podem se mover em direções diferentes, livremente. A única coisa que eles fazem igual é a ação, e se a ação permite opções, cada um pode tomar a opção que queira.


    Pela regra entendi que qualquer das duas criaturas que não puder se mover sofrerá o dano que lhe cabe, fogo ou água. Se na Fase do Espírito não houver um espaço que possibilite qualquer movimento das criaturas, ambas sofrerão danos de fogo e água, respectivamente. Está certo esse entendimento?


    Sim.

    Caso o Tigre saia do jogo, e a Fênix continue, não sei se é possível, um ataque de fogo efetuado pela Fênix a elimina e o jogo termina. Então, se a Fênix efetuar um ataque de fogo com dano suficiente para tirar o último segmento do dragão, quem vence o jogo? Pois a Fênix é eliminada por perder as pedras de fogo e o dragão é eliminado por perder o último segmento.

    Isso está nas clarificações ali ao final do manual dessa expansão. Péra. Não, não está. Não acredito que deixei isso passar, hahaha! Mas enfim, certamente a Fênix ganha, senão não faria sentido a partida continuar só com ela ali :) Vou tratar de incluir isso ali no manual quando houver reimpressão!



    Muito obrigado, e até mais :D

    0
  • Robertoj
    4 mensagens MD
    avatar
    Robertoj30/10/22 20:54
    Robertoj » 30/10/22 20:54

    Pedro,
    Agradeço pela clareza nas explicações e na rapidez em responder.
    Além disso, você está correto ao corrigir as sequências de jogadas que simulei. Eu havia me enganado.
    Muito obrigado.

    1
  • Fernando Carval
    4 mensagens MD
    avatar
    Fernando Carval16/11/22 00:18
    Fernando Carval » 16/11/22 00:18

    Pedrolatro::Opa! Aqui é o Pedro, um dos designers do Tao Long!

    Desde que o jogo foi publicado, eu sempre tinha algumas pulgas atrás da orelha com algumas das mecânicas, e com o tempo e a experiência com criação de jogos que eu fui acumulando, consegui chegar nessa revisão das regras, que resolve tudo o que me incomodou até então! Essas mudanças serão implementadas na segunda edição do jogo, que foi adiada por conta da pandemia mas deve rolar esse ano lá fora – aqui no Brasil ainda tem um pouco de estoque, então a princípio liberaremos as regras traduzidas online. Mas vai que? :)

    No momento, essas regras ainda estão sendo trabalhadas, mas vou te contar que estão bem firmes, então se algo mudar, provavelmente será pouca coisa! Inclusive, todo e qualquer comentário a respeito de como aprimorar o funcionamento ou a descrição delas é super bem vindo :D

    Caso queira ver o manual inteiro revisado (com layout provisório, e ainda em inglês), é só clicar aqui!

    E se quer experimentar o jogo mas não tem uma cópia, é só vir aqui no Tabletopia!

    De qualquer maneira, segue aqui as mudanças (e quem quiser saber os motivos de cada uma, posto em seguida nos comentários daqui!)

    JOGO BASE

    • Não terá mais o cenário A Pradaria (aquele vazio, sem sal). No lugar dele (pra fechar 8!), inserimos O Nó, um cenário muito louco que já se tornou um dos meus preferidos (sério, eu tava muito querendo um que usasse todas as peças e expandisse a utilidade dos portais, como esse aí dá conta de fazer)! Pra ver esse, é só pegar o manual no link acima e ir pro fim, é o The Knot.

    • Não é mais proibido escolher uma pilha de pedras que caia em uma ação impossível (parece que remover isso vai zoar tudo, mas acredite, fica praticamente igual, só que um pouco melhor por conta de ocasionais estratégias arriscadas, e bem mais elegante, removendo completamente alguns momentos ué-mas-e-agora que podiam acontecer nos modos avançados).

    • Ações impossíveis agora reduzem suas pedras de água pela metade, arredondado pra cima (ao invés de apenas 1 pedra de água).

    • Ao expelir (com Água ou Fogo) você agora soma o dano indicado no medidor de alcance para todos os espaços na área afetada (ao invés de apenas o maior). Só que a área afetada não é tudo que o medidor alcança, mas sim todo espaço que ele alcança que não tenha um obstáculo entre o espaço e a boca do dragão atacante. E considerando que toda peça (inclusive peças de dragão) contam como obstáculos, isso faz com que os danos continuem sendo, em geral, os mesmos (pois se tem alguma peça do dragão no espaço que indica 2 de dano, ela atua como obstáculo, protegendo todos os outros espaços indicados pelo medidor). Isso foi feito pra unificar as regras de obstáculo e expelir mesmo que em contextos com mais de um alvo (em 4 jogadores, variante tigre e fênix, cenários com pedras quebráveis, etc), ao mesmo tempo que abre algumas janelas interessantes de maior dano base quando o espaço de 2 de dano está vazio mas tem dois ou três de 1 de dano que são atingidos. Confia! Faz todo o sentido, e é mais fácil de explicar (por mais que aqui eu tenha me embananado hahaha)

    MODO MONGE DA TERRA (EX-MODO MONGE)

    • Não existe mais efeito de Equilíbrio.

    • O efeito de Foco agora não tem um nome específico, é só o efeito do modo Monge da Terra, e acontece tanto com 4 quanto 3 pedras da mesma cor no mesmo espaço.

    • Não tem mais nenhuma regra de prioridade de posicionamento de pedras. Agora é tudo na ordem em que está empilhado, de baixo pra cima. Elegância!

    MODO MONGE DO CÉU (EX-MODO MESTRE)

    • As regras dele podem ser jogadas sem o modo Monge da Terra agora!

    • É a moeda que determina o sentido em que as pedras devem ser posicionadas (ao invés de ser a cor predominante na pilha movida).

    • A cor predominante da pilha movida vira a moeda para horário, se branco, ou anti-horário, se preto (ao invés de determinar o sentido – tecnicamente, ela determina, mas só o do turno seguinte)! Se tiver a mesma quantidade de pedras de cada cor, a moeda fica como está.

    MODO MESTRE

    • O que é chamado de modo Mestre agora é o modo Monge do Céu junto com o Monge da Terra 

    VARIANTE SOLO

    • A variante solo agora é boa. Sério. Confia em mim, ficou muito bom e desafiador.

    • O jogador só pode escolher mover uma pilha que inclua pelo menos uma pedra da cor do dragão oponente.

    • Vento e Trovão agora tem um efeito especial (porque antes não tinham no solo, já que é sempre seu turno de qualquer jeito). Se foi o jogador que fez, no turno seguinte ele pode mover a pilha que quiser, independente da cor das pedras. Se foi o dragão oponente que fez, no turno seguinte ele executa a ação de todas as pedras movidas, independente da cor das pedras.

    • As prioridades de movimento do dragão oponente foram levemente ajustadas, para resolver algumas situações específicas. Esse eu vou ter que traduzir mais certinho aqui:

    Se houver mais de uma maneira com que as ações do dragão oponente possam ser realizadas, determine qual das maneiras acontecerá através das seguintes prioridades, em ordem:

    1) A maneira que deixa o dragão do jogador com menos vida ao fim desse turno (assumindo que você fará tudo o que puder para proteger e recuperar a vida dele).

    2) A maneira que deixa o dragão oponente com mais vida ao fim desse turno (assumindo que você fará tudo o que puder para causar dano a ele).

    3) A maneira que deixa o dragão oponente a menor quantidade de espaços distante de estar imediatamente de frente para alguma parte do dragão do jogador (como em uma mordida, por exemplo).

    4) A maneira que você preferir (não tenha receio de usar isso para seu próprio benefício, é assim mesmo).

    FIM

    É isso aí! Espero que curtam a movimentação por aqui, e se qualquer um de vocês quiser marcar uma partida um dia desses, é só chamar! 

    Ola, Pedro. Jogão, parabéns por ele e pelas melhoras postas em prática
    Comprei o jogo recentemente e me surgiram algumas dúvidas:
    1. No mapa O Nó temos vários portais um ao lado do outro no centro do tabuleiro. É permitido que se entre em um portal da borda e se saia dele no centro diretamente para dentro de um outro portal, saindo em outro local do tabuleiro?
    Ex. Eu entro no portal Verde pelo lado de fora das pedras (nenhuma foi quebrada ainda) e saio pela outra extremidade Verde, entrando direto pelo portal Azul que está ao lado e, assim,  saindo pela extremidade Azul que está fora das pedras. O caminho seria: entra em verde, sai de verde entrando em azul, sai em azul.

    2. Se um dragão ficar preso entre a parede e o corpo do outro dragão com a boca voltada para o corpo do dragão adversário, e, em sua vez ele escolher a ação do fogo, ele pode executar o ato de expelir o fogo (causando dano no outro dragão) mesmo sem poder executar o movimento? Estar impedido de se movimentar impede que a ação de expelir se realize?
    A mesma dúvida serve para a mordida: Não conseguir se movimentar impede que a mordida seja realizada?

    1
  • Pedrolatro
    35 mensagens MD
    avatar
    Pedrolatro16/11/22 08:15
    Pedrolatro » 16/11/22 08:15

    Fala Fernando! Que bom que está curtindo :D Segue aí as respostas:

    1. Sim, pode! É exatamente essa a ideia do cenário O Nó :D

    2. Não, não pode, nem o expelir e nem a mordida (exceto se for uma ação de Lago ou Montanha na direção em que o movimento é ficar parado – aí a ação toda ocorreu normalmente, então a mordida acontece)! De acordo com as regras, uma ação cujo movimento não é possível deve ser totalmente ignorada, assim como todos os efeitos e consequências envolvidas (ou seja, expelir, absorver, morder e jogar de volta).

    1
  • roninb1
    178 mensagens MD
    avatar
    roninb106/02/23 22:18
    roninb1 » 06/02/23 22:18

    Oi Pedro, já saiu a versão nova do manual? Se sim, vocês podem mandar impresso por correio (eu pagando custo+frete, claro)?

    0
  • Pedrolatro
    35 mensagens MD
    avatar
    Pedrolatro06/02/23 22:59
    Pedrolatro » 06/02/23 22:59

    Guri, não ainda hahaha, a editora lá de fora é beeem devagar. Mas tá no caminho, um dia sai :) E quando sair, vou liberar o PDF online, aí você mesmo pode imprimir!

    1
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Tao Long: O Caminho do Dragão - Regras atualizadas para a reimpressão - Versão 1.3!
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